Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
Como controlar os custos da Cloud Computing?

Como controlar os custos da Cloud Computing?

Para quem está tendo mais contato com o mundo digital mas não é assim um expert no assunto pode ser difícil em alguns momentos visualizar soluções como a nuvem. Principalmente quando falamos nos custos da cloud computing.

A notícia boa é que hoje há muita informação de qualidade sendo produzida e o conhecimento em novas tecnologias aplicadas para empresas está cada vez mais avançado.

Com isso, já é possível ter uma boa noção de uma solução antes mesmo de implementá-la.
No caso da cloud computing, as preocupações geralmente giram em torno de segurança e dos custos, já que a implementação depende de conhecimento e planejamento na hora de migrar.

Sobre a segurança, já criamos aqui um conteúdo para tirar dúvidas sobre a computação em nuvem, no qual abordamos esse tema e destacamos as qualidades dessa tecnologia em relação às utilizadas antes do seu surgimento.

Agora, em relação aos custos da nuvem, vamos falar aqui neste post, detalhando um pouco mais esse aspecto tão importante que requer um tempo de análise diante de qualquer tipo de investimento. Acompanhe o conteúdo e veja o impacto financeiro da nuvem para os negócios!

Por que as empresas contratam um serviço de cloud computing?

A cloud computing é a solução mais avançada em termos de armazenamento e compartilhamento de dados e informações. Além de mais eficiência, as empresas buscam com essa mudança, um fator essencial, que é justamente o tema desse post: economizar.

Ter os dados armazenados na nuvem sai mais barato do que em espaços físicos e sistemas pesados espalhados em Data Centers. Isso é uma característica não só da nuvem, mas de toda nova tecnologia que visa a se tornar uma alternativa melhor no cenário digital.

Outra vantagem completamente relacionada à receita da empresa é o próprio crescimento dos resultados, que é potencializado de forma significativa por esse tipo de infraestrutura de TI. Alguns dos motivos desse crescimento são:

  • aumento de produtividade das equipes;
  • redução de despesas com a área de TI (instalação, suporte, manutenção e segurança);
  • ganho de agilidade na rotina, devido à possibilidade de compartilhar dados em tempo real;
  • melhora na experiência com fornecedores e clientes.

No entanto, assim como acontece com qualquer tipo de investimento, é necessário conhecer bem as despesas relacionadas a essa nova tecnologia. O que gera a necessidade de implementar uma gestão de custos da infraestrutura utilizada na nuvem.

Assim, a empresa evita um excesso de consumo dos recursos em nuvem e garante o controle dessa despesa.

Como fazer uma gestão de custos da nuvem?

Por falar em despesa, precisamos demonstrar de que forma esse gerenciamento de custos ocorre na prática das empresas. Afinal, desperdiçar dinheiro é algo que nenhum negócio deve fazer.

Sendo assim, vamos falar de diferentes medidas que devem ser tomadas para evitar qualquer desperdício na utilização da nuvem e ainda garantir um ótimo funcionamento de suas funções. Veja cada passo a seguir!

#1 – Entenda o que é gerenciamento de custo

Antes de mais nada, é preciso entender que não se trata de fazer cortes ou adquirir o menor plano possível de dados e capacidade de expansão, até por que isso vai de encontro com o princípio da eficiência que a cloud computing traz.

Leia também:  Trocar de prestadora de serviços cloud

Reduzir custos não é o mesmo que diminuir a infraestrutura de TI comprometendo as funções que a empresa depende. O gerenciamento de custos visa à otimização e consiste no controle dos excessos.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

#2 – Faça uma auditoria do uso

Entendendo que a gestão é acima de tudo o controle e não representa necessariamente ter que fazer cortes, é preciso implementar uma auditoria do uso, a fim de identificar melhorias possíveis para o uso equilibrado da cloud.

Para fazer esse controle, a empresa deve ter um inventário de toda a infraestrutura de computação, assim como ferramentas de análise integradas à nuvem a fim de identificar recursos mal utilizados e até utilizados em excesso de forma inadequada.

#3 – Utilize ferramentas de análise

Há ferramentas para auxiliar a gestão de custos da cloud computing, as quais analisam áreas estratégicas de forma integrada.

Além dos custos em si, elas analisam também o quanto os recursos estão sendo otimizados, seu desempenho, tolerância a falhas e o grau de segurança da nuvem.

#4 – Verifique pontos que podem aumentar a infraestrutura de nuvem

Essas mesmas ferramentas têm o poder de analisar aspectos específicos que influenciam diretamente o custo da nuvem. São eles:

1- Subutilização de volumes de armazenamento;
2- Subutilização da CPU;
3- Inutilização de endereços de IP; e
4- Balanceadores de carga ociosos.

Esses 4 aspectos acima merecem uma atenção especial devido ao seu potencial em aumentarem os gastos com a infraestrutura em nuvem.

Que benefícios a gestão de custos da cloud computing traz para os negócios?

Uma vez controlados os gastos com a nuvem, é possível trabalhar com um orçamento controlado, bem como fazer previsões seguras sobre o futuro. Mas é preciso destacar que o excesso de gastos pode vir antes mesmo da utilização.

Quando uma empresa resolve ter uma infraestrutura de TI na nuvem, ela precisa ter domínio sobre esse tipo de arquitetura. Caso contrário, o próprio design dessa infraestrutura pode se tornar futuramente uma fonte de gastos.

Erros na escolha do design podem gerar prejuízos, sendo então dois caminhos possíveis:

1- atingir limites de uso e ter que pagar mais pela expansão;
2- gastar demais com uma infraestrutura que não está sendo completamente utilizada.

Para garantir que isso não ocorra, é importante ter conhecimento para projetar essa infraestrutura.

Controlar os custos da Cloud Computing é uma questão de prevenção, uma vez que a maioria dos aspectos (se não todos) que geram excesso de despesas podem ser evitados. Por isso é tão importante confiar o armazenamento de dados da sua empresa em quem de fato entende do assunto.

Confira em nossos cases como fazemos para garantir um custo controlado dos nossos serviços de infraestrutura em cloud computing nas empresas com as quais trabalhamos!

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *