Compartilhar Inscreva-se

ERP na nuvem: conheça as vantagens e benefícios dessa migração

ERP na nuvem: conheça as vantagens e benefícios dessa migração

Ter um ERP local (sistema integrado de gestão empresarial) em uma empresa é excelente para integrar processos e, assim, aprimorar a comunicação entre colaboradores, a visualização de insights e as tomadas de decisões. Por isso, diversas instituições implementaram esse sistema em seus escritórios.

Contudo, o ideal é migrar o ERP para a nuvem, pois assim a atuação da empresa pode melhorar ainda mais. Continue lendo nosso post para conferir quais são os principais benefícios de realizar essa migração em seu negócio!

Acesso facilitado

O acesso ao sistema é facilitado quando o ERP está na nuvem, porque ele pode ser acessado em qualquer lugar e a partir de diferentes dispositivos móveis, desde que os profissionais estejam conectados à internet. 

Um colaborador pode acessar o sistema mesmo quando está, por exemplo, trabalhando de casa, em uma viagem de negócios ou em uma reunião fora do escritório. E ele pode realizar o acesso no dispositivo de sua preferência, como seu celular, notebook ou tablet. Sendo assim, o ERP na nuvem ajuda a melhorar a produtividade dos profissionais da empresa.

Maior escalabilidade

Um ERP local não consegue se adequar facilmente às novas necessidades da empresa ou ao seu tamanho, caso essa cresça com o passar do tempo. Já quando o sistema está na nuvem, fazer essa atualização é bem mais simples.

Caso sua empresa cresça, por exemplo, basta contratar um pacote que disponibiliza mais espaço na nuvem para armazenar os novos dados e documentos. E se a sua instituição tem uma época do ano que é mais agitada e outra mais calma também é possível adequar o sistema para ambos os momentos.

Na estação de alta movimentação, você pode contratar um plano com mais espaço e no período de baixa você volta a usar um plano mais básico.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

Suporte de empresa especializada

A administração do ERP na nuvem é responsabilidade de uma empresa especializada no ramo. Isso é ótimo, porque assim a instituição não precisa se preocupar com o funcionamento do sistema e não tem que chamar os profissionais de TI sempre que houver um problema.

Dessa forma, a produtividade da equipe de TI é aprimorada e evita-se o aparecimento de grandes problemas no sistema, como indisponibilidade por horas ou falta de manutenção.

Redução de gastos

Ao realizar a migração do ERP, você consegue reduzir vários custos da empresa. O espaço ocioso do sistema, por exemplo, não precisa mais ser pago. Basta contratar um plano que disponibilize somente o que a empresa precisa.

Além disso, os custos com máquinas de alta performance e manutenção diminuem, porque tudo fica armazenado no cloud. Sendo assim, não é necessário adquirir equipamentos de alto desempenho, fazer a manutenção deles e comprar datas centers quando a empresa precisar de mais espaço para guardar seus documentos.

Segurança

Os dados da instituição ficam seguros na nuvem, porque backups são realizados frequentemente. Ainda, são usados sistemas de criptografia na nuvem para garantir que ninguém que não tem acesso aos dados consiga acessá-los.

Ao fazer a migração do ERP local para a nuvem, você estará melhorando a produtividade de seus colaboradores, reduzindo custos e fornecendo mais segurança e escalabilidade para a empresa. Então, você precisa fazer essa mudança em sua instituição.

Entre em contato conosco caso deseje tirar dúvidas ou ter auxílio na migração do ERP!

Leia também:  Estudo de Caso: como aumentar o desempenho do seu ERP
Compartilhe
OptiData

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.