Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
3 coisas que você precisa saber sobre sites

3 coisas que você precisa saber sobre sites

Contar com um bom website é essencial para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado. A plataforma, que já foi privilégio de poucos, hoje pode ser facilmente construída na internet, graças a facilidade de acesso às informações e tecnologias.

Mas, muito antes de se preocupar com o design ou com as informações que devem constar na página, há um outro item que precisa ser considerado: o domínio.

De forma simplificada, domínio é o endereço que você digita no seu navegador para abrir um site, como por exemplo: www.optidatacloud.com. Contar com um bom domínio significa criar uma identidade exclusiva e relevante da sua marca na internet.

Lembre-se de que é através dele que seus consumidores ou interessados em seu negócio encontrarão sua empresa na grande rede. Para te ajudar a entender melhor o assunto, selecionamos 4 informações importantes que você precisa saber sobre domínio de sites.

3

Extensões

A recomendação geral é que o domínio seja sempre: www.nomedasuaempresa.com.br. Mas, a realidade nem sempre é essa. Com a infinidade de empresas e páginas na internet, o nome pode estar sendo utilizado por outra organização. Aí, é preciso buscar alternativas.

Uma delas é a extensão do domínio, ou seja, o complemento depois do nome escolhido como “.com” e “.com.br”. Mas há ainda uma longa lista com outras extensões como “.net” e “.emp”, usadas por empresas, “.edu”, geralmente utilizada por universidades; e “.gov.br”, usada por instituições do governo federal.

Você pode encontrar as categorias de domínios no site do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR – NIC.BR.

Registro

Não basta apenas criar, é preciso registrar o domínio. Além de garantir mais confiabilidade à página da sua empresa na web, seja ela um blog, e-commerce ou site, essa também é uma forma de assegurar exclusividade no uso do endereço pela sua marca.

É preciso lembrar ainda que um domínio registrado também facilita a memorização do endereço aos usuários. Quando o domínio é gratuito, o nome do provedor aparece no meio, como por exemplo: nomedasuaempresa.wordpress.com, causando certa confusão e, consequentemente, dificultando o acesso.

O mesmo vale para os endereços de e-mail da sua empresa. Criar um e-mail personalizado, como [email protected] passa muito mais credibilidade do que se o nome incluísse também um domínio gratuito.

Hospedagem

Depois de escolher o domínio e registrá-lo é preciso encontrar um local de hospedagem seguro e bem estruturado para garantir que o endereço fique sempre disponível na internet. Somente um serviço de qualidade vai evitar transtornos futuros para sua empresa.

Para se certificar de estar fazendo a escolha certa, você pode observar alguns itens na hora da contratação do plano: a empresa possuiu estrutura própria para hospedagem? Quais os sistemas de segurança e escalabilidade oferecidos? Há suporte disponível?

Leia também:  O que você precisa saber antes de contratar um hosting dedicado

Isso ajuda a garantir o crescimento da sua empresa, já que com uma estrutura de qualidade a sua disposição você pode concentrar esforços em ações estratégicas para o seu negócio.

Todas essas informações são apenas o início da caminhada para que sua empresa estabeleça uma presença confiável e bem estruturada na internet. Há ainda muito outros itens que precisam ser considerados e que você vai encontrar a partir de hoje aqui em nosso blog.

Então, continue nos acompanhando e fique bem informado!

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *