Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
Cultura de inovação: sua empresa precisa ter!

Cultura de inovação: sua empresa precisa ter!

No ramo empresarial é comum que a inovação seja uma necessidade e, ainda assim, seja difícil implementá-la devido a questões burocráticas, dificuldades pela aceitação dos setores ou mesmo falta de informação e conhecimento, considerando a inovação apenas parte de empresas de tecnologia ou startups. Porém, com apenas algumas alterações e foco, é possível transformar as atividades e resultados da instituição, principalmente ao seguir a ideia de implementar uma cultura de inovação.

Com a cultura de inovação, não são necessários grandes gastos ou mudanças bruscas, o conceito trabalha com a aceitação das equipes por propostas de mudanças positivas e implementação de novos serviços, moldando o ambiente para trabalhar de forma mais eficiente e com apoio de serviços, itens e programas inovadores.

Para saber como implementar a cultura de inovação na empresa e quais as possibilidades, confira alguns passos que ajudarão a entender como usar a inovação a favor dos trabalhos da empresa!

1- Entenda a cultura de inovação

A cultura de inovação vai além de melhorias pontuais. Empresas que possuem essa cultura tendem a:

  • Se desenvolver mais rápido;
  • Melhorar seus trabalhos interno;
  • Se destacar entre os concorrentes;
  • Melhorar as entregas e experiência do cliente;
  • Motivar funcionários e equipes, mantendo profissionais estratégicos;
  • Implementar inovações adequadas, sem negócios desnecessários;
  • Aumentar sua renda final pelo custo-benefício envolvido.

Para isso, a instituição precisa compreender que a cultura de inovação é uma constante e interfere nos valores da empresa, que precisa rever suas estratégias de trabalho. Afinal, a diferença entre um local que implementa inovações pontuais e outro que possui essa cultura é a abertura da empresa para as inovações, envolvendo os funcionários e entendendo como as mudanças podem ser benéficas.

2- Analise os trabalhos e entenda como melhorar

Entender as deficiências e dificuldades da empresa ajuda a identificar os setores que podem ser aprimorados e os direcionamentos.

Assim, é importante levantar os dados da instituição, pontuando a atuação de cada área, os resultados, as atividades diárias e o tempo gasto em cada processo, entendendo as influências nos serviços e procedimentos da empresa. Para isso, é possível levantar as informações armazenadas em tecnologias como cloud computing ou usar softwares que ajudam a contabilizar e mostrar a atuação da empresa.

3- Pontue as possibilidades com a equipe

Ao visualizar as diversas atuações na empresa, é interessante levantar possibilidades de mudanças positivas no local, ajudando a entender as prioridades e opções viáveis.

Para isso, é possível pontuar as ideias no papel e realizar brainstorms com as equipes e colaboradores, motivando as pessoas a pensar melhorias para a instituição e o próprio trabalho. Uma ideia é realizar discussões e reuniões mais recorrentes para que os funcionários indiquem novas ideias e possam compartilhar com os gestores, sentindo-se mais integrados e ouvidos pela empresa.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

4- Discuta as formas de implementação

Após, é preciso pensar no planejamento com foco em implementar as ideias sem atrapalhar a rotina de trabalho e de forma compatível com o treinamento e uso nas equipes. Além disso, é interessante definir prioridades e identificar qual inovação é mais urgente ou impacta mais setores.

Leia também:  Transformação digital: o que é e o que ela pode fazer pela sua empresa!

Afinal, não adianta pensar em melhorias se os trabalhos da empresa não estão estáveis, uma mudança grande pode impactar nos dados da instituição, porém, sem planejamento, pode ser prejudicial para todos.

A cloud computing é um exemplo de inovação muito necessária em diversas empresas, afinal, sua atuação impacta o fluxo das atividades e diversas equipes, aprimorando o trabalho de muitos colaboradores e ajudando nos resultados da empresa.

5- Encontre empresas e parceiros adequados

Após ou mesmo durante a discussão sobre implementações, é possível pesquisar e se informar melhor sobre os processos necessários para que cada inovação seja inserida na empresa, buscando parceiros e fornecedores que possam ajudar a viabilizar a ideia.

Dessa forma, torna-se palpável a ideia e todos os envolvidos conseguem entender melhor como serão as mudanças. Além disso, muitos prestadores de serviço também oferecem pacotes de treinamentos ou trabalho conjunto, ajudando a integrar a inovação ao trabalho rotineiro da empresa.

Vale lembrar que há situações que exigem maior planejamento do prestador de serviços, principalmente se envolvem alterações de infraestrutura na empresa, assim, é preciso considerar o tempo necessário e as implicações na rotina.

6- Destaque as melhorias com a cultura de inovação

Com o planejamento montado e as melhorias implementadas, um dos principais pontos para inserir a cultura de inovação é mostrar de forma palpável os benefícios daquelas mudanças para a empresa.

Esses benefícios podem ser pontuados tanto pelos resultados gerais e de cada equipe quanto percebidos naturalmente pelos funcionários, porém, é interessante mostrar as mudanças concretas e o crescimento da empresa após as alterações, oferecendo dados comparativos que comprovam a eficácia das inovações.

Como exemplo, é possível realizar apresentações mostrando gráficos, tabelas e linhas de crescimento de cada equipe, das vendas no geral, serviços prestados e dos resultados finais da instituição comprovando as melhorias para a empresa em si.

7- Mensure resultados

Por fim, é essencial que esses dados sejam acompanhados recorrentemente, mensurando os resultados e comprovando que a inovação realmente foi fundamental para a empresa.

Além disso, também é importante analisar tais informações para verificar se, em algum momento, as mudanças podem ser melhoradas e até complementadas por outras, tornando a cultura de inovação um processo natural. Uma ideia é realizar reuniões para que todos deem feedbacks e apresentem suas impressões, diferenças no dia a dia, melhorias e estranhamentos, questões que podem servir de “conexão” para pensar em novas inovações.

Dessa forma, a cultura de inovação começa a ser implementada de forma mais natural, ajudando a instituição a se destacar no mercado e melhorar suas atividades.

Gostou das informações sobre cultura de inovação? Acha válido realizar melhorias para sua instituição? Não perca mais tempo e aprimore os trabalhos da sua empresa!

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *