Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
Conheça os desafios da tecnologia para pequenas empresas

Conheça os desafios da tecnologia para pequenas empresas

A tecnologia para pequenas empresas tem se mostrado cada vez mais necessária. Além de gerar uma redução de custos, ela também ajuda em outros pontos como aumentar a produtividade das equipes e ajudar a esclarecer os dados da empresa. Outro ponto positivo é que a tecnologia pode ser o diferencial dessa pequena empresa em um mercado cada vez mais competitivo.

Apesar de todas essas vantagens, há ainda muitos desafios no setor de tecnologia para os pequenos empresários. É necessário saber em que investir, como investir e quando investir para ter o retorno financeiro esperado.

Para evitar maiores problemas no futuro, a empresa precisa fazer um planejamento para todas as áreas que estarão relacionadas com a nova tecnologia que será implantada. É necessário saber quais são os impactos dela na empresa em todos os setores, conhecer todos os gastos, não só com a compra dessa tecnologia, mas também com a manutenção e a possível contratação de novos funcionários, entre outros pontos.

Para ajudá-lo nesse processo, o primeiro passo é identificar os desafios que serão enfrentados e se preparar para implantar a tecnologia necessária ao seu negócio. Listamos abaixo quais são os principais desafios!

Backup e recuperação

Se a sua empresa não possui uma estrutura de backup, isso precisa ser resolvido urgentemente. Por exemplo, caso qualquer problema aconteça com uma das máquinas da empresa, será preciso formatá-la e, nesse processo, uma grande quantidade de dados que não estão guardados vai embora.

Nesse processo, você pode perder todos os dados da empresa como planejamento financeiro, tabela de custos e lucros e também o cadastro dos clientes. Assim, haverá uma perda que causará grandes prejuízos.

Portanto, ter um processo de backup que, muitas vezes, pode ser realizado de forma automática, é essencial. A empresa pode, inclusive, terceirizar esse processo e os dados ficam armazenados em um servidor na nuvem, criptografados e seguros, oferecendo acesso apenas a pessoas autorizadas. Você não precisa comprar uma nova máquina para armazenar os dados, o que encareceria o processo.

Os custos de recuperação dos dados e os prejuízos que isso pode trazer costumam custar muito mais para a empresa do que estar preparada para prevenir esse tipo de acidente.

Gestão

Manter a gestão da empresa pode ser um trabalho complexo. Normalmente, você contrataria uma pessoa especializada para fazer isso pela sua empresa, o que acarretaria em elevados custos. Além disso, você, como dono da empresa, poderia ficar um pouco à parte de todo o processo o que não é interessante.

Ao garantir que as gestão das informações da empresa estejam sempre em ordem, você também oferece maior produtividade para todos os setores. Com sistemas como gerenciamento de dados, Customer Relationship Management (CRM), Enterprise Resource Planning (ERP) e outros que ajudam na gestão, fica muito mais fácil gerenciar os dados e focar os esforços no que realmente oferece resultados.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

Custos

Esse pode ser o primeiro desafio no qual o pequeno empreendedor pensa quando o assunto é tecnologia para pequenas empresas. Afinal de contas, por mais que, depois de um certo tempo, a própria tecnologia se pague e comece a gerar lucros, inicialmente, será necessário um certo capital para implantá-la.

Essas empresas ainda precisam contar com a pressão do mercado. A concorrência é cada vez maior e se não houver a atualização necessária, dificilmente elas sobreviverão.

Os custos não estão relacionados apenas à tecnologia em si. É preciso pensar também no treinamento para a equipe, na manutenção, nos gastos com consultoria, energia elétrica, garantias dos fabricantes, entre outros. Porém, atualmente, existem boas alternativas que são capazes de reduzir o custo e é nisso que o pequeno empresário deve pensar.

Hoje é possível contar com o cloud computing, ou seja, com a computação na nuvem. Isso significa que a empresa não precisa ter uma grande infraestrutura de armazenamento de dados ou de sistemas. Por exemplo, é possível que uma grande quantidade de máquinas trabalhem sem a unidade de armazenamento utilizando o sistema de uma única máquina central na qual ele está armazenado. Isso poupa custos não só hardware, mas também de manutenção e treinamento.

Hoje as empresas podem contratar uma outra empresa para fazer o armazenamento de dados em um servidor próprio na nuvem. Sem custos com treinamento de pessoal, compra de tecnologia direta, entre outras vantagens como a automatização de processos.

Segurança

Em primeiro lugar, as pequenas empresas precisam mudar a sua forma de pensar. Muitas acreditam que, por serem de pequeno porte, não são alvo da ação de hackers e, por isso, não precisam se preocupar com segurança. Para elas, esse é um custo que deve preocupar apenas as grandes empresas.

Porém, justamente por saberem que muitas pequenas empresas ainda encontram-se desprotegidas é que eles atacam. Por exemplo, é muito mais comum violar a conta bancária de uma única pessoa do que acessar o sistema do banco. Por ser uma empresa muito maior, o sistema de segurança é mais complexo. Então, os hackers, preferem os alvos mais fáceis.

E, como contra fatos não há argumentos, uma pesquisa já mostrou que, em apenas 1 ano, 65% dos ataques feitos a empresas, miram os pequenos negócios. Assim, eles podem acessar os dados dos seus clientes, algo que pode gerar diversos problemas judiciais e um alto custo financeiro, além da perda de credibilidade do seu negócio.

Portanto, é muito mais barato investir é uma boa segurança dos dados. Você pode armazenar os dados, criptografá-los, oferecer acesso desses dados apenas a pessoas autorizadas, entre diversas outras vantagens. Ainda que a sua empresa tenha poucas máquinas, é interessante ter um antivírus corporativo, manter um sistema de backup, impedir vazamentos de informação, entre outros pontos que irão impactar o seu negócio negativamente.

De fato, há muitos desafios na tecnologia para pequenas empresas, mas os empreendedores precisam estar dispostos a enfrentá-los. É uma forma de se destacar, se tornar competitivo e se manter firme mesmo com a presença de grandes corporações. Para garantir os benefícios de maneira mais fácil, contratar uma empresa que possa ajudá-lo é muito mais viável. Você paga pelos serviços e passa a ter especialistas cuidando dos dados da sua empresa de forma segura e eficiente.

Quer saber mais sobre as nossas soluções para a sua empresa? Então, veja no nosso site os serviços oferecidos!

Leia também:  Transformação digital: o que é e o que ela pode fazer pela sua empresa!

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *