Compartilhar Inscreva-se

O que deve ser feito na hora de migrar para nuvem?

O que deve ser feito na hora de migrar para nuvem?

Quando falamos em infraestrutura de TI em empresas, a prática da vez é migrar para nuvem.

Além de econômica, essa prática dá maior capacidade de expansão para os negócios, bem como muitas outras vantagens que vamos abordar ainda neste post.

Acontece que como em toda transição é preciso fazer um planejamento para que haja controle do que vai ser feito na hora de migrar para nuvem.

Consideramos alguns elementos essenciais para que essa mudança seja feita de forma positiva para a empresa e logo suas equipes consigam usufruir de seus benefícios.

Acompanhe cada tópico a seguir e aprenda mais sobre esse processo, a melhor forma de realizá-lo e as vantagens que a nuvem oferece para o negócio em curto, médio e longo prazos!

Defina uma estratégia

Para fazer qualquer tipo de mudança em um negócio, é preciso haver um planejamento. E para planejar você deve traçar uma referência de onde está e em que ponto quer chegar.

Esse processo de criar um objetivo e definir onde se quer chegar com o investimento em uma ação é a própria definição da estratégia.

No geral, as empresas migram para a nuvem por uma necessidade de ganhar eficiência e compartilhar as informações entre os colaboradores. Logo, podemos dizer aqui que temos objetivos bem definidos para seguir com essa transição.

No entanto, não é preciso se limitar a esses objetivos. Quanto mais detalhado for o seu mapeamento de necessidades, bem como seu planejamento, maiores as chances de sucesso com essa mudança.

Certifique-se que essa adaptação vai garantir o desempenho

Cada negócio tem a sua forma de trabalhar, que variam de acordo com o tipo de serviço prestado, o perfil da equipe e o grau de modernização dos processos.

Com isso, não se pode afirmar que toda empresa precisa das mesmas funções. O que se sabe, logicamente, é que a nuvem tem a capacidade de atender a inúmeras demandas.

Porém, para quem está migrando para uma nuvem é preciso visualizar a adaptação de suas operações para esse novo formato.

Escolha bons recursos de automação

Já que o sentido de migrar para nuvem está justamente em ganhar mais eficiência, opte por essa qualidade desde o começo do processo, com nuvens que possuam automação desde a sua configuração.

Dessa forma, você consegue proteger os arquivos salvos na nuvem e poderá combinar outros dispositivos quando precisar.

Quanto mais recursos virtualizados nesse processo de migração, mais integração você alcança. A virtualização dá mais flexibilidade e aumenta as possibilidades de interação.

Adapte a sua infraestrutura para não perder dados

Nem todas as empresas migram para nuvem a partir de processos offline, muitas já possuem seus sistemas de infraestrutura e de armazenamento de dados. Portanto, ao migrarem precisam garantir a preservação de arquivos.

A infraestrutura de TI representa todos os componentes que possuam algum papel nas operações de TI, tanto as operações internas quanto as comerciais.

Existem muitos adaptadores disponíveis para garantir essa segurança durante a migração. É preciso ter atenção com essa etapa para migrar com sucesso.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

Escolha um bom provedor

Além de se preocupar com o sucesso das operações durante a transição para a cloud computing, a escolha de um bom provedor também é essencial.

Leia também:  O que é e como funciona a nuvem híbrida?

Mesmo que o sistema de cloud computing seja um sistema seguro para o armazenamento de dados, é preciso ter confiança também no provedor para evitar que no futuro haja surpresas desagradáveis.

Se o seu provedor não oferecer o suporte, é melhor substituí-lo por algum com maior potencial. Além de garantir a migração de dados com segurança, essa ação também traz garantia na utilização da nuvem sem quedas de sinal e outros problemas que só vão aparecer quando você mais precisar.

Utilizar uma configuração de rede e de armazenamento em nuvem

Usar uma configuração de rede e de armazenamento em nuvem é outra forma de se proteger na hora de migrar. Há modelos de configuração já definidos que já estão preparados para esse tipo de operação.

Buscar recursos voltados para o que você precisa é uma forma de economizar tempo e dinheiro para ter a sua própria nuvem. Nesse momento, busque serviços que ofereçam maior capacidade de customização.

Veja se a velocidade é suficiente

Se a sua aplicação depender de uma velocidade muito alta, avalie se o serviço em nuvem pode suprir essa necessidade. Velocidade é um critério importante e que precisa ser analisado antes da migração completa.

Tenha uma equipe de apoio

O apoio de profissionais competentes é crucial nessa hora, pois só mesmo especialistas podem identificar as reais necessidades do serviço que você precisa. Portanto, contar com uma equipe de apoio, como uma boa prestadora de serviços cloud, é garantir segurança e eficiência em todas as etapas.

A verdade é que o medo que as pessoas têm de mudança em parte tem fundamento. Sem conhecimento e com a equipe errada, a experiência de migrar para nuvem pode não ser aquilo que você está esperando.

Faça um período de experiência

Toda mudança requer um período de adaptação e até uma empresa se adaptar à nuvem ela pode e deve fazer testes. Não é preciso começar de uma vez, insira a tecnologia em nuvem aos poucos na rotina de sua equipe e faça com que a migração ocorra de forma gradual.

Aproveite essa experiência para aperfeiçoar as operações e corrigir possíveis falhas que possam surgir durante o uso. Afinal, por mais que se planeje e controle bem os processos, só mesmo o dia a dia para mostrar as reais necessidades.

Em curto prazo, a empresa já enxerga como vantagem a simplificação das operações, bem como a possibilidade de trabalhar remotamente e compartilhar arquivos entre mais de uma pessoa.

Em médio e longo prazos, os ganhos de eficiência da equipe são ainda mais notáveis e os custos com a infraestrutura de TI, incluindo suporte e manutenção, reduzem drasticamente.

É por esses motivos que as empresas buscam bons parceiros na hora de migrar para nuvem. Com a Optidata, negócios dos mais variados ramos alcançaram seus objetivos. Confira nossos Cases!

Reduzindo custos com infraestrutura e aumentando a disponibilidade com a hospedagem na nuvem, você vai chegar onde quer com muito mais facilidade!

Compartilhe
OptiData

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.