English EN Portuguese PT

Adquirir um novo servidor ou migrar para a nuvem?

Quando a empresa está em expansão ou quer melhorar atividades internas, é comum investir na compra de novos servidores para armazenar e processar maior quantidade de dados, ajudando a entender os resultados de novas estratégias, assegurar informações do negócio e possibilitar a amplitude de seus serviços.

Porém, com a tecnologia evoluindo e a busca por otimização e redução de custos, uma das alternativas à compra de servidores é a adesão ao Cloud computing (computação em nuvem), uma nova forma de direcionamento dos dados para redes que não exigem equipamento fixo na empresa.

Com isso, a migração para a nuvem passou a ser uma boa opção tanto em empresas pequenas quanto em grandes players. Para ajudar a entender os motivos, separamos alguns pontos que mostram porque migrar para a nuvem pode ser a solução em seu negócio e como isso atinge a empresa. Continue lendo e confira!

Operação e acesso

A Cloud computing é uma rede composta de servidores externos que podem estar espalhados pelo mundo. No caso da Optidata, contamos com Data Centers em Curitiba, São Paulo e Miami.

Esses servidores oferecem armazenamento e processamento de sistemas e dados sem exigir contato presencial entre o equipamento principal e os produtos que direcionam as informações, como os próprios computadores. Para isso, é usada a internet como forma de conexão, alterando os tipos de contato diretos e indiretos, como:

Interface mais simples

A interface na operação de monitoramento torna-se parecida com a navegação na web, ajudando na aprendizagem instintiva. Além disso, a atualização resulta em melhor performance do sistema, tornando as atividades mais rápidas e fáceis.

Acesso colaborativo

O acesso direcionado aos profissionais também torna-se mais prático e otimizado. Com a nuvem, é possível que documentos, pastas, imagens e uma série de informações sejam acessadas por meio de senhas únicas e autorizações em plataformas que funcionam em Cloud. O exemplo mais popular é o Google Drive.

Com isso, é possível:

  • Desenvolver trabalho remoto;
  • Facilitar acesso às informações quando necessário;
  • Possibilitar trabalhos colaborativos mesmo com a equipe separada.

Escalabilidade

A escalabilidade é um dos motivos principais de porque migrar para a nuvem. Afinal, assim como ao comprar novos servidores há maior espaço para os dados, com a Cloud computing é possível ganhar amplitude de acordo com as necessidades da empresa.

Porém, a diferença é que o serviço em nuvem se adapta de acordo com o negócio, sem exigir novos investimentos com o crescimento e/ou alteração das atividades, tornando-se um meio “elástico”, ou seja, oferecendo escalabilidade e eliminando as dores de cabeça envolvidas com os altos custos das compras de novos servidores.

Precificação

Ao adquirir um servidor, além do preço com a compra há os serviços de instalação, para encaminhamento dos dados, os profissionais que direcionam tempo de trabalho para análise e cuidados constantes com servidores e a possibilidade de contratações externas para manutenção preventiva e corretiva, gerando uma série de gastos que podem ser pontuais ou contínuos.

Com a Cloud, o serviço não exige aquisição de peças físicas, então há redução de custos logo no início. Para manter o processo, geralmente empresas especializadas como a Optidata oferecem planos s de acordo com as necessidades do cliente, garantindo não só o armazenamento e processamento de dados como a segurança das informações a partir da criptografia.

Assim, além da redução de custos, há diferenciais como:

  • Ausência de gastos na aquisição de novos produtos;
  • Não há necessidade de alteração da infraestrutura em T.I. ou física da empresa;
  • Serviço mais prático e seguro com o mínimo de custo;
  • Direcionamento de profissionais que seriam responsáveis pelos servidores para outras atividades estratégicas na empresa.

A partir dos motivos que justificam porque migrar para a nuvem, as empresas que trabalham com a Cloud oferecem um serviço prévio de análise e sugestão de planos atrativos para o cliente, garantindo proveito total da Cloud computing.

Agora que você sabe as vantagens da navegação em nuvem, que tal conversar com um dos especialistas da Optidata e marcar um diagnóstico da sua empresa? Não perca mais tempo e entre em contato conosco!

Somos especialistas em soluções cloud premium!

Converse conosco e não fique pra traz!

Onde estamos localizados

localização optidata

Chapecó (SC) - Brasil

Av. Getúlio Dorneles Vargas,
4135N - Bairro Líder
+55 49 3199-4242

Florianópolis (SC) - Brasil

SC - 401, Km 04, s/n
Saco Grande
+55 49 3199-4242

São Paulo (SP) - Brasil

Alameda Grajau - 219
Alphaville Centro Barueri

Datacenter Curitiba Brasil

Rua Iapó 1408 - Prado Velho
Curitiba (PR)

Datacenter São Paulo Brasil

Av. Marcos penteado de
Ulhôa Rodrigues, 249

Inscreva-se
na nossa
CloudNews

Fique por dentro das principais
tendências e soluções Cloud