Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
Migração de ERP para nuvem: tudo o que você precisa saber

Migração de ERP para nuvem: tudo o que você precisa saber

A empresa que busca otimizar a gestão precisa escolher uma plataforma que facilite as suas operações. Uma excelente solução para isso, é a migração de ERP para a nuvem. A sigla ERP em inglês é Enterprise Resource Planning e traduzido para o português, Sistema Integrado de Gestão Empresarial. 

Como a própria tradução já diz, o ERP se consagrou no mercado como um sistema de gestão empresarial que traz benefícios e otimização de tempo dentro de empresas no mundo todo, armazenando informações com total segurança. 

Ter um ERP hospedado na nuvem é a escolha certa porque permite a redução de custos e aumenta a produtividade. No entanto, o processo de migração de ERP para nuvem precisa de planejamento para que ocorra com sucesso e traga todas as vantagens à empresa.

Para você entender melhor como funciona e as vantagem da migração de ERP para nuvem, elaboramos esse artigo. Tire todas as suas dúvidas agora! 

O que precisa para fazer a migração de ERP para nuvem? 

Para que a migração de ERP para nuvem seja um sucesso e não sofra com nenhum problema, é necessário entender alguns fatores da empresa, como qual é o seu tamanho e qual é o ERP utilizado naquele momento. Além disso, é preciso trabalhar em uma avaliação sobre a complexidade da mudança, os impactos e os requisitos envolvidos, as necessidades de segurança e diversos outros itens, que devem ser seguidos pelo negócio e que um especialista da empresa que você contratará irá lhe dar todo esse suporte. 

Quais são as vantagens?

Ao migrar o ERP para nuvem, os dados e as informações da sua empresa ficam hospedados no servidor que você contratou e para acessar, basta a conexão com internet, prático né? Além de otimizar o tempo, veja as principais vantagens de fazer essa migração!  

  1. Segurança de dados 

A segurança de dados é considerada uma das principais e melhores vantagens ao fazer a migração de ERP para nuvem. Os servidores, normalmente, contam com criptografia avançada, proporcionando mais tranquilidade a você, pois ter os dados salvos em servidores internos, é muito mais perigoso. 

Não é um gasto, e sim um investimento! Para manter a segurança das informações, checagens são feitas constantemente, o servidor confiável contratado irá fazer isso por meio de estruturas preparadas com a mais alta tecnologia, além de sistemas de armazenamento protegidos com firewalls, que são dispositivos de segurança. 

  1. Flexibilidade

A migração de ERP para nuvem possibilita uma capacidade muito maior de armazenamento de informações. Exemplo disso é, ao invés de contratar novos servidores, a empresa tem a opção de contratar apenas mais espaço na cloud. Além de que, as necessidades do negócio estão em prioridade sempre, conforme houver a demanda, a nuvem permite a inclusão ou retirada de módulos das plataformas de trabalho. Assim, sua empresa cresce de maneira saudável e sustentável. 

  1. Manutenção facilitada

Sem exigência de espaço ou infraestrutura, o cloud computing constitui-se de soluções mais simples e práticas no que diz respeito à manutenção, facilitando muito a vida da equipe de TI.

Ao fazer a migração de ERP para nuvem, os seus custam também vão diminuir. Manter um data center interno gera gastos muito altos, pois necessita de equipamentos ligados todos os dias, 24 horas, sem contar nos gastos de manutenção dele. 

  1. Integração

Quando o ERP está em cloud computing, há um aumento nas condições de integração dos sistemas. Essa possibilidade contribui para a produtividade da empresa, diminuindo falhas humanas e operando de maneira muito mais simplificada. A migração de ERP para nuvem possibilita que sejam integrado o sistema com outros softwares, otimizando tudo em um lugar só. 

  1. Mobilidade
Leia também:  Estudo de Caso: como aumentar o desempenho do seu ERP

Seus dados estarão todos na nuvem, logo poderá acessar de qualquer lugar, a qualquer momento, pois eles estarão disponíveis 24 horas por dia. Você só precisa de um smartphone, tablet ou computador.  

 

 

Os ERP’s para você escolher

Quer escolher um ERP novo? Separamos os principais do mercado para você conhecer mais sobre eles! 

Totvs na nuvem (Protheus, RM, Datasull e outros na nuvem)

A Totvs é uma empresa brasileira que atua em mais de 40 países e possui soluções de tecnologia para diversos segmentos. Seu ERP é completo e acompanha o crescimento do negócio. Tem total controle das atividades administrativas e financeiras, e possui análise de estimativa de ROI ao longo dos processos. 

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

SAP na nuvem

A SAP é preparada para atender a todos os segmentos, oferecendo tecnologias inteligentes como: assistentes digitais, AI, machine learning e atualizações preventivas. A sua migração de ERP para nuvem vai ficar segura, pois todos os dados são hospedados em servidores de primeira linha. Da segurança dos sistemas ao compliance, tudo sob controle! 

Sankhya na nuvem

O ERP Sankhya pode aumentar em 60% a produtividade da empresa, gerenciando projetos e processos com perfeição. Desde a prospecção do cliente até que o negócio seja fechado, tudo automatizado para que você tenha total domínio. Além disso, saiba exatamente qual é o desempenho da sua equipe de trabalho, desde a horas que gastam produzindo, àquelas que geram retrabalho. 

Senior na nuvem

O Sistema Gestão Empresarial ERP da Senior reduz processos e agiliza as tomadas de decisão, de forma prática, automatizada e especializada. Com ele a sua empresa fica em compliance com a legislação brasileira, gerando menos preocupações e tendo mais tempo para focar nas suas estratégias e resultados. 

Oracle na nuvem

O ERP Oracle possui as principais tecnologias emergentes como contabilidade, planejamento, relatórios, análises, entre outros. Ele automatiza tarefas manuais de baixo valor e oferece dados em tempo real para auxiliar na tomada de decisão, tudo isso para que você concentre no que realmente é necessário para sua empresa alavancar!  

Produtividade, redução de custos e menos erros, essas estão entre as principais vantagens de migrar o ERP para nuvem. Assim, sobra mais tempo para sua empresa focar em soluções e possibilidades para o seu cliente, contanto com disponibilidade, alta performance e desempenho.  

Na Optidata você encontra isso e muito mais! 

Fornecendo consultoria, estrutura e suporte especializado, com garantia de funcionamento integral do serviço, a Optidata visa à redução de gastos com notável aumento da produtividade, o Optidata Cloud ERP é monitorado constantemente, executando ajustes automáticos na infraestrutura. Isso faz com que seu ERP esteja em pleno funcionamento, 24/7, com alto desempenho.

Entre em contato conosco e saiba mais como podemos ajudar a sua empresa!

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *