Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
E-commerce precisa de servidor na nuvem?

E-commerce precisa de servidor na nuvem?

Ao contrário do que acontecia na maior parte do país durante a crise financeira, as compras feitas pela internet só aumentavam. O crescimento foi 12% nas vendas do e-commerce e isso só mostra a força que as lojas online têm na vida do consumidor. Mas para que o segmento se mantenha firme no mercado é necessário investir em novas tecnologias a todo momento.

O sites precisam ser mais seguros, mais rápidos, com um layout fácil e intuitivo para encantar os clientes. Para oferecer o melhor serviço, fazer uma mudança e optar pelo servidor na nuvem é uma das melhores opções. Quer saber por quê? Então, veja abaixo alguns excelentes motivos.

Os diversos benefícios de ter um servidor na nuvem

Oferece mais segurança

Um e-commerce deve ser, acima de tudo seguro e passar essa segurança para os consumidores. O primeiro ponto é mostrar que a sua empresa é séria e que vai entregar o pedido do cliente conforme o figurino. Além disso, o cliente, no momento da compra, não só fará um cadastro com dados importantes como CPF como também colocará os dados do cartão de crédito. Essas informações nas mãos de pessoas mal intencionadas pode fazer um grande estrago.

Por isso, um servidor na nuvem pode ser a melhor alternativa já que tem como vantagem proporcionar maior segurança dos dados. Quer ver como ajuda? Pense em momentos que o seu site sofreu uma queda ou um ataque em um momento crucial da venda. Além de ter uma venda perdida, pode ser o cliente nunca mais volte.

Além disso, existem outro pontos em relação à segurança. Um servidor físico sofre desgaste do tempo, pode pegar fogo e também parar de funcionar por conta de alguma inundação ou uma simples goteira que esteja bem próxima. São muitos os problemas que podem acontecer.

Disponibiliza os dados de qualquer lugar

Com um servidor físico você precisa estar em um determinado local para acessar os dados do seu ecommerce. Já com o servidor na nuvem isso não é preciso e você pode acessá-lo de qualquer lugar. Você pode estar em casa e querer acessá-lo do seu computador ou smartphone, fácil e simples. Isso permite que os problemas do site sejam corrigidos em caráter de emergência.

Reduz o custo

Qual empresa não deseja reduzir os custos do negócio? Afinal de contas, quanto menor os custos, maiores os lucros e assim você pode se tornar uma empresa mais competitiva no mercado.

Um servidor físico precisa de um espaço apropriado para ficar com refrigeração, precisa de manutenção constante, troca de peças, compra de hardwares para aumentar a velocidade ou também para deixar o site mais compatível com os novos recursos adquiridos. E todos esses gastos podem ser reduzidos utilizando um servidor na nuvem. De que forma?

Em um servidor na nuvem você só paga pelo espaço utilizado, dessa maneira você consegue aumentar a sua lista de produtos e só pagar pelo espaço no servidor utilizado por eles. O investimento é sempre proporcional.

Oferece maior capacidade de processamento

Leia também:  Você sabe como funciona um data center?

Já imaginou o seu e-commerce em plena Black Friday e com muitos clientes querendo comprar, mas o seu servidor físico não consegue suportar e o site fica oscilando a todo momento, impedindo os seus clientes de fazer a compra. Com um servidor na nuvem isso não vai acontecer por que ele consegue se adaptar a esses momentos de maior movimentação e aumenta a capacidade de processamento temporariamente voltando ao normal logo em seguida.

Proporciona inovações no mercado

Com um servidor na nuvem, os sistemas são atualizados automaticamente pela empresa que oferece o serviço. Caso o seu servidor seja físico, essa atualização só será feita no momento da manutenção, assim está condicionada a outro serviço. E, pelo fato de ser feito de forma manual, as chances de ocorrer algum tipo de erro são grandes. Por exemplo, a atualização pode gerar um tipo de delay ainda que pequeno.

Por exemplo, existem atualizações importantíssimas como as de segurança que não podem esperar pela próxima manutenção. Já pensou se ela está marcada para só daqui 30 dias? É muito tempo para ficar vulnerável.

Gera maior lucro

Como o seu site estará funcionando na melhor performance possível, certamente haverá muito mais compras realizadas. Ele não vai oscilar e fazer com que um possível cliente procure o concorrente. Além disso, há uma redução de gastos no servidor na nuvem que ajudará a ampliar esses lucros. Fora que, com um e-commerce com uma melhor infraestrutura, certamente mais clientes serão atraídos para a sua empresa.

Esse melhor desempenho consegue não só aumentar a taxa de conversão como também de fidelização e ter clientes fiéis é o sonho de qualquer empresa. Além de custar 5 vezes menos, o cliente fiel leva outros clientes para a sua empresa por meio de indicações e ainda defende a sua marca. E, somado a tudo isso, o servidor na nuvem também consegue oferecer uma vantagem competitiva.

O que avaliar antes de fazer essa opção?

Existem alguns pontos que você precisa avaliar antes de optar pelo servidor na nuvem. Por exemplo, considerar as horas de uso é um fator importante, pois o investimento ocorre à medida que os recursos são utilizados. Assim, é possível que alguns setores da empresa só funcionem, por exemplo, em horário comercial como o chat, não sendo necessário permanecer por muito tempo conectado e assim evitando custos.

Manter o uso real dos recursos necessários, avaliar o crescimento da empresa, o sistema operacional e verificar a infraestrutura são outros pontos de fundamental importância.

Como você pode perceber há muitas vantagens em colocar o seu e-commerce em um servidor na nuvem. Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, dê uma olhada nas opções que a Optidata tem a oferecer e conheça!

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *