Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
Atendimento ao cliente: os 3 princípios que devem guiar esse processo

Atendimento ao cliente: os 3 princípios que devem guiar esse processo

Toda empresa lida com clientes, não importa se o seu negócio é B2B, B2C ou qualquer outra sigla: os consumidores do seu produto ou serviço são essenciais para a existência do ofício, não é mesmo?

Dentre as muitas responsabilidades de uma empresa, o atendimento é uma das principais, afinal, é onde se inicia o caminho de consumo e também onde termina o ciclo, entretanto, muitos pecam nesse quesito, o que é bastante ruim! Lembre-se de que o sucesso de um negócio no futuro, está diretamente ligado ao modo como são tratados os clientes no presente.

Por isso, visando lhe ajudar a melhorar este setor, separamos algumas dicas que, com certeza, vão fazer a diferença na chegada do cliente até você e também no pós-venda ou solução de problemas. Confira!

1 – Servir e ajudar, sempre deverá ser um prazer

Atendimento é isso: atender as pessoas e solucionar seus problemas.

Todos que trabalham no setor responsável por essa parte na empresa devem sentir prazer em ajudar e servir, bem como, solucionar problemas deverá ser a motivação principal da equipe, sem exceção. Caso algum funcionário não esteja apto ou não tenha vocação para isso, deverá ser realocado em outro setor.

Transformar é a regra: no atendimento, os clientes chegam com problemas e retornam satisfeitos com respostas e soluções.

2 – Entender o cliente é fundamental

A partir do momento em que o atendimento está disposto a servir e solucionar, a segunda etapa é buscar entender o que acontece com o cliente.

Poucas coisas na vida são mais frustrantes do que receber uma resposta automática sem a devida atenção que você espera, não é mesmo? E o pior, essa resposta automática não se encaixa no problema apresentado! Aí sim, sua imagem começa a descer ladeira abaixo.

Desde o primeiro contato, é muito importante que o responsável pelo atendimento entenda todas as motivações do cliente e busque saber cada vez mais para lhe dar o melhor encaminhamento possível.

3 – empatia e simpatia são regras

Este é um daqueles tópicos que falam algo óbvio, porém, que está cada vez mais escasso. Por isso, vamos ser didáticos!

Empatia: colocar-se no lugar do outro para melhor atendê-lo, conhecê-lo ou servi-lo.
Simpatia: ser afetado pelo que a outra pessoa está sentindo.

Simples, não? Essas palavras devem guiar qualquer conversa pessoal, ainda mais, se forem entre cliente e atendimento. O envolvimento com quem consome seu produto ou serviço é essencial para o sucesso da sua empresa!

Antipatia é a porta do fracasso!

Por fim, lembre-se de que um bom atendimento resulta em efeitos imediatos e muito benéficos para o seu negócio. A melhor propaganda é feita pelos clientes satisfeitos que levam seu nome para todos os cantos.

Leia também:  Ser criativo ou não ser? Eis a questão!

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *