Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
Como a Cloud Computing auxilia no crescimento de empresas

Como a Cloud Computing auxilia no crescimento de empresas

Empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar com a cloud computing, principalmente porque é uma tecnologia acessível e adaptada facilmente para diferentes realidades.

Mais do que isso, a computação em nuvem é de fato uma tendência atual capaz de transformar para melhor os processos de trabalho.

Quando se armazenam dados na nuvem, uma série de benefícios são revertidos para a empresa. Todos esses benefícios facilitam o crescimento do negócio e trazem resultados surpreendentes.

As gigantes da tecnologia como Amazon, IBM, Microsoft e Google foram as primeiras a explorar essa fronteira que especialistas reconhecem ser a nova cara do digital.

A nuvem já entrou em nossas vidas, nos computadores domésticos e empresariais, justamente porque representa uma solução para muitas de nossas necessidades. No caso de empresas, isso é ainda mais potencializado.

Veja a seguir porque a cloud computing é considerada então um pilar essencial para o crescimento dos negócios na era digital!

Quais as aplicações da computação em nuvem?

Empresas de todos os tamanhos podem se beneficiar da nuvem de diferentes formas. As principais delas podem ser divididas em 4 tipos distintos de aplicações que a cloud computing oferece.

  1. Serviço de armazenamento na nuvem: armazena e faz o backup de arquivos; Envolve acesso, compartilhamento e sincronização com outros dispositivos;
  2. Cloud Backup: usado em caso de falhas, ataques ou perdas de arquivos;
  3. Plataforma de Serviço: usa a web para fornecer algum tipo de serviço para o consumidor;
  4. Hospedagem: disponibiliza a infraestrutura para armazenar dados do seu cliente, protegendo, replicando e garantindo a segurança dessas aplicações.

Assim, uma empresa pode apenas utilizar a nuvem como sistema principal de armazenamento de arquivos, compartilhamento e execução de tarefas ou ainda prestar um tipo de serviço hospedado na nuvem.

Que tipo de problemas as empresas eliminam com a cloud computing?

A automação de empresas já elimina por si só uma série de problemas, mas a nuvem tem uma capacidade marcante de centralizar informações em um único canal, bem como de compartilhá-las em tempo real. Isso traz um nível de eficiência e rapidez para o trabalho que resolve grande parte dos problemas relacionados à produtividade.

Essas mudanças não ocorrem apenas na dimensão quantitativa, aumentando a produtividade, mas também na excelência das ações, aliando agilidade e qualidade.

Empresas que adotam a computação em nuvem não precisam mais se preocupar com:

  • falhas no sistema;
  • perda de dados;
  • descentralização de informações;
  • alto custo com suporte e manutenção em TI;
  • falta de integração entre equipes na execução de tarefas;
  • atualizações e upgrades que deixam o sistema fora do ar;
  • falta de infraestrutura de TI (Data Center);
  • limite de expansão; etc.

Esses são alguns dos desafios que as empresas deixam de ter quando migram para a nuvem.

Como isso impacta no crescimento das empresas?

Os primeiros serviços de computação em nuvem têm apenas uma década, mas muitas organizações já adotaram essa tecnologia. Os motivos são justamente as inúmeras vantagens que ela traz.

Leia também:  5 vantagens de sistemas e aplicações na nuvem

Algumas coisas que você pode fazer com a nuvem são:

  • Criar aplicativos e prestar serviços online;
  • Armazenar, fazer backup e recuperar seus dados;
  • Hospedar sites da Web e blogs para diferentes fins;
  • Transmitir áudio e vídeo;
  • Fornecer software sob demanda;
  • Analisar dados para detectar padrões e fazer previsões para o seu negócio.

Um estudo conduzido pela Forrester Consulting para avaliar o benefício econômico que uma empresa teria ao adotar uma Plataforma como Serviço (PaaS) relata que, em média, o retorno sobre investimento é de 466%. Revela ainda que esse tipo de serviço gera uma economia de 80% na área de TI, reduzindo gastos que iriam justamente para o gerenciamento de aplicativos na plataforma.

Segundo uma pesquisa da Deloitte, pequenas e médias empresas que usam serviços em nuvem são 21% mais rentáveis e crescem 26% mais rápido do que empresas que não as utilizam.

Além de econômica, a nuvem é prática, pois uma empresa que hoje tem um ou mais softwares que exigem uma série de equipamentos podem migrar para a nuvem e ter todas as aplicações que o software daria, com ainda mais flexibilidade pelo poder de expansão.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

Quais são os principais benefícios da computação em nuvem para empresas?

No dia a dia das organizações, o retorno sobre a nuvem se traduz de muitas maneiras, modificando toda a maneira das empresas pensarem em recursos de TI. Até o menos antenado com tecnologias consegue se adaptar à simplicidade que a nuvem oferece ao uso da internet.

Veja então os principais benefícios da cloud computing para os negócios!

Menor custo

As empresas contam com a eliminação de gastos com compra de hardware, software, instalação e execução de datacenters locais. Junto com isso, diminui também a necessidade de mão de obra de TI para gerenciar sua infraestrutura.

Rapidez

Grandes quantidades de recursos de computação podem ser fornecidos em poucos minutos com apenas alguns cliques. Isso traz às empresas muita agilidade e alivia a pressão do planejamento de capacidade.

Confiabilidade

A computação em nuvem facilita o backup de dados, assim como a recuperação a e continuidade dos negócios, uma vez que os dados podem ser espelhados em diversos sites redundantes na rede do provedor de nuvem. A garantia de segurança é uma premissa básica para as empresas que resolvem migrar para a nuvem.

A Cloud Computing está entrando na rotina das empresas como solução para desafios que sempre existiram. Trata-se de uma evolução significativa do digital que trouxe a simplicidade que faltava aos sistemas, buscando o máximo de eficiência sem perder a flexibilidade.

Para conferir esse impacto na história de empresas reais que optaram pela Cloud Computing, conheça nossos cases de sucesso!

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *