Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
O que é escalabilidade em cloud computing

O que é escalabilidade em cloud computing

Cloud computing é uma das principais tendências em tecnologia atualmente. Junto com ela, novos termos são inseridos no vocabulário de empresas, uma vez que cada vez mais ela faz parte desse universo. Um desses termos é a “escalabilidade”, do qual falaremos ao longo do conteúdo.

De acordo com projeções do mercado mundial, as taxas de crescimento de cloud computing em empresas já atinge um patamar de 60% a cada ano, e continuará crescendo na mesma velocidade até 2020.

Vantagens como a redução de custo e maior agilidade na entrega de serviços são alguns dos motivos que levam as organizações a adotarem essa tecnologia.

Como benefícios, elas ganham a flexibilização de estrutura e escalabilidade, bem como rapidez na implementação sob demanda e otimização de processos, no acesso e na disponibilidade dos recursos.

Quanto à escalabilidade, que é o tema desse post e representa uma grande transformação trazida pela computação em nuvem, você saberá mais a seguir!

O que é ter escalabilidade em cloud computing?

Com esse cenário de computação em nuvem, a escalabilidade traz um novo conceito para as empresas que já migraram sua infraestrutura de TI para a cloud ou pretendem migrar. Esse conceito é o de expansão elástica virtual, o qual substitui o crescimento físico do Data Center.

Essa substituição ocorre da seguinte maneira: quando uma empresa substitui o investimento em Data Center pela computação em nuvem, ela deixa de precisar de uma estrutura complexa e cara, bem como uma equipe especializada. Assim, ela passa a ter apenas a mensalidade de um serviço em nuvem, que corresponde a uma despesa bem menor.

Escalabilidade é sobre ganhar flexibilidade na infraestrutura, com a possibilidade de utilizar dados e aplicações sob demanda. Isto é, de acordo com as necessidades do usuário.

Como definição, a escalabilidade é a capacidade de um sistema se expandir sem perder seu desempenho. Os benefícios trazidos por essa capacidade fazem com que o termo esteja cada vez mais presente nos mecanismos de busca, uma vez que empresas estão interessadas. Veja a seguir como essas vantagens são importantes para empresas!

Que benefícios a escalabilidade traz para as empresas?

Tornar uma empresa escalável é um desafio que precisa ser avaliado, pois cada negócio possui suas necessidades, inclusive em relação ao próprio capital humano.

Na indústria, por exemplo, pode-se ter ganhos de produtividade, mas os custos com funcionários e equipamentos dependem das atividades desenvolvidas.

O que deve ser avaliado para saber se a sua empresa pode ser escalável é a possibilidade de automatizar processos. Quanto mais processos automatizados, maior será a escalabilidade.

Os ganhos na infraestrutura (virtual) de TI são notórios com a escalabilidade em nuvem. Com isso, a procura de empresas por esse recurso é justificável. A escalabilidade evidencia uma série de benefícios para os negócios, os quais podem ser vistos em diferentes áreas. São eles:

1. Redução de custos

Devido à escalabilidade, o usuário só paga por aquilo que consome. Dessa forma, não há gastos excessivos nem consumo desnecessário de recursos, além dos riscos de infraestrutura serem reduzidos.

Leia também:  O que é e como funciona um Cloud Server no Brasil

Sem dúvida, essa flexibilidade tem como principal vantagem a otimização de recursos com o mínimo possível de custos.

O fato de não precisar de equipamentos, programas pesados, manutenção e equipe de suporte para acompanhar o sistema de dados da empresa já representa uma diminuição considerável das despesas com TI.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

2. Uso sob demanda

Falamos acima que a flexibilidade traz economia, mas a própria possibilidade de usar a rede de acordo com a necessidade da empresa já é uma vantagem em si.

O uso sob demanda permite a alocação de recursos de forma automática sem necessidade da interação humana. Isso representa ganhos de tempo e qualidade significativos.

A elasticidade virtual faz com que os recursos sejam liberados imediatamente de acordo com a demanda, para mais ou para menos.

As Startups são as que mais se beneficiam dessa capacidade, já que são focadas em inovação e tecnologia.

Seus modelos de gestão mais flexíveis, que dão mais abertura à criatividade e à participação dos funcionários nas decisões, permitem que a escalabilidade atinja sua versão mais completa, otimizando cada recurso e talento para alcançar o resultado desejado. Dessa forma, elas conseguem atingir um crescimento em um curto período de tempo.

3. Produtividade elevada

Qualquer negócio precisa dominar as suas operações, mapeando cada um dos processos envolvidos com a produção. Ao identificar os gargalos operacionais, é possível eliminar as barreiras que impedem ou dificultam o crescimento.

Quando se identifica essa cadeia produtiva e os focos de atenção, é possível utilizar a automação de forma pontual para aumentar a produtividade com base na computação em nuvem.

A vantagem da escalabilidade aqui é que essa melhoria pode ser feita de forma constante, aumentando cada vez mais a capacidade da empresa de se adaptar ao cenário da computação em nuvem e ganhar agilidade.

4. Ganhos qualitativos

Toda ação traz consequências. Portanto, a partir da automação de processos, as atividades passam a ficar padronizadas, diminuindo assim as chances de falhas. Dessa forma, além de ter um aumento na produtividade, garante-se a qualidade do produto ou serviço prestado.

Até porque aumento de produtividade não deve ser a única meta a ser alcançada por um negócio, é preciso aliar qualidade a essa produtividade. Para saber se uma equipe é produtiva e ainda entrega o trabalho com qualidade é preciso mensurar não só o volume da produção, mas a efetividade do trabalho.

Como se pode ver, a escalabilidade em cloud computing tende a trazer muito crescimento para os negócios, além de economia. O objetivo dessa tecnologia voltada para o contexto organizacional é a criação de negócios mais eficientes, com equipes enxutas e coesas.

O que você achou sobre a escalabilidade trazida pela computação em nuvem? Inscreva-se na nossa newsletter e entre de cabeça no universo da cloud computing!

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *