Compartilhar Inscreva-se

O que é e como funciona um Cloud Server no Brasil

O que é e como funciona um Cloud Server no Brasil

O Cloud Server está diretamente ligado a Cloud Computing e é um serviço cada vez mais aderido no Brasil, principalmente em empresas que buscam qualificar seus trabalhos e, ao mesmo tempo, acompanhar as inovações e benefícios de novas tecnologias.

Assim, a Cloud Server no Brasil vem sendo trabalhado com foco no oferecimento de diferenciais para instituições que, ao invés de apostar em servidores próprios, decidiram investir na nuvem, ganhando um pedacinho de espaço nesse universo de informações e dados.

Para entender um pouco mais sobre a Cloud Server no Brasil, conhecer os benefícios de servidores em território nacional e as vantagens em potencial, confira alguns pontos que separamos para você!

O que é o Cloud Server?

Diferentemente de servidores comuns que demandam infraestrutura, espaço e necessidade de gerenciamento pela empresa aderente, a Cloud é um serviço que utiliza sistemas online para as atividades de um servidor, tornando-se ótima opção para:

  • Maior espaço no armazenamento de dados;
  • Segurança para as informações e navegação;
  • Escalabilidade para momentos de expansão da empresa e, assim, aumento de informações guardadas;
  • Compartilhamento de documentos em trabalhos conjuntos;
  • Uso de aparelhos como smartphones e notebooks para trabalho remoto.

Esses são apenas alguns pontos mais atrativos em relação ao uso de um cloud server no lugar do servidor fixo na empresa, porém, cada especificidade varia de acordo com o plano aderido e necessidade do negócio, com adaptações adequadas aos projetos em si.

Diferenças do Cloud Server no Brasil e da nuvem no exterior

Mesmo com opções nacionais e internacionais, Cloud Servers locais estão conquistando espaço em múltiplas empresas, oferecendo tantas vantagens quanto opções estrangeiras e, ainda, muitas vezes apresentando pontos de destaque de forma comparativa, como:

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

Gerenciamento e suporte

Com nuvens no exterior, mesmo que o gerenciamento ainda parta da empresa responsável e, assim, elimine pendências e necessidades de atenção constante da empresa contratante, as atividades de contato e suporte ao cliente são difíceis.

Isso, considerando o tempo de resposta, fuso horário, se há ou não sedes de suporte para o serviço no Brasil e quais os diferenciais são inclusos no processo. Esses pontos destacam as vantagens do Cloud Server no Brasil, que abrange maior facilidade para conseguir soluções e agilidade no processo.

Além disso, o gerenciamento das necessidades do cliente é mais próximo do contratante, com contato direto caso haja novas demandas, auxílio em tarefas rotineiras e foco nos momentos de suporte para os serviços em nuvem.

Burocracias e política de segurança

Outro ponto é a burocracia direcionada para o Cloud Server no Brasil e a diferença com a documentação no exterior. De forma comparativa, é possível prever que o serviço nacional abrange processos de aderência, uso, planos e serviços de acordo com a necessidade do brasileiro, considerando o tipo de empresa e a documentação que abrange a escolha de serviços para o negócio.

Outro ponto são as políticas de segurança que podem variar de país para país. Há limites entre contratante e contratado que, em lugares diferentes, podem mudar, com definições diferentes para as partes envolvidas.

Essa questão não deve alterar a segurança do Cloud Computing, principalmente considerando sua criptografia e programas de apoio para segurança do sistema, porém, podem causar estranhamento entre as partes, principalmente se não há familiaridade com os processos e limites de ambos.

Todos esses pontos são possibilidades que reafirmam as vantagens de investir em um Cloud Server no Brasil, a tecnologia é extremamente ampla e pode ser adaptada de acordo com a empresa contratante, oferecendo vantagens competitivas e para os processos gerais do negócio.

Leia também:  Estudo de caso: migração massiva de dados através do Optidata Cloud Storage Appliance
Compartilhe
OptiData

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza a Optidata a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de cookies.