Compartilhar Inscreva-se

Descubra como reduzir custos em infraestrutura pode impactar no seu negócio

Descubra como reduzir custos em infraestrutura pode impactar no seu negócio

Em meio às crises financeiras, inovações em tecnologia da informação e mudanças de mercado, muitos gestores estão preocupados com os principais custos da empresa e a possibilidade de reduzir gastos para investir em otimização, serviços inovadores que acompanhem o cliente e possíveis alterações para manter uma operação eficiente.

Dentre as principais análises, é comum pensar em como reduzir custos em infraestrutura da empresa, principalmente quando se trata da T.I., área essencial para que todos os outros setores permaneçam operantes.

Pensando nisso, separamos algumas dicas para a hora de avaliar quais as melhores decisões na redução de custos, ajudando tanto a empresa quanto os trabalhos dos colaboradores. Confira!

1. Acompanhe os procedimentos da empresa

A primeira coisa a se fazer é analisar os dados da empresa, da área de T.I. e identificar componentes que formam os servidores utilizados, entendendo quais procedimentos demandam mais tempo, investimento e trabalho profissional, se há peças que recorrentemente dão problema ou mesmo equipamentos inteiros improdutivos.

Nessa etapa, é possível que sejam pontuadas atividades que não compensam o investimento, seja por conta da base em softwares desatualizados ou mesmo pelo baixo aproveitamento da tecnologia oferecida.

Uma infraestrutura em T.I. de qualidade deve não apenas englobar sistemas, processadores, softwares e hardwares de ponta, como ser programada para aproveitar todas as tecnologias da forma mais eficiente.

Uma análise detalhada com o acompanhamento de profissionais mostra quais pontos estão passando despercebidos e podem ser aproveitados para a otimização dos serviços empresariais.

2. Considere a virtualização

A partir das considerações sobre melhorias na infraestrutura, também devem ser consideradas as inovações oferecidas no mercado, como a virtualização de serviços e servidores.

A Cloud computing, por exemplo, pode ser uma ótima forma de reduzir custos na infraestrutura. Como o serviço em nuvem trabalha com processadores virtuais e Data Centers externos, o armazenamento de dados não depende da capacidade dos servidores próprios da empresa e elimina a possibilidade de novos investimentos em produtos físicos.

Migrar para o Cloud ajuda tanto a reduzir custos em infraestrutura quanto a otimizar atividades por meio de:

  • Agilidade de backups;
  • Praticidade no acesso de informações;
  • Espaço ilimitado para armazenamento de informações, acompanhando o crescimento e alterações da empresa;
  • Servidor compatível para outros processos virtuais, como Infrastructure as a Service – IaaS, Platform as a Service – PaaS e Software as a Service – SaaS.

Descubra como reduzir custos em infraestrutura pode impactar no seu negócio

3. Invista nas atualizações

Uma última dica é a atualização dos equipamentos existentes na empresa e a possibilidade de convergir com outros sistemas, garantindo a compatibilidade na rede de infraestrutura da T.I. e evitando que um produto sobrecarregue ou interfira nas atividades do outro.

Se a empresa não pode investir em novos servidores ou inovações, trabalhar o potencial dos itens atuais é fundamental para evitar gastos e continuar com trabalhos de qualidade.
Para esse proveito, é recomendável outro tipo de atualização: a atualização profissional, para que os trabalhadores consigam identificar se os aparelhos estão operantes da forma que deveriam, verificar se há possíveis melhorias e identificar erros que podem estar prejudicando as atividades da empresa e gerando maiores gastos.

Leia também:  Assistente Virtual Inteligente: Saiba para que serve e como funciona

Uma equipe de T.I. comunicativa, motivada e atualizada é responsável pelo desenvolvimento ágil de serviços, produtividade, qualidade nas entregas e apoio necessário em outras áreas.

Investir em treinamentos, atualizações e diferenciais na atuação de um profissional elimina desde gastos com aquisição de equipamentos mais específicos caso o colaborador não domine a técnica até custos que estavam passando despercebidos e foram notados pela visão estratégica do profissional.

Cada detalhe pode ser essencial na hora de reduzir custos em infraestrutura, direcionando melhor os investimentos e melhorando a imagem e atuação da empresa no mundo corporativo.

Compartilhe
OptiData

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.