Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
O que é interconexão de rede e como a transformação digital está influenciando seu crescimento

O que é interconexão de rede e como a transformação digital está influenciando seu crescimento

Há muito tempo, a rede de telecomunicação era única e tinha o Estado à frente. Com a privatização, os preços ficaram melhores, mas aí surgiram diversas companhias e veio a questão: como conectar todas as pessoas em uma única rede já que elas estão espalhadas pelas empresas do mercado?

Uma ótima saída encontrada para resolver o impasse foi compreender o que interconexão de rede. Essa interconexão nada mais é do que um canal pelo qual trafegam os dados das diferentes operadoras de telecomunicação.

A ideia é fácil de ser compreendida, mas é uma estratégia um tanto complexa de ser implementada, principalmente por ter que seguir todas as regulamentações da Anatel sobre o assunto. Além desse fator, existem outros para serem levados em consideração como o fato de que, para que ocorra essa interconexão, as redes precisam ser compatíveis entre si. Assim, pode ter um aumento de custo, pois a troca de equipamentos pode ser necessária.

Quer saber o que é interconexão de rede, os seus principais obstáculos e como ela está intensificando a transformação digital, continue com a leitura!

O que é interconexão de rede?

A definição desse conceito é simples e até mesmo intuitiva. Trata-se da conexão entre duas redes e, para isso, podem ser necessários alguns equipamentos como roteadores, hubs e outros. No caso, aqui, estamos falando sobre a interconexão de provedores, ou seja, a conexão entre as empresas que oferecem a comunicação por meio de dados. O processo para esse fim deve seguir o Regulamento Geral de Interconexão ou RGI.

Esse regulamento também define o que é interconexão de rede que diz basicamente que a interconexão é a possibilidade do usuário de uma rede conseguir acessar os serviços do usuário de uma outra rede. O contrato entre as duas empresas que oferecem as redes deve ser homologado pela Anatel.

Como funciona essa interconexão?

Se um provedor deseja se conectar a outra rede, a primeira coisa a ser feita é migrar para um Sistema Autônomo (AS) e esse é um dos maiores desafios no assunto. Esse tipo de sistema é necessário pois nele os IPs atuam de forma igual e são identificados por meio de um Número de Sistema Autônomo, que é o ANS.

Esse primeiro momento já gera um custo um tanto elevado. É necessário realizar o pagamento de uma taxa para obter o ANS e há também outros custos como aquele para a alocação da faixa de IP.

Por conta desses custos, as empresas acabam tendo um elevado valor para realizar a interconexão de rede e sentem dificuldades nesse quesito. Porém, as barreiras estão, aos poucos, sendo rompidas para que os clientes possam ter um melhor serviço e a transformação digital cresce a cada dia.

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

Como a transformação digital influencia no crescimento da interconexão?

O crescimento da tecnologia é grande e com ele, vem também o crescimento das indústrias, hoje em dia chamada de indústria 4.0 como para que nomear esse momento de grande avanço. Novos negócios estão cada vez mais surgindo no mundo digital, negócios inovadores, plataformas online que só são possíveis graças a esses avanços. Os dispositivos móveis e a internet das coisas vêm, cada vez mais, transformando a realidade das pessoas e aumentando a interconexão das redes.

Cada vez mais essa interconexão é necessária. Atualmente, as empresas trabalham em cima de dados concretos. Esses dados são coletados de outras empresas que estão conectadas por meio de outros provedores. Por exemplo, ao unir informações como os feriados nacionais, idades dos clientes, local onde moram, podemos ter uma persona para o nosso negócio. Mas isso só foi possível porque ocorreu a interconexão de redes.

Há outras vantagens que a interconexão de redes conseguem oferecer. Com essa análise de dados que a interconexão permite, fica mais fácil para as empresas prever algum tipo de problema com os serviços ou produtos, especialmente quando for algo relacionado a parte da logística.

O volume de dados que é transmitido de um usuário para o outro por meio de provedores diferentes está cada vez maior e essa é uma tendência para os próximos anos. Essas informações se tornam cada vez mais valiosas e podemos até pensar em ser, no futuro, uma moeda de troca no meio virtual.

Graças a essa interconexão é possível hoje obter dados em tempo real, algo essencial para a empresa aeroespacial, por exemplo. Por meio dessa ferramenta, as agências e aeroportos podem saber quais aviões estão decolando e pousando em qualquer horário e em qualquer parte do mundo.

A interconexão de rede continuará em crescimento?

Sim, a tendência é essa, afinal de contas, cada vez mais há uma multidão de dados entrando todos os dias nas redes por meio dos provedores e esses dados precisam ser trocados, interpretados e utilizados seja por uma pessoa física ou por uma grande empresa. É claro que isso depende de outros fatores como a aprimoração da interconexão com uma grande velocidade de transmissão desses dados entre os usuários.

Fala-se também em uma capacidade de interconexão global com uma velocidade incrível de 975 Tbps até 2021, ou seja, não está muito longe de acontecer. Então, podemos dizer que há uma demanda constante pela interconexão de rede e, portanto, os trabalhos para aperfeiçoá-la não podem parar.

É claro que a interconexão não faz essa troca de dados por si só e são necessárias outras ferramentas. Além disso, a troca de dados ficou cada vez mais fácil com o passar do tempo por causa do armazenamento na nuvem. Você pode acessar os dados da sua empresa de qualquer lugar, independentemente do provedor de internet que utiliza e isso facilitou e muito a vida de muitas pessoas.

Hoje temos startups milionárias com base em conceitos de dados na nuvem. Elas geram aplicativos e plataformas pelas quais as pessoas podem acessar uma grande quantidade de informações de forma absolutamente segura.

Agora que você já sabe o que interconexão de rede e como ela é importante para o nosso dia a dia, compartilhe este post nas suas redes sociais e leve conhecimento para outras pessoas!

Leia também:  12 significados de termos tecnológicos que usamos diariamente

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *