Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
Assistente Virtual Inteligente: Saiba para que serve e como funciona

Assistente Virtual Inteligente: Saiba para que serve e como funciona

Estamos passando por uma grande transformação digital, transformação essa que não para de crescer e de ser aprimorada. Hoje podemos contar com computação na nuvem, big data, entre outras tecnologias que ajudam a empresa a se desenvolver maior rapidez e com menos problemas. Entre essas inovações tecnológicas está o assistente virtual inteligente.

Você sabe do que isso se trata? Se você já fez uma busca usando o comando de voz por meio do Ok Google, então você já usou um assistente virtual inteligente e nem sabia disso. Coisas que antes só eram vistos em filmes futuristas, se tornaram uma realidade para qualquer pessoa que tenha um smartphone em mãos.

Essa tecnologia é uma grande tendência no mercado, afinal de contas, gigantes como a Microsoft, Amazon, Apple e outras já fazem uso dela. Esse é um excelente motivo para saber tudo sobre o assunto. Então, vamos lá!

O que é um assistente virtual inteligente?

Como dissemos, se você já vez uma busca por meio do comando de voz, então não só já sabe como também já fez uso dessa tecnologia e sabe como ela funciona. Se ainda não, comece a testar agora mesmo. Você vai encontrar um ícone em forma de microfone no seu campo de pesquisa do smartphone.

O fato é que a pesquisa por voz é apenas uma das utilidades que o assistente virtual inteligente pode oferecer. Por causa do aprendizado de máquina, também conhecido como machine learning, é possível modificar o algoritmo para fazer com que a resposta da máquina seja cada vez mais precisa, oferecendo a melhor resposta para o usuário de acordo com o momento e a necessidade.

Por causa desse potencial, o assistente virtual inteligente está, a cada dia, fazendo parte de grande empresas para executar as mais diversas funções: acender ou apagar a luz, ligar ou desligar o ar condicionado, abrir ou fechar as portas. Hoje em dia, esse tipo de assistente é capaz, até mesmo, de controlar o uso dos eletrodomésticos, ligando e desligando-os de acordo com a necessidade.

Por exemplo, você pode programar o seu assistente para que ele ligue as luzes da frente da casa e o ar condicionado do quarto poucos minutos antes de você chegar do trabalho. Ou, caso deseje implantar essa tecnologia na sua empresa, pode fazer com que as portas de determinados locais não sejam abertas, de forma alguma, após a sua saída do escritório.

Isso é possível por conta da união de diversos conhecimentos. O assistente virtual foi unido à internet das coisas e também à inteligência artificial. Dessa forma, diversos equipamentos podem ser programados para oferecer o que você precisa no momento certo e no lugar certo.

Quais são as principais vantagens dessa ferramenta?

Pode ser que pensando assim você veja o assistente virtual inteligente mais como um luxo do que algo necessário para a sua empresa. Porém, listamos abaixo uma série de vantagens que esse assistente pode oferecer ao seu negócio. Veja:

Personalização do atendimento

O atendimento de uma empresa é um dos ativos mais importantes e um dos poucos que não pode ser copiado pela concorrência. O atendente se modifica de acordo com as preferências de cada usuário. Dessa forma, o seu cliente poderá contar com o melhor atendimento não importa a hora do dia.

Isso acontece porque a ferramenta consegue captar diversos dados dos usuários e assim, consegue construir um banco de informações sobre eles. Por isso, com o passar do tempo, o assistente vai se moldando de acordo com as preferências e a rotina do usuário.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

Ainda que existam vários eletrônicos conectados à central de atendimento, esses dados podem ser centralizados e assim, ocorre uma personalização do atendimento.

Redução dos custos

Leia também:  Machine Learning: como esse conceito pode dar um novo rumo para o seu negócio

Quando as pessoas pensam em assistente virtual inteligente, já pensam que terão que pagar verdadeiras fortunas para as empresas, mas não pensam na grande redução de custos que esse tipo de ferramenta pode oferecer.

Pense bem, cada vez mais os clientes estão tendo maior poder de escolha e estão cada vez mais exigentes com os produtos e serviços que contratam. Para oferecer um atendimento a altura, é necessário investir em uma seleta equipe de atendimento (remunerações um pouco maiores que a média), treinamentos constantes, horas extras, equipamentos e tantos outros recursos que passam a ser necessários.

Com o assistente virtual inteligente você pode reduzir a sua equipe de atendimento consideravelmente já que o assistente terá plenas condições de resolver vários problemas, de maneira mais rápida e mais assertiva.  Isso quer dizer que a sua empresa gastará menos com custos operacionais e esse dinheiro poderá ser investido em outras áreas da empresa como criação de novos produtos.

Praticidade

Vivemos em uma era na qual o tempo é literalmente dinheiro. As pessoas trabalham 24 horas por dia e 7 dias por semana. Antes, o trabalho ficava na empresa na volta para casa, hoje, por meio do smartphone, temos um grupo da empresa e você pode ser encontrado em qualquer lugar e a qualquer hora. Resumindo as pessoas estão com o tempo cada vez mais escasso e praticidade é tudo.

Então, as pessoas podem fazer buscas por meio de comandos de voz, ligar e desligar diversos aparelhos sem precisar estar presente no local para isso, podem fazer uma compra de forma programada e tudo de acordo com a necessidade. Em um certo momento, o produto pode chegar à casa do consumidor sem que ele tenha pedido e tudo é feito com base em informações de compras e dúvidas registradas anteriormente.

Grandes empresas já contam com assistente virtual inteligente próprios. Podemos citar vários exemplos aqui: Alexa usada pela Amazon em seus alto-falantes que consegue agendar reuniões, fechar e abrir persianas, entre outras funções; a Siri, da Apple oferece respostas inusitadas para perguntas mais subjetivas; Cortana, o assistente da Microsoft e assim por diante.

O fato é que a tendência é que, cada vez mais, as empresas passem a entender melhor os seus consumidores para oferecer o que eles precisam no momento certo. Quanto mais personalizados forem os softwares e as ferramentas das empresas melhor será esse resultado.

De fato, as equipes de TI precisam trabalhar muito para acompanharem o progresso da tecnologia e, o melhor que você a fazer, é deixar esse assunto para especialistas da área por meio da terceirização de serviços.

Quer ficar por dentro de todas as novidades que surgem no mundo dos negócios? Então, assine a nossa newsletter!

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *