Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
O que você precisa saber antes de contratar um hosting dedicado

O que você precisa saber antes de contratar um hosting dedicado

As inovações tecnológicas estão aí não só para facilitar o nosso dia a dia como também para tornar as nossas informações e dados mais seguros e também mais acessíveis para os que estão devidamente autorizados. Em meio a essas inovações, você pode precisar contratar um hosting dedicado.

Mais conhecido como servidor dedicado, o hosting dedicado é como ter uma máquina, um computador unicamente para atender às suas necessidades, nesse caso, às necessidades da sua empresa. Muitas pessoas preferem esse tipo de servidor porque o tipo compartilhado costuma resultados em diversos problemas.

Abaixo, explicamos de forma mais profunda o que vem a ser um hosting dedicado e quais fatores levar em consideração na hora de contratar um!

O que um hosting dedicado?

Estamos falando de um recurso de hardware que é reservado apenas para você. Por exemplo espaço de HD, processamento, segurança, recursos de rede e outros recursos são configurados especificamente para você. Isso significa que as suas páginas estarão sempre carregando boa velocidade e entregando um bom desempenho para os usuários.

Esse é um conceito contrário ao que chamamos de servidor compartilhado. Nele, você e outras pessoas ocupam um mesmo hardware. O grande problema é que, enquanto as outras pessoas tomam mais espaço no hardware, o seu site fica mais lento e com uma entregabilidade pior. Esse é um ponto que pode, por exemplo, fazer com que o Google baixe a sua nota e o seu site perca algumas posições nos resultados de pesquisa.

Algumas pessoas podem não escolher um servidor dedicado logo de início por causa do preço. Na verdade, para quem ainda está começando e tem um site com pouco fluxo, o servidor compartilhado pode servir. Porém, à medida que a sua empresa começa a crescer e o seu site passa a ter mais visitas e navegações, contratar um hosting dedicado é essencial.

É preciso avaliar também o custo-benefício. Normalmente, as empresas que oferecem um hosting dedicado também oferecem outros serviços em conjunto como backup de informações, segurança dos dados e outros pelos quais você pagaria muito mais para manter em um hosting compartilhado.

Como funciona um hosting dedicado?

Vamos fazer uma analogia com a qual você conseguirá entender melhor, comparando um hosting dedicado com um hosting compartilhado.

Digamos que o hosting seja o andar de um prédio. Você tem duas escolhas: alugar o andar inteiro ou apenas uma sala e as outras seriam também alugadas por outras empresas. Na segunda opção, o seu dia a dia ficaria mais difícil: elevador lotado, muita gente andando de um lugar para o outro, sua concentração para o trabalho ficaria prejudicada. Aqui temos um exemplo de hosting compartilhado.

Já se você tivesse o andar inteiro apenas para você, não teria qualquer problema de locomoção. Apenas você teria acesso àquele andar e poderia trabalhar ali tranquilamente, se dedicando mais e obtendo melhores resultados. Aqui temos um hosting dedicado, sendo o andar todos os recursos de hardware que seriam usados unicamente por você. Muito melhor não é mesmo?

Como contratar um hosting dedicado?

Agora que você já entendeu o é um hosting dedicado e que ele é a melhor opção para a sua empresa, como contratar um? Que fatores levar em consideração na hora de fazer a sua escolha? Veja abaixo!

Possibilidades de personalização

Uma das maiores vantagens em contratar um hosting dedicado é por causa da sua capacidade de personalização. Quanto mais variáveis poderem ser adaptadas ao seu negócio, melhor, especialmente se o seu empreendimento é mais complexo e muito específico.

Essas variáveis podem ser os níveis de segurança, processadores, a memória, o disco rígido e outros. Dessa maneira, antes de contratar, verifique quais são os fatores que podem ser modificados e adaptados às suas necessidades.

Algumas dessas variáveis mais básicas devem ser levadas em maior consideração como o tráfego mensal máximo permitido pelo servidor, a quantidade de memória RAM oferecida e o espaço de armazenamento.

Suporte técnico

Esse é um fator de extrema importância na hora de contratar um hosting dedicado, especialmente se você não tem uma equipe de TI interna na sua empresa. O ideal é que, sempre que surgir qualquer dúvida ou um problema com o site, você possa entrar em contato e tenha especialistas à sua disposição para ajudá-lo.

Além de ter o suporte, verifique quando pode ter acesso a ele? O seu site pode dar problema a qualquer dia da semana em qualquer hora. Portanto, é importante que o suporte técnico esteja disponível, 24 horas por dia e 7 dias por semana.

Verifique também qual é o idioma falado pela equipe de suporte. Outro ponto relevante são as formas de entrar em contato. Tem telefone? E-mail? Redes sociais? Descubra também se há uma limitação para esse suporte, ou seja, até que ponto ele poderá ajudá-lo.

Preço

Sim, sabemos que o valor de um servidor dedicado costuma ser maior que o de um compartilhado devido aos serviços oferecidos. Você não precisa optar pelo mais caro, mas desconfie de preços muito abaixo dos valores de mercado.

O mais importante é fazer uma boa pesquisa e pesar na balança os prós e os contras para analisar o custo-benefício. Por exemplo, uma empresa pode oferecer os serviços por um preço mais elevado, mas consegue adaptar uma quantidade maior de variáveis do servidor ao seu negócio.

Estabilidade

Um dos principais motivos para escolher um hosting dedicado é justamente por causa da estabilidade que ele é capaz de oferecer. Uma porcentagem aceitável deve estar acima de 99%, menos que isso, pode trazer muita dor de cabeça e dinheiro perdido.

Por exemplo, um ponto que deve ser questionado é quanto à monitorização de energia. Afinal de contas, se houver uma queda de energia, seu site sai do ar em situações mais específicas, no caso, por exemplo, de um hardware físico.

Políticas de cancelamento e reembolso

Quando queremos cancelar um serviço, é bem comum ver algumas empresas nos colocando horas e horas na fila de espera do telefone ou então, elas criam uma série de burocracias para nos fazer desistir do cancelamento. Portanto, tenha total conhecimento de como acontece o cancelamento do serviço contratado.

Haverá o reembolso do valor pago? Ele será total ou parcial? Há o pagamento de alguma multa? Um período mínimo de contratação? Tire todas as suas dúvidas antes de assinar.

Pensando em contratar um hosting dedicado? A Optidata Cloud Solutions oferece um excelente serviço de servidor. Conheça agora!

Leia também:  Página de erro: Conheça os principais problemas e saiba como solucioná-los

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *