Compartilhar Inscreva-se

A importância de migrar o ERP para nuvem

A importância de migrar o ERP para nuvem

A organização de uma empresa é a base de uma boa gestão. Para isso, existem várias ferramentas que podem auxiliar no desempenho da corporação, e um deles é o ERP, o qual se torna indispensável para uma comunicação sem ruídos entre os setores.

Trouxemos uma breve apresentação sobre a terminologia e significado do ERP. O termo técnico significa: Enterprise Resource Planning, e é conhecido como um sistema de gestão, o qual integra dados de todos os setores da empresa. O objetivo é que tenha um fluxo mais rápido e contínuo, auxiliando os gestores e a empresa como um todo a ter uma organização e comunicação escalável.

Algumas funcionalidades oferecidas pelo ERP:

  • Simplificação de processos operacionais;
  • União de inteligência e qualidade para as informações;
  • Controle de estoque e de custos;
  • Gestão integrada dos dados;
  • Controle e cumprimento dos prazos;
  • Aumento da produtividade

O ERP é extremamente importante, mas existem duas escolhas possíveis quando se trata deste sistema, a primeira é manter o software interno, a partir de servidores próprios, e a segunda é ter este serviço na nuvem, sem servidores físicos, ou seja, terceirizando data centers.  A última opção é a que consideramos mais viável, dito isso, exploraremos os benefícios de ter o ERP em cloud para que entenda melhor a nossa escolha.

Primeiramente, é importante entender o que significa ter um ERP na nuvem, segundo o portal ERPFlex: “Em um sistema de gestão ERP em nuvem, os dados da empresa ficam hospedados no servidor do fornecedor, e são acessados via internet, daí vem o termo “em nuvem”. Para utilizar o sistema, a empresa precisa apenas de um navegador e acesso à internet, sendo todo o suporte e gestão oferecidos pelo fornecedor contratado.”

Existem alguns benefícios na implementação do ERP, os mais evidentes são os custos e a fácil implementação. O ERP nuvem vai ser armazenado em um data center e pode ser acessado em qualquer lugar que haja internet, através de um Navegador ou Aplicativo fornecido pelo terceiro.

Se ainda tem dúvidas sobre esse processo, e as vantagens do ERP em cloud, trouxe alguns exemplos do que mudou na vida dos nossos clientes migrando seu sistema para nuvem.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

 

A AlfaCon Concursos Públicos aumentou em 30% o desempenho de ERP com migração para a nuvem da Optidata. 

“O cliente estava sofrendo com falta de suporte e paradas constantes nos sistemas, mesmo estando em um grande player de nuvem do mercado. Com o suporte adequado das equipes, a migração para a nuvem da Optidata foi um sucesso. Hoje o cliente tem maior disponibilidade, velocidade e suporte adequado para os servidores e sistemas”, aponta Darlan Segalin, CEO da Optidata.

Leia também:  Migração de ERP para nuvem: tudo o que você precisa saber

“Ninguém está isento de problemas, principalmente no mundo de TI. Mas, se você tem um problema e o teu fornecedor te dá a resposta rápida, o aporte necessário para você descobrir e corrigir o problema, isso é o que conta. E o que a gente percebe na Optidata é a rapidez no atendimento e o comprometimento com a solução”, ressalta TI da AlfaCon Concursos Públicos.

Javert Falco, diretor do AlfaCon Concursos Públicos, também afirma que os resultados foram bastante positivos e impactaram em melhorias significativas para empresa, como:

  • Estabilidade do sistema;
  • Redução de paradas;
  • Aumento de velocidade;
  • Ganho de desempenho em mais de 30%.

Um outro cliente que também tem um fluxo complexo é a Móveis Henn. “Nós percebemos que o ERP que a gente havia adquirido em 2012 exigia uma estrutura muito grande, com um custo muito alto de manutenção. Como esses equipamentos começaram a depreciar, fizemos uma avaliação para renová-los ou migrar nosso sistema para a nuvem. Foi aí que decidimos migrar, principalmente em função da análise de custo/benefício.” (Henn)

A migração do ERP para a nuvem garante flexibilidade, rapidez e integridade dos dados. Além de mais economia e segurança para as empresas.

Saiba como migrar seu ERP físico para nossos Data Centers e saia na frente dos seus concorrentes. Fale com um especialista aqui.

Compartilhe
OptiData

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza a Optidata a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de cookies.