Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
Conheça 5 aplicações de ioT para o seu negócio

Conheça 5 aplicações de ioT para o seu negócio

A ioT é uma das principais tecnologias que estão se popularizando no mercado da era digital. Seu avanço atinge diferentes setores.

Na indústria ou no varejo ou até mesmo no setor público, a inteligência das coisas é uma ferramenta que traz mais inteligência para lugares e objetos que antes desempenhavam funções comuns e passam a ter mais importância.

Muitas dessas aplicações de ioT são benéficas para empresas, trazendo resultados surpreendentes e inovadores. Um levantamento mostrou que 48% das empresas já utilizam a ioT.

Falaremos sobre o impacto dessa tecnologia nos negócios a seguir, mas antes entenda a definição de ioT!

O que é a tecnologia ioT?

O termo Internet of Things, a ioT, é a conexão de objetos entre si por meio da internet no intuito de gerar inteligência. Carros, máquinas industriais e até mesmo um sapato, tudo pode gerar dados se estiver conectado à rede.

O que faz isso acontecer são os sensores e dispositivos que constituem a base da ioT. A partir dos dados coletados por esses sensores, sistemas conectados a eles fazem a análise dos dados e gerenciam as ações do objeto que está conectado.

Por exemplo, um tênis que funcione com esse tipo de tecnologia pode registrar seus passos e calcular quantos metros e quilômetros você percorreu e muito mais.

Imagine que seu carro no futuro não vai mais precisar de aplicativos como o Waze que avisa sobre caminhos, trânsito e outras condições? A ioT permite que o seu carro analise o trajeto e envie informações, sugerindo rotas.

Para as empresas, há também muitas aplicações incríveis, as quais estão transformando a forma de trabalhar. Confira 5 delas a seguir!

1. Comércio inteligente

Imagem: https://www.istockphoto.com/br/foto/jovem-mulher-asi%C3%A1tica-andando-no-shopping-no-departamento-de-cosm%C3%A9ticos-gm881719340-245455775

Com a ioT é possível criar lojas e estabelecimentos inteligentes, nos quais sensores serão responsáveis por coletar desde o funcionamento de câmeras de vigilância até o consumo de energia elétrica, entrada de clientes, dentre outros aspectos.

Com sensores de movimento conectados ao sistema da empresa, é possível medir o número de pessoas que entram na loja, criando dados para insights importantes sobre efeito de campanhas, promoções e popularidade de produtos.

Isso gera uma integração entre setores estratégicos como o de vendas e o marketing, resultando em ações de sucesso.

2. Controle em logística

Sem dúvida a área de logística é uma das mais beneficiadas pela internet das coisas, uma vez que sensores conectados à rede podem dar muito mais agilidade e segurança ao setor.

Uma cadeia de distribuição inteligente permite a localização em tempo real, a fase de distribuição, estado do produto e o rastreamento do trajeto. Além disso, esse tipo de tecnologia pode criar um trajeto mais otimizado, reduzindo assim o tempo de entrega dos produtos.

Imagine você que espera um produto de um fornecedor e consegue saber exatamente onde a transportadora está localizada, fazendo um planejamento com base em dados reais e atualizados.

O benefício é tanto para as empresas de logística quanto de qualquer setor ou pessoa que necessita desse tipo de serviço.

3. Indicadores de produtividade

A Internet das Coisas pode ajudar a medir em tempo real a produtividade de máquinas e setores, coletando informações detalhadas sobre possíveis gargalos na produção, possibilitando soluções imediatas.

Com a coleta de dados e indicadores de produtividade, os dispositivos e máquinas conectados aos sensores e rede agilizam de forma significativa as tomadas de decisões.

Esse tipo de tecnologia permite que as empresas criem estratégias mais eficientes, uma vez que fornecem uma visão global sobre os processos, incluindo cada etapa e demonstrando o efeito de todas as ações no resultado final.

4. Controle de estoque em lojas, fábricas e supermercados

A ioT parece um conceito muito sofisticado que demanda pessoas altamente qualificadas para compreenderem seus dados. Mas a verdade é que se trata de uma tecnologia elaborada para facilitar a vida das pessoas.

Um supermercado, por exemplo, pode ter prateleiras inteligentes que informam em tempo real a saída de produtos, avisando quando algum está em falta e necessita de reposição.

Da mesma forma que avisa sobre a saída, mostra também quando um produto está “encalhado”, abrindo possibilidades de promoções e estratégias para aumentar as vendas daquele item.

Além da parte comercial, o estoque de qualquer tipo de estabelecimento pode ganhar sensores que enviam diretamente para um sistema em nuvem a entrada e saída de  mercadorias. Já imaginou quanto tempo e trabalho isso pouparia?

Assim, vendedores e colaboradores poderiam se dedicar a funções mais estratégicas com impacto direto na receita da empresa.

5. Manutenção de máquinas e equipamentos

A área de manutenção não é considerada uma área estratégica para o negócio, mas um desafio a ser solucionado no intuito de reduzir custos e aumentar a sua eficiência. Isso porque se trata de uma função crítica que demanda mão de obra e investimento.

Porém, quando se tem os famosos sensores atuando para diagnosticar e prever problemas de manutenções pendentes, defeitos que possam ser resolvidos em curto prazo e/ou reparos e trocas que necessitam de assistência especializada, o setor de manutenção passa a ter uma atuação mais inteligente e, assim, estratégica para o negócio.

A partir disso, a área de suporte e manutenção deixa de ser uma preocupação e impacta positivamente em toda a cadeia produtiva. Afinal, quem gerencia uma empresa sabe quanto custa um equipamento parado ou quebrado.

A ioT nas organizações é uma tendência que já atinge quase metade das empresas, mas que ainda promete muitas transformações na maneira de fazer negócio e, também, de consumir.

Que tal se inscrever na nossa newsletter e saber mais sobre sistemas e tecnologias que podem beneficiar sua empresa? Assine aqui e receba nossos conteúdos!

Leia também:  Conheça 13 possíveis profissões do futuro

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *