Compartilhar Inscreva-se

A Cloud computing e os profissionais de T.I.: entenda a relação

A Cloud computing e os profissionais de T.I.: entenda a relação

A Cloud computing (computação em nuvem) afetou a área de Tecnologia da Informação com uma proposta que mescla suporte, escaneabilidade, otimização, agilidade e segurança. Atualmente, estima-se que a computação em nuvem cresceu cerca de 74% nos últimos dois anos, sendo que, de acordo com pesquisa pelo GlobalData, até 2020 94% das empresas brasileiras terão aderido o serviço.

Com essa expansão, a Cloud gera tanto vantagens quanto dúvidas e polêmicas sobre seu uso. Afinal, da mesma forma que ela oferece benefícios para a empresa, muitas pessoas questionam como serão os empregos em T.I., se haverá impactos negativos ou oportunidades futuras.

Se você quer saber um pouco mais sobre o tema, entenda a proposta de maneira simples e esteja preparado!

As profissões estão mudando

“Os empregos serão extintos? A T.I. será composta por máquinas? O índice de desemprego aumentará? Ou a Cloud pode favorecer os funcionários?”

O fato é que as tecnologias estão cada vez mais em expansão, afetando os setores de T.I. e o mundo corporativo em geral. Há exemplos rotineiros que mostram a agilidade do crescimento tecnológico em nossas vidas, basta pensar nas centrais de self checkout em supermercados ou automatização de pedidos por aplicativos.

É natural pensar que a tecnologia afeta os postos de trabalho, muitas funções poderão ou já podem ser mescladas ou substituídas por equipamentos eletrônicos, como teleatendimento, cobradores, centrais de pagamento etc. Com isso, atividades antes realizadas por muitos funcionários são designadas para uma quantidade menor de pessoas e suporte eletrônico, um fluxo natural se considerarmos todas as transformações e avanços que impactam os grandes setores mundiais.

Porém, diferentemente do que muitos acreditam, os empregos não serão eliminados, a otimização fará com que algumas funções sejam reduzidas, mas também que cargos sejam adaptados. A Cloud altera atividades que ainda são desenvolvidas por funcionários, porém, continua sendo um sistema e, assim como todos, precisa de profissionais que trabalhem em conjunto.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

A Cloud computing e os empregos no setor de TI

A cloud computing e os profissionais de TI

A aderência da computação em nuvem e crescimento no mercado gera direcionamento para as profissões. Ao mesmo tempo em que alguns cargos diminuirão, a necessidade de mão de obra especializada terá grande aumento, sendo recomendado que muitos profissionais de T.I. preparem-se desde agora para seguir o caminho natural do mercado de trabalho.

Dentre essas profissões, alguns exemplos serão muito procurados no setor e exigem domínio da nuvem, como:

Integração: profissionais que sabem como mover as informações da empresa para o serviço em Cloud, facilitando a transição de dados e mantendo equilíbrio. Assim, devem conhecer tanto a infraestrutura física padrão quanto em nuvem;

Leia também:  Mais economia, mais segurança e mais desempenho: conheça a nuvem da Optidata Cloud!

Arquitetura em Cloud: funcionários que criem soluções direcionadas a infraestrutura dentro da nuvem, indiferente a sua modalidade, porém com direcionamento principal para apps;

Big Data: com o crescimento de dados e o aproveitamento baixo para empresas, há muito investimento em profissionais que conseguem trabalhar com o Big Data e, assim, analisar, captar, tratar e distribuir informações que podem ser relevantes para as estratégias da empresa.

Esses e outros setores caminham em conjunto com a expansão da nuvem, gerando funções que não seriam possíveis sem a tecnologia. Para acompanhar as mudanças, o profissional pode focar nas otimizações, qualificando-se para atuar concomitante às inovações do mercado.

 

Compartilhe
OptiData

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza a Optidata a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de cookies.