Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
Blockchain e cloud computing

Blockchain e cloud computing

Blockchain é a estrutura de dados que representa uma entrada de contabilidade financeira ou um registro de uma transação com criptomoedas. E como uma estrutura de apoio, ele mantém um registro permanente e inviolável dos dados dessas transações. Hoje, existe uma aproximação constante entre blockchain e cloud computing. Entenda por que!

Conforme essas implantações de blockchain aumentam, a tecnologia em nuvem se torna mais indicada para ser responsável por grande parte delas. Nesse sentido, percebe-se um papel importante desse tipo de infraestrutura e do apoio das equipes de TI para que isso ocorra no meio corporativo.

A maioria das pessoas que já ouviu falar nesse conceito o relaciona com a moeda Bitcoin e, consequentemente, às criptomoedas de maneira geral.

Sabendo-se que ela é criada no meio digital, assim como todas as suas transações seguem a mesma lógica, nada mais natural que a cloud computing cruze com elas. Afinal, a computação em nuvem se tornou uma tendência atual e uma referência de infraestrutura na transformação digital.

Por isso, dedicamos esse post para falar sobre a relação entre esses dois conceitos, em como ela funciona e vem transformando o mercado financeiro. Acompanhe!

O advento do blockchain no mercado financeiro

A carteira digital de cada usuário armazena todas as transações realizadas com as criptomoedas, com os endereços dos quais ele envia e recebe.

O Blockchain mantém um registro desses dados, funcionando como um banco de dados descentralizado gerenciado pelos próprios computadores da rede ponto a ponto (P2P).

Muitos setores estão explorando esse tipo de aplicativo, uma vez que é visto como uma maneira segura e econômica de criar um banco de dados e gerenciá-lo, mantendo registro de todas as transações digitais realizadas.

Uma das principais características que atraem os setores para o Blockchain é a segurança que ela traz, pois trata-se de um sistema praticamente impossível de corromper, pois os dados das transações são replicados de forma contínua entre milhares (ou milhões) de computadores.

Do ponto de vista das operações financeiras, isso significa que o blockchain não necessita de nenhuma autoridade central para validar ou não as transações. Funciona então como um registro automático, seguro e confiável.

Essa autonomia de computadores na verificação de transações elimina a necessidade de intermediadores e torna os processos de verificação, definição e registro muito mais velozes. Com o blockchain não é necessário utilizar câmaras de compensação ou qualquer outro agente.

Além de tudo isso, o blockchain afasta a possibilidades de fraudes e invasões mal intencionadas que possam causar problemas e prejuízo financeiro.

Blockchain e cloud computing: como se integram?

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

Como se sabe as criptomoedas não têm representação física, sendo toda a estrutura por trás de sua criação e utilização digital, com transações online ou com fornecedores de produtos que trabalhem com um sistema do tipo.

Leia também:  Transformação digital: o que é e o que ela pode fazer pela sua empresa!

Sendo a computação em nuvem o que há de mais moderno atualmente em termos de infraestrutura de TI, ela será a grande impulsionadora do crescimento do blockchain para outros setores além do financeiro.

A migração de sistemas para a nuvem já é uma realidade do mercado, afetando a maioria das empresas.

Isso ocorre de forma simultânea, as empresas buscam soluções com base no blockchain e optam por recursos em nuvem, devido a funções como o compartilhamento de dados online. Além disso, podemos destacar como benefícios de implementar blockchain na infraestrutura em nuvem, a escalabilidade o acesso sob demanda.

Somando a isso a necessidade de garantir segurança, a cloud computing é bem mais vantajosa em relação aos outros tipos de estruturas para dados. Trata-se de uma tecnologia segura e com soluções inovadoras para os setores interessados em investir nas criptomoedas.

O impacto dessa integração no mercado

O mercado financeiro foi o primeiro a perceber o valor do Blockchain, porém, esse investimento está se expandindo em outros setores.

A diminuição da interferência de bancos nos processos de emissão e negociação das criptomoedas é um dos objetivos envolvidos com a implantação do blockchain. A tecnologia traz a capacidade de resolver problemas internos, como transações entre sistemas privados.

O impacto desse recurso pode ser visto em diferentes níveis de complexidade de parcerias. Com a diminuição significativa de riscos nas transações, passa a viabilizar também pagamentos internacionais.

Mas tudo isso depende de alguns fatores, uma vez que o nível de complexidade das operações vai depender sempre da disponibilidade de recursos que acompanhem essa complexidade e seja ao mesmo tempo acessível. como:

 

  • escalabilidade;
  • custos;
  • privacidade;
  • simplicidade;
  • interoperabilidade, etc.

 

E é aí que entra o papel da cloud computing integrada ao blockchain, uma vez que esse tipo de infraestrutura traz essas características para as transações, viabilizando os objetivos do mercado nesse novo cenário.

Grandes nomes como o Google buscam o pioneirismo na utilização de blockchain. Após estar à frente de muitas startups que desenvolvem essa tecnologia, a gigante da internet (segunda investidora mais ativa em projetos de Blockchain) resolveu criar o seu próprio blockchain na nuvem.

Blockchain e cloud computing é uma união que promete transformar os modelos de negócios, dando mais liberdade às operadoras, com menor custo e muito mais velocidade nas transações. Além disso, garante a segurança sem a necessidade de grandes investimentos, sendo então uma combinação econômica.

Gostou do artigo? Inscreva-se em nossa newsletter para receber outros assuntos interessantes em seu e-mail!

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *