Compartilhar Inscreva-se

O que é e como funciona a nuvem híbrida?

O que é e como funciona a nuvem híbrida?

Você já deve ter ouvido falar que a nuvem híbrida é o futuro da tecnologia da informação, certo? Ela é uma solução de cloud computing (computação na nuvem) que promete mais versatilidade e flexibilidade para todas as empresas.

A nuvem híbrida é uma solução que combina a nuvem pública e privada, com uma infraestrutura misturada. Assim, é uma ótima alternativa para as organizações que querem se beneficiar do preço da nuvem pública e, ao mesmo tempo, ter a segurança e flexibilidade de um hardware dedicado. 

Vamos aprender mais sobre esse assunto e conferir se é a melhor alternativa para a sua empresa? Continue a leitura e saiba mais!

Entenda como funciona a nuvem híbrida

Como vimos anteriormente, a nuvem híbrida é um ambiente que associa a computação em nuvens públicas e privadas. Assim, ela permite que os dados sejam compartilhados entre elas, além disso, cada plataforma tem as suas funções específicas.

Na prática, ela permite que a empresa mantenha os dados e informações sigilosas em uma plataforma de computação privada, enquanto outros aplicativos que são menos sensíveis podem ir para uma nuvem pública — para isso, ambas as nuvens precisam ser compatíveis e se comunicarem.

Veja quais são os benefícios de investir na nuvem híbrida:

Existem diversos benefícios de investir em uma nuvem híbrida. Vamos conferir quais são os principais? Continue a leitura!

Promove mais segurança de dados para a sua empresa

A arquitetura da nuvem híbrida permite que as informações com a categoria “confidencial” da sua empresa sejam armazenadas e transferidas somente dentro dos devidos protocolos de confidencialidade. Portanto, você não precisa se preocupar com o vazamento de dados ou transtornos como a perda de informações valiosas. A nuvem privada tem recursos como o acesso criptografado, garantindo que ela seja acessada exclusivamente pelos usuários que são permitidos. Além disso, você não precisa se preocupar com o salvamento das informações, afinal, são realizados backups que garantem a proteção dos dados.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

Traz mais otimização para o dia a dia da sua empresa

A nuvem híbrida tem uma performance muito otimizada, facilitando no gerenciamento dos recursos da computação. A empresa paga apenas pelos recursos utilizados, garantindo mais flexibilidade para o seu projeto.

Além disso, conforme você for precisando de mais cargas de trabalho, a nuvem híbrida se molda de acordo com o perfil e o tipo de uso. Por exemplo, se você trabalhar em um projeto com baixa demanda de aplicações (aqueles que não precisam de compartilhamento de dados), é utilizado o menor custo da nuvem pública.

Proporciona mais economia

Se você quer ter um bom controle orçamentário, saiba que pode investir na nuvem híbrida. Ela promove uma melhoria nos processos sem ter um grande aumento do custo operacional.

Ao utilizar rotinas de automação e também de compartilhamento de recursos, a nuvem híbrida otimiza os custos com TI. Dessa forma, a sua organização se mantém ativa e competitiva no mercado. Assim, proporciona um crescimento para a sua empresa.

E aí? Você gostou de aprender mais sobre o que é e como funciona a nuvem híbrida? Então, aproveite para acompanhar o nosso trabalho nas redes sociais!

Estamos presentes no Facebook e LinkedIn!

Leia também:  Estudo de caso: migração massiva de dados através do Optidata Cloud Storage Appliance
Compartilhe
OptiData

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.