Compartilhar Inscreva-se

Dados: o novo petróleo

Dados: o novo petróleo

Provavelmente, você já ouviu falar que os dados são o novo petróleo, as empresas que souberem captar, analisar e gerar estratégias com base nestes dados colherão bons frutos em suas corporações. O objetivo deste artigo é nos aprofundarmos no assunto de dados, especificamente na metodologia Data Driven, entendendo a sua importância dentro das empresas.

Muito bem,  dando início ao assunto, é preciso ficar claro primeiramente que, com os dados é possível criar estratégias qualificadas para melhorar processos internos, criar novas tecnologias e efetivar o fechamento de negócios com mais qualificação em sua jornada. 

Pode-se dizer também, que os dados permitem que empresas sejam escaláveis, cresçam de forma sólida e com mais agilidade, afinal, suas decisões sempre partem de uma análise crítica dos dados captados. 

Por isso,  é de suma importância ter profissionais que entendam de dados, saibam ler, filtrar, interpretar e criar novas estratégias com base em dados.  É válido ressaltar que, este profissional precisa estar atento aos assuntos que regulamentam a proteção de dados, para que a empresa haja de acordo com a lei. 

Atualmente, temos várias tecnologias no mercado, que utilizam dados para gerar uma experiência significativa aos usuários, bem como outras tecnologias que envolvem inovação. São exemplos disso:  a inteligência artificial (IA), o processamento de linguagem natural (PLN), a tecnologia sensorial e a internet das coisas (IoT), estes assuntos estão revolucionando o mercado, e é possível  afirmar que já são os protagonistas da Era Digital.

Partindo do conhecimento dessas tecnologias, existe um termo que vem sendo bastante utilizado em várias áreas, sendo denominado:  Data Driven. O seu significado literal é “orientado por dados”, e o seu objetivo é justamente esse, orientar decisões a partir de dados e não mais por “achismos”.

Segundo o Portal Neoway, “Data Driven se refere a processos organizacionais orientados a dados, ou seja, quando a empresa baseia a tomada de decisão e o planejamento estratégico na coleta e na análise de informações – e não em intuições ou simples experiências.” (PORTAL NEOWAY)

Data Driven, pode ser considerado uma metodologia para novos insights, as empresas partem do principio de entender as demandas do mercado, oportunidades, tendências, podendo criar momentos propícios para o negócio se destacar em seu respectivo segmento. 

“As ferramentas utilizadas em empresas Data Driven, coletam dados de diversas fontes, tanto internas quanto externas. Elas cruzam informações de modo a oferecer um panorama mais claro do mercado – clientes, produtos, concorrentes, fornecedores e conjuntura – e da própria organização para que os gestores possam agir.” (PORTAL NEOWAY)

O Portal Neilpatel, destaca que:  “Data Driven é muito mais que uma buzzword: é o futuro dos negócios orientado a dados. Para aplicar esse conceito na sua empresa, você precisa ser capaz de extrair e analisar informações de várias fontes, transformando esse material em conhecimento e riqueza.” (NEILPATEL) 

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

Captar informações e transformar em conhecimento é a chave do processo, “no mundo dos negócios, significa colocar os dados no centro da tomada de decisão e do planejamento estratégico, buscando fontes confiáveis ao invés de gerir a empresa por intuição.” (NEILPATEL) 

Aqui na Optidata utilizamos dados para tomada de decisões há algum tempo já, tanto para processos internos, quanto mercadológicos, e sinceramente? Faz toda a diferença, pois é possível ter uma visão do todo, além da transparência do que está acontecendo na empresa, ou seja, os colaboradores tem total acesso aos números, dados coletados e a estratégias elaboradas perante isso. 

Se ainda tem dúvida sobre a utilização do Data Driven, o Portal Neoway, destacou 4 motivos para investir em uma solução Data Driven:

1 – Decisões mais confiáveis

Leia também:  Mais economia, mais segurança e mais desempenho: conheça a nuvem da Optidata Cloud!

2 – Maior capacidade de predição

3 – Mais autonomia para os colaboradores

4 – Mais facilidade para determinar o ROI

No último ano geramos 40 trilhões de gigabytes no mundo (Instituto Gartner e Plataforma de Gestão de Dados Domo). Isso significa uma geração de dados jamais imaginado há 10 anos atrás. E a cada dia que passa, a tendência é de gerarmos ainda mais dados.

Para isso, as empresas precisam estar preparadas para utilizar os dados ao seu favor, do colaborador e principalmente na geração de experiências positivas do seu futuro ou então já cliente. 

E aí na sua empresa, como estão lidando com os dados?

Conte conosco para armazenar os dados da sua empresa com segurança.

Compartilhe
Optidata

Optidata

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza a Optidata a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de cookies.