Compartilhar Inscreva-se

O que avaliar na hora de contratar um cloud provider

O que avaliar na hora de contratar um cloud provider

A segurança na hora de contratar um serviço é o princípio de tudo, e nem precisamos falar especificamente de cloud quando se refere a isso. Contratar um serviço ou comprar um produto vai além de uma troca, é um relacionamento, e relacionamentos precisam ter confiança.

Quando contratamos um serviço partimos de um objetivo, o qual por sua maioria é otimizar tempo, dinheiro e melhorar processos. Deve ser algo que vem para agregar na vida da empresa. 

É com este pensamento, que destacamos a importância que boas escolhas podem fazer na vida de uma empresa. Para isso, preparamos este blog post com o objetivo de auxiliar no momento de contratação de uma empresa de soluções em cloud.

Primeiramente, é de suma importância o cuidado no momento da migração de servidores físicos para a “nuvem” ou como também vamos explorar o termo aqui “cloud”. Se você ainda tem servidores físicos dê uma olhadinha nestes artigos que preparei:

Agora vamos falar brevemente sobre alguns termos para darmos continuidade ao ponto X do nosso blog post: o que avaliar na hora de contratar uma empresa de soluções em cloud.

Cloud

Cloud significa nuvem, se adentrando na conceituação da área de tecnologia, entende-se que em algum lugar do mundo, existe um servidor onde estão hospedados os arquivos. O acesso aos servidores que estão na cloud é feito através da internet.

Cloud Computing

O cloud computing surge para se livrar de todo o hardware interno, gastos elétricos e licenças de software. Você não se preocupa com nada, tudo está seguro, sem dor de cabeça para resolver problemas que você teria em um data center próprio.

O que uma empresa de cloud faz?

As empresas de soluções em cloud, oferecem infraestrutura de forma virtualizada  em Data Centers, que seriam servidores ou recursos, mas em grande escala. Isso possibilita uma migração dos dados em servidores físicos para a cloud. O ideal aqui é que seja feito de forma planejada, para que os dados se mantenham em segurança e a empresa não sofra nenhuma parada no seu tempo hábil de serviço.

Estas empresas possibilitam um custo menor para quem deseja migrar, isso porque você está isento de manter toda a estrutura de servidores físicos, softwares, além de, pagar apenas o que utilizar. Sendo flexível, altamente disponível e muito mais confiável.

O que avaliar na hora de escolher uma empresa cloud?

Estar na nuvem nunca foi tão seguro, entretanto, é preciso escolher o parceiro certo para esta jornada realmente ser segura. O que você deve avaliar:

Padrão TIER

A certificação TIER é uma certificação usada para mensurar o nível da infraestrutura de um local destinado ao funcionamento de um centro de processamento de dados. O Uptime Institute Professional Services é o único fornecedor de consulta e certificações para o sistema de Classificação Tier.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

Data Center Tier 3

Equipamento de ponta, que possui vários componentes para sustentá-lo. Dessa forma, peças de refrigeração e redundância na alimentação de energia são fundamentais. O Data Center Tier 3 usa uma redundância N+1. Portanto, ele conta com um componente para backup em cada um de seus segmentos. Isso aumenta a segurança dos dados ali contidos.

Certificação PCI

A certificação PCI, também chamada de PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard) é um padrão de segurança de dados para a Indústria de cartões de crédito e afins.

Certificação ISO

As certificações de qualidade ISO são um conjunto de normas reconhecidas em todo o mundo, que alinham padrões de qualidade, gestão, questões ambientais, entre outros.

Valor em real

Isso ajudará a garantir previsibilidade financeira, sem sofrer alterações por variações cambiais, afinal o dólar pode sofrer variações mensais. 

Atendimento e Suporte

Nada melhor do que um contato humano quando algo não planejado aparece, então fique atento e verifique se a sua futura empresa parceira tem uma equipe de suporte 24 horas, além de atendimento personalizado.

Tendo isso em vista, pautamos abaixo algumas soluções para você levar em consideração na hora de fechar com um provedor de serviços em cloud. Estes serviços são os que a Optidata oferece, podendo sofrer alteração se tratando de outras empresas.   

Nossas soluções 

Servidor na Nuvem (IaaS)

Leia também:  Desvendando siglas: tudo sobre os serviços IaaS, PaaS e SaaS

Servidor em nuvem com alta disponibilidade, performance e 100% de segurança, economia e desempenho.

Nuvem híbrida

Gerenciamos sua nuvem na Optidata ou em qualquer provedor de cloud pública de forma segura e com redução de custos.

Servidor de arquivos na nuvem

Armazenamento e compartilhamento de arquivos em nuvem com segurança e facilidade de acesso.

E-mail corporativo dedicado

Servidor totalmente dedicado, customização de ambiente e regras com domínio personalizado. Segurança com criptografia SSL, AntiSpam.

Segurança da informação

Cuidamos da estrutura de TI e segurança da sua empresa. Utilizamos as melhores ferramentas do mercado para proteção/prevenção de criptografia e outros ataques. 

Backup na Nuvem

Faça backup na nuvem de seus servidores e arquivos de forma fácil e segura.

Recuperação de desastres

Realizamos projetos de continuidade de negócio, alta disponibilidade e recuperação de desastres.

Agora que você já conhece os principais pontos, para levar em consideração na hora de escolher uma empresa de cloud, busque por uma que faça sentido para o seu negócio. 

Confira outros conteúdos se cadastrando em nossa newsletter.

Compartilhe
OptiData

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza a Optidata a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de cookies.