Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
12 significados de termos tecnológicos que usamos diariamente

12 significados de termos tecnológicos que usamos diariamente

Você já ouviu falar em hashtag, conhece o Google e tantas outras palavras assim, mas realmente sabe os significados de termos tecnológicos que usamos diariamente? Aposto que você tem muitas dúvidas sobre o assunto, não é mesmo?

É por isso que neste post, você vai aprender a origem de alguns desses termos. Ficou curioso no tema do nosso artigo? Então, confira a partir de agora a lista com 12 significados dos termos tecnológicos mais usados!

1. Bluetooth

Você sabia que o nome bluetooth surgiu no século 10? O rei escandinavo Harald Gormsson ficou conhecido por unir toda a Escandinávia por seu dente. Isso mesmo! De acordo com alguns relatos, o dente era tão podre que chegava a ser azul. Isso tornou o rei conhecido e fez com que o povo gostasse dele.

Assim, o monarca recebeu o nome de “blue tooth”, que significa “dente azul”. Mais tarde, o desenvolvedor da Intel, Jim Kardach, escolheu a expressão para nomear a tecnologia sem fio da empresa.

2. Spam

Spam é outro termo muito usado. Você pode até não saber, mas durante anos, esse era o nome de uma marca de carne enlatada. A marca era encontrada facilmente, mas não era muito apreciada pela maioria das pessoas.

Essa história chamou tanta atenção, que um grupo de humor chamado Monty Phyton resolveu fazer uma esquete em que a palavra era repetida várias vezes por clientes, garçonetes e até mesmo um grupo de Vikings. Como a maioria dos fãs do grupo eram os primeiros usuários de serviços como MUD, AOL e Prodigy, eles usavam a palavra “spam” em chats.

O termo era designado à pessoas que criavam macros, para repetir a mesma coisa várias vezes, entupindo as salas de bate-papo. Entretanto, foi apenas nos anos 90 que os usuários adotaram o termo para designar e-mail indesejado.

3.Troll

Se você tem o costume de dizer que alguém foi “trollado” é preciso conhecer um pouco mais sobre o termo troll. As pessoas que têm ou já tiveram contato com o folclore escandinavo do século 17 ou outros tipos de ficção, podem achar que troll é uma criatura fictícia, considerada anti-social, de raciocínio lento ou briguenta.

Na realidade, a origem da palavra é antiga e deriva do verbo inglês “trolling”, que quer dizer uma técnica de pesca que consiste em arrastar lentamente um anzol de um barco em movimento.

4. Google

O tão conhecido “Google” vai muito além de aplicativos, produtos ou conglomerado de serviços. Sua origem vem de um termo matemático “googol”, que representa o número um seguido de 100 zeros. Quando Sergey Brin e Larry Page criaram a empresa Google, a ideia era uma metáfora na qual o buscador fosse capaz de armazenar uma quantidade infinita de informações.

5. Hack

A palavra “hack” surgiu muito antes de aparecerem os hackers. No ano 1200, esse termo tecnológico significava um corte brusco ou truque inteligente. Em 1975, a palavra “hacker” apareceu no The Jargon File, uma espécie de glossário para programadores.

Talvez você não saiba, mas o termo possuía oito definições, sendo que a última designava um intrometido malicioso que tentava descobrir informações confidenciais.

6. Hashtag

Saiba que hashtag não é para designar o símbolo # (jogo da velha). Em inglês, o símbolo jogo da velha é conhecido como “hash sign” e a palavra “hashtag” significa o símbolo precedido de um termo.

Outra curiosidade é que antigamente o símbolo # era conhecido no Reino Unido como sinal de libra e nos Estados Unidos como sinônimo de número. No segundo caso, era comum ouvir frases como “Mãe, você é a #1” ou “Me passa seu #?”.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

7. Emoji

A palavra “emoji” vem dos caracteres japoneses çµµ (e = imagem) æ–‡ (mo = escrita) å­— (ji = personagem). O japonês Shigetaka Kurita foi quem criou a palavra,em 1999 e símbolos como “:)”.

Leia também:  Cultura de inovação: sua empresa precisa ter!

Além disso, Kurita criou pelo menos 250 emojis dos quais conhecemos hoje. No entanto, como sua antiga empresa Docomo não obteve copyright para sua invenção, a Apple “roubou” a ideia e incluiu em seus produtos.

8. Mouse

Foi em 1950 que o usuário Douglas Engelbart criou um dispositivo que ajudaria no uso dos computadores. Nessa época, essas “máquinas” eram do tamanho de um quarto e só podiam ser acessadas por uma pessoa por vez.

Como o termo CAT, que em uma tradução literal significa “gato” e foi designado para o curso de uma tela, Engelbert resolveu dar um companheiro para ele e chamou o acessório de mouse, que em inglês significa rato.

9. Cookies

O termo cookies significa um conjunto de informações armazenadas pelo navegador. Esses dados podem ser senhas e nomes de usuários. No entanto, quando os programadores resolveram achar um nome para designar esses dados, eles tiveram a ideia de compará-los com biscoitos da sorte chinês. Isso porque enquanto o biscoito salva fortunas dentro de seus conselhos, o programa também salva informações muito valiosas.

10. Bug

Bug em inglês significa inseto. E parece que realmente foi um inseto que criou esse termo na tecnologia. É que desde 1947 existe uma teoria que afirma que Grace Hooper, considerada a pioneira da programação, teve seu trabalho, no computador, suspenso por uma mariposa que ficou presa em um dos componentes do equipamento conhecido como relay. O computador teve de ser reiniciado e aí surgiu o termo “debugging”.

É importante lembrar que há pessoas que acreditam que essa palavra surgiu com Thomas Edison e que em seus cadernos chegou usar o termo “bug” para descrever um sistema que não funcionava direito.

11. Inbox

O termo Inbox é muito utilizado em serviço de mensagens e e-mails. Normalmente, a expressão é traduzida para o português sob a forma de “Caixa de Entrada”, o local onde estão suas novas mensagens ou aqueles e-mails que não foram destinados para outra pasta. Além disso, o termo ficou bem conhecido no Facebook para denominar as mensagens privadas na rede social.

12. Login

A expressão é utilizada para identificar um usuário em sites ou serviços que necessitam de autenticação. Normalmente, ele é composto por um nome de usuário e uma senha, que são cadastrados pelo usuário ao fazer seu registro em uma determinada página.

Por exemplo, é necessário um login para acessar o Facebook, Twitter ou serviço de armazenamento na nuvem, e-mail, banco ou qualquer outro tipo de função que guarde dados pessoais do usuário.

Agora que você aprendeu esses 12 significados de termos tecnológicos que usamos em nosso dia a dia, você saberá do que se trata quando alguém conversar sobre algum termo com você, não é verdade?

Quer ler mais curiosidades sobre o mundo da tecnologia? Assine a nossa newsletter e confira as nossas novidades!

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *