Compartilhar Inscreva-se

5 vantagens de sistemas e aplicações na nuvem

5 vantagens de sistemas e aplicações na nuvem

Sistemas locais, atividades em servidores empresariais e infraestruturas de T.I. totalmente físicas deixaram de ser vantajosas nos dias de hoje, considerando o alto número de riscos, o investimento necessário para manter o segmento ativo e as inovações atuais cada vez mais vantajosas.

Dentre essas inovações, sistemas e aplicações na nuvem são cada vez mais aderidos em empresas que prezam por otimizações nas atividades e maiores benefícios para todo o negócio.

Para mostrar um pouco mais sobre os diferenciais dos sistemas e aplicações na nuvem, separamos 5 vantagens diretas para o seu negócio. Confira!

1. Ótima escalabilidade

Os sistemas e aplicações na nuvem partem do uso de redes online para atividades que seriam direcionadas ao servidor interno da empresa, como armazenamento de dados e informações do negócio.

Com o crescimento da instituição, dos serviços e tipos de demanda, é comum que haja necessidade de ampliar a infraestrutura em T.I. para acompanhar a progressão, principalmente no quesito armazenamento de dados.

Para isso, a migração de tais informações para cloud elimina a necessidade de otimizar, aumentar e modificar os servidores internos, afinal, a nuvem oferece ótima escalabilidade independentemente se o crescimento foi muito rápido ou se há épocas do ano que exigem maior carga de processamento para o armazenamento em nuvem.

2. Mobilidade

Nos dias atuais o trabalho remoto, conexão 24 horas por dia e contato por mídias digitais é comum, exigindo que o profissional esteja acessível em ambientes corporativos e externos à empresa.

A nuvem permite que os mesmos dados que foram armazenados por um computador de mesa sejam acessados por um smartphone. Para isso, basta possuir conexão com a internet e acessar por meio de uma conta pessoal ou por permissões concedidas.

Assim, o acesso de dados facilita o trabalho remoto, o imediatismo na hora de tomar decisões e a possibilidade de consultar arquivos mesmo longe da mesa de trabalho, aumentando a produtividade.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

3. Acesso colaborativo

A mobilidade é complementada pelos acessos colaborativos a dados em nuvem. Serviços como o Google Drive for Work permitem que vários usuários tenham acesso e possam alterar e consultar um mesmo documento, com histórico de alterações presente no próprio documento.

Com isso, é mais prático realizar trabalhos coletivos sem a impressão de uma “colcha de retalhos”, assim como compartilhar arquivos pertinentes entre a equipe e, ainda, aumentar a comunicação por meio de bate-papos e comentários que podem ser utilizados no mesmo caminho.

antagens de sistemas e aplicações na nuvem

4. Melhor custo-benefício

Assim como falado anteriormente, os sistemas e aplicações na nuvem eliminam a necessidade de implementar servidores internos, reduzindo custos.

Leia também:  Cloud computing é sinônimo de eficiência no meio corporativo

Porém, há tipos diferentes de serviços que utilizam a computação em nuvem, alguns específicos para uma necessidade física da empresa como a infraestrutura digital e, outros, direcionados para uma atividade pontual na nuvem, como comunicação unificada.

Dentre as possibilidades, as principais são:

  • Infraestrutura como Serviço – IaaS;
  • Plataforma como Serviço – PaaS;
  • Software como Serviço – SaaS;
  • Comunicação como Serviço – CaaS.

Cada serviço é específico para um tipo de atividade principal, com diferenciais que podem ser verificados pelas empresas especializadas em oferecimentos da migração de sistemas e aplicações para a nuvem.

5. Maior segurança

Pensar em um serviço que usa a internet como base de funcionamento pode assustar por um instante, porém, tanto o armazenamento em nuvem quanto os sistemas e serviços são protegidos de erros físicos e ameaças virtuais.

Pense, por exemplo, que uma pane elétrica não afetará o salvamento dos seus arquivos, ou que o comprometimento do disco rígido em sua empresa não apagará as informações armazenadas, afinal, a nuvem independe do equipamento utilizado para acesso.

Além disso, os dados são protegidos a partir de criptografias que detectam os acessos, quais as contas possuem permissão e quais estão possivelmente infectadas, avisando o usuário e tomando as medidas necessárias para excluir as ameaças.

Os sistemas e aplicações na nuvem chegaram para revolucionar a forma de lidar com informações e atividades dentro de uma empresa, ajudando tanto o profissional em suas tarefas quanto as organizações em um melhor custo-benefício e otimização de processos.

Gostou das vantagens dos serviços em nuvem? Entre em contato conosco e solicite uma análise especializada para descobrir como você pode otimizar o investimento da sua empresa em tecnologia!

Compartilhe
OptiData

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza a Optidata a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de cookies.