Compartilhar Inscreva-se

O que é o servidor NVMe

O que é o servidor NVMe

Atualmente, muitas empresas trabalham com SSDs (solid-state drives), pois eles trazem mais benefícios que os discos rígidos (HDs). Contudo, caso sua instituição queira atuar com uma interface ainda mais rápida para aprimorar as atividades realizadas, ela precisa implementar o servidor NVMe.

Caso você ainda não conheça o servidor NVMe, continue lendo nosso post para saber o que ele é e quais são os benefícios de utilizá-lo em sua empresa!

O que é o servidor NVMe

Non-Volatile Memory Express (NVMe) é uma interface de transferência de dados que foi criada exclusivamente para os SSDs. Ela foi criada por um grupo de cerca de 80 empresas, entre elas a Samsung, Microsoft e Intel, que desejava aprimorar o potencial dos SSDs, pois esse ainda era limitado em outras conexões, como a SATA.

A NVMe utiliza o barramento PCIe (PCI Express) para fazer a conexão entre computadores, servidores e os SSDs. Dessa forma, ela é capaz de aproveitar melhor o potencial do SSD para melhorar a performance de uma empresa.

O servidor NVMe geralmente é utilizado em empresas que possuem uma grande quantidade de dados em seus servidores e desejam agilizar seus processos, como o de leitura e processamento dessas informações.

Benefícios do servidor NVMe

Para saber como o NVMe consegue melhorar a performance de seus servidores, confira de maneira mais detalhada quais são os 3 principais benefícios dessa interface:

Latência

A latência é com certeza uma das maiores vantagens da implantação de um servidor NVMe. Ela é melhor nessa interface, porque é menor que em outras conexões, como a SAS ou a SATA.

Em alguns casos, a latência do NVMe pode ser até 10 vezes menor que das demais conexões. Ou seja, o NVMe consegue realizar atividades, como acessar ou editar dados, 10 vezes mais rápido que o SSD que está conectado em outros servidores.

Isso é ótimo, porque além de agilizar tarefas, essa interface melhora a produtividade dos colaboradores da empresa. Afinal, eles terão mais tempo livre no cotidiano para se dedicar às atividades estratégicas da instituição.

Capacidade

Essa interface também melhora a capacidade de seu servidor, permitindo que ele realize mais operações de entrada e saída por segundo. Ou seja, ele consegue processar uma quantidade maior de dados e comandos em menos tempo. Dessa forma, a capacidade do servidor é aprimorada, bem como a velocidade novamente.

Segurança

O servidor NVMe fornece um armazenamento de dados com mecanismos de proteção que garantem que nada acontecerá com as informações da empresa. Sendo assim, não é preciso se preocupar com a integridade dos dados nessa nova interface, pois eles estão seguros nela.

Como você pode perceber, a performance de sua empresa melhora com o servidor NVMe, pois ele melhora a velocidade e a capacidade de sua transferência de dados. E, ainda, tudo é feito com segurança. Dessa forma, ele agiliza tarefas do dia a dia e consegue melhorar a produtividade de seus colaboradores.

Leia também:  Up-Sell e Cross-Sell: dois conceitos que vão melhorar suas vendas

Então, se sua instituição lida com um grande volume de dados diariamente, você precisa considerar a implementação do servidor NVMe. A Optidata é uma cloud com NVMe, por isso sabemos quais são todas as vantagens que esse servidor pode trazer para sua instituição e como implementá-lo.

Sendo assim, se você precisar de auxílio para saber mais sobre o servidor NVMe ou para começar a utilizá-lo em sua empresa, entre em contato conosco

Compartilhe
OptiData

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.