Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
Como o Analytics pode otimizar as práticas de TI?

Como o Analytics pode otimizar as práticas de TI?

Atualmente, as empresas têm aprendido a lidar da melhor maneira possível com os diversos dados que possuem. Essas informações são de compras de clientes, valores médios de compras, datas em que isso mais acontece e, é claro, os dados decorrentes das métricas das redes sociais e de outros meios digitais. O analytics nas práticas de TI é cada dia mais necessário para que as corporações possam alcançar os objetivos traçados.

Justamente por conta da grande importância que esses dados já possuem e, esse nível de importância tende a crescer. A TI tem que lidar não apenas com o trabalho próprio da equipe em si, mas também com questões financeiras e de planejamento da empresa.

Por tudo isso, fizemos este conteúdo para mostrar a você como o analytics nas práticas de TI torna-se cada vez mais vital para as empresas e como o analytics consegue potencializar o trabalho da sua equipe e, é claro, melhorar os resultados da sua empresa.

Como o analytics interfere nos resultados da empresa?

As empresas precisam ter objetivos e metas. Por exemplo, o objetivo é aumentar as vendas e a meta é aumentar as vendas em 5% em 1 ano. A questão é que, para que seja possível cumprir isso, dados e informações são necessários e eles precisam ser relacionados e é aqui que o analytics entra.

Vamos entender um pouco melhor como o analytics consegue melhorar o desempenho da empresa na prática.

Identificando os problemas de forma mais rápida

Quanto mais rápido a empresa conseguir identificar um problema, melhor. Afinal de contas, ele afeta diretamente ou indiretamente os lucros da empresa. Como o analytics pode ajudar? Quando se tem dados sobre o histórico de problemas da empresa (causas, intensidade, setor e outras informações) fica mais fácil não só de identificá-los, mas também de prevenir o problema.

Identificando o evento que levou ao problema

Ainda falando sobre identificar um problema e resolvê-lo o mais rápido possível, muitas vezes, ele vem de uma cadeia de eventos. Nesse caso, é muito mais difícil identificar de que ponto o problema se desenvolveu e porque. Foi uma falha de comunicação? Foi um defeito no equipamento? Foi a falta de um insumo no almoxarifado?

Identificar esse problema é fundamental para parar a cascata de eventos e, coletando as informações no big data e correlacionando-as, a TI tem maiores condições de identificar o ponto correto.

Estruturando os dados

Dados soltos podem não oferecer muitas informações, ou pelo menos, não as mais importantes. Por exemplo, coletar dados de um e-mail, de uma ligação para o suporte técnico e outras situações ajuda sim a equipe de TI a resolver os mais diversos problemas. Porém, ao cruzar esses dados, a identificação desses problemas e as soluções ficam muito mais claras.

Melhorando o autoatendimento

Cada vez mais as empresas estão oferecendo para os clientes algumas formas de autoatendimento. Quando os problemas são mais simples, dar autonomia para os clientes traz vantagens para eles, já que conseguem resolvê-lo de forma mais rápida e as vantagens também são para as empresas que não precisam mais contratar pessoas especialmente para esse fim, eliminando custos.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

Com os dados que são coletados pela equipe de Ti, armazenados e relacionados, a empresa consegue identificar outras necessidades dos clientes e as tendências que podem ser resolvidas por meio do autoatendimento. Isso gera facilidades para os dois lados, redução de problemas e insatisfações por conta do cliente.

Analytics nas práticas de TI: como isso pode ajudar?

Veja abaixo todos os benefícios que a sua empresa pode passar a ter ao incorporar o analytics no setor de TI.

Melhora a tomada de decisão

Leia também:  Optidata no 1º Deatec Summit: como crescer e economizar com computação em nuvem!

As decisões das empresas serão tomadas de maneira muito mais precisas, afinal de contas, quanto maior a quantidade de dados, mais fácil e rápido será tomar uma decisão que gere grandes benefícios. É o que os empresários chamam de riscos calculados.

Aumenta a satisfação do cliente

Um dos ativos mais importantes para qualquer empresa é ter clientes satisfeitos. Além de eles voltarem a contratar os serviços ou comprar os produtos oferecidos, eles também divulgam a sua marca e incentivam outras pessoas a se tornarem os seus clientes. Assim, quanto mais satisfeitos os seus clientes estiverem, maior a chance de fidelização.

Mas como satisfazê-los? Ao usar os dados do big data da sua empresa, a equipe de TI consegue identificar características de compras dos seus clientes, as preferências que eles têm e assim, ajuda não só a satisfazê-los como também na produção e desenvolvimento de novos produtos e serviços com base nas necessidades desses clientes.

Melhora o aprendizado de máquina

Unir o aprendizado de máquina com a análise de dados é algo que consegue oferecer inúmeros benefícios principalmente quando o assunto é evitar erros. É como se as máquinas já estivessem configuradas para evitar erros que costumam acontecer com base em um histórico. Esse é um conceito e uma ferramenta que já usamos no nosso dia a dia sem perceber. Quer um exemplo?

Quando você vai sair de casa e usa o Google Maps para te oferecer uma opção de rota com menor tráfego, estamos falando de aprendizado de máquina. Essa ferramenta foi configurada para oferecer a melhor solução. O mesmo pode acontecer na sua empresa com pessoas especializadas trabalhando nela.

Oferece suporte interno

Os dados adquiridos por meio do analytics podem não só serem usados diretamente em benefício do cliente, mas também, indiretamente. Como? É simples: o suporte da equipe de TI também pode ser oferecido para outros setores da empresa nesse sentido.

Por exemplo, digamos que o setor de marketing precise de dados para criar uma nova campanha para um produto que já existe na empresa. Para isso, ela precisa de informações de clientes que já adquiriram, sobre as necessidades que eles apresentam, entre outro dados relevantes.

Como você pode ver o Analytics nas práticas de TI é bastante útil para todos os setores da empresa e reflete diretamente nos lucros e no sucesso do seu negócio. Essa é uma ferramenta de extrema importância e que você precisa implementar o quanto antes.

A Optidata Cloud Solutions consegue oferecer não apenas esse serviço como tantos outros que ajudarão o seu negócio a crescer. Saiba mais sobre cada um deles!

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *