Compartilhar Inscreva-se

Dicas para desenvolver uma T.I. de alta performance

Dicas para desenvolver uma T.I. de alta performance

Há alguns anos a área de T.I. era considerada apenas apoio operacional, responsável pela infraestrutura que facilitava os trabalhos internos e externos da instituição.

Hoje, o setor de tecnologia é reconhecido como parte indispensável no desenvolvimento e entrega de serviços prestados, afinal, além do mundo mais conectado que exige o “combo” entre tecnologia, produto e serviço para o cliente, a T.I. ganhou ramificações dentro do próprio setor, com áreas especializadas para acompanhar as inovações digitais.

Para que a T.I. funcione com alta performance na empresa e seja uma área ativa, é preciso considerar alguns pontos que focam tanto nos funcionários quanto na área em si, criando uma equipe que caminhe junto com os objetivos e valores da instituição.

Dê uma olhada em algumas dicas para uma TI de alta performance, prepare suas equipes e destaque-se no mercado!

Qualifique e atualize os profissionais

De acordo com a pesquisa Barômetro de T.I., 56% dos trabalhadores na área de tecnologia irão procurar outro trabalho nos próximos meses.

Porém, engana-se quem pensa que o número é proporcional às taxas de demissão! Muitos desses profissionais sentem-se desmotivados em relação ao trabalho atual, consequência da falta de oportunidades na empresa, plano de carreira ausente e baixo reconhecimento.

Para que os funcionários de T.I. caminhem em conjunto com os objetivos e valores da instituição, agregando valor e aprimorando as atividades, é essencial investir no crescimento individual, da equipe e oferecer oportunidades de construir carreira junto com a empresa, destacando a importância de cada trabalho.

Para isso, é recomendável avaliar as principais necessidades dos funcionários e da equipe em si, entendendo como investir na qualificação de T.I. e aprimoramento das atividades, um ponto que agrega valor tanto ao profissional quanto para as atividades da empresa. Após, é possível oferecer:

Treinamentos internos: como a tecnologia é uma área dinâmica, os treinamentos internos podem ser específicos para atividades de T.I. ou com foco em capacidades profissionais, como liderança, idiomas, comunicação ou gestão de conflitos.

O importante é equilibrar os treinamentos específicos e gerais, formando uma equipe de especialistas!

Programas externos: programas de parceiros, cursos por instituições renomadas ou mesmo aulas profissionalizantes sobre outras vertentes da Tecnologia da Informação são ótimos pedidos para tirar os funcionários da zona de conforto e agregar valor para suas habilidades e atuação na empresa.

Trabalhe a estratégia da T.I.

A estratégia para T.I. afeta diretamente todos os outros setores da empresa. Assim, melhorar a comunicação, apresentar propostas de trabalhos mensais e estruturar as estratégias em T.I. de acordo com os projetos ajuda a:

  • Realizar entregas de qualidade;
  • Finalizar os trabalhos em prazo pré-determinado;
  • Melhorar o planejamento interno que seguirá a estratégia inicial como base;
  • Aumentar a comunicação e atuação entre todas as equipes, trabalhando com pontos fortes e fracos de cada um, responsabilidades e etapas que devem ser cumpridas para o resultado no tempo
  • estimado e com qualidade exigida.
Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

Defina metas individuais e coletivas

As metas individuais e coletivas estão diretamente ligadas à estratégia que a empresa definirá. Na T.I., a própria equipe pode designar as obrigações individuais e em grupo, aproveitando as habilidades de cada funcionário nos planejamentos visados.

Leia também:  Conheça os desafios da tecnologia para pequenas empresas

O importante é saber separar a quantidade de tarefas e entender qual a melhor divisão, evitando sobrecarregar um profissional e, ao mesmo tempo, deixar outro sem grandes funções.

Startup business problem solving. Software developers working on desktop computer.

Melhore a comunicação

Uma última dica é focar na boa comunicação entre os colaboradores, equipes e gestores. O diálogo franco, expondo pontos de vista, críticas e sugestões é um caminho simples para entender as necessidades de cada um e equilibrar com os objetivos da empresa.

Reuniões semanais, coachings individuais, feedbacks construtivos e espaços para o diálogo ajudam tanto a entender pedidos de clientes, tipos de entrega e novos trabalhos quanto a verificar o andamento de cada equipe, identificar a atuação individual e perceber quais funcionários estão dispostos a crescer com a empresa, identificando qual a estratégia principal para alcançar uma T.I. de alta performance.

O equilíbrio, adequação dos objetivos profissionais com valores da empresa e investimento na elaboração de um time forte são grandes passo para desenvolver uma T.I.de alta performance. Ponto positivo para o funcionário e a instituição!

 

Compartilhe
OptiData

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza a Optidata a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de cookies.