Compartilhar Inscreva-se

O que você precisa saber sobre: computação em nuvem

O que você precisa saber sobre: computação em nuvem

Com a evolução digital, houveram muitas mudanças no modo como as pessoas se comportam e consomem informação, e isto, implica diretamente no dia a dia dos indivíduos e empresas. Fazendo uma retrospectiva, é possível ver várias profissões que se extinguiram, e outras que surgiram ao longo dos anos, motivadas por estas transformações comportamentais.

Um exemplo, são as profissões que envolvem tecnologia da informação, ou como, também chamamos, a área de TI, sendo considerado um segmento recente, mas com grau de importância altíssimo nos tempos atuais. 

A Internet no Brasil teve seus primeiros testes em 1994, onde alguns usuários tiveram acesso para aferir e analisar esta nova tecnologia. É claro, que as informações eram escassas e tinham um baixo desempenho, entretanto, foi neste momento que surgiu a necessidade de entender e melhorar essa ciência, demandando novos profissionais para a área de TI.

Com o olhar voltado para 2021, podemos observar a evolução e a dependência do meio digital, onde houve uma aceleração ainda maior com o cenário epidêmico, sendo que, a internet possibilitou que muitos negócios continuassem funcionando e as pessoas seguissem tendo contato umas com as outras, através das redes sociais, e outros aplicativos.

Entretanto, nada disso teria sido possível, se não existissem grandes centros para armazenar estes dados. Nestes centros, existe tecnologia de ponta, onde é possível garantir aos usuários digitais e empresas que utilizam dos serviços, maior velocidade, flexibilidade, elasticidade, escalabilidade, segurança, entre outros termos associáveis a um bom desempenho do armazenamento das informações. 

Quando se fala especificamente em empresas, se torna indispensável falar sobre computação em nuvem. O autor Cezar Taurion, criador da obra: Cloud Computing: Computação em Nuvem: transformando o mundo da tecnologia da informação, de 2009, traz a seguinte abordagem sobre o tema: “Computação em Nuvem é o termo para descrever um ambiente da computação baseado em uma imensa rede de servidores, sejam estes virtuais ou físicos.” 

A Computação em Nuvem, permite que os negócios sejam escaláveis, e garanta economia para as empresas. “A computação em nuvem, elimina a necessidade de adquirir e provisionar recursos antecipadamente, oferecendo, elasticidade e permitindo que as empresas usem os recursos na quantidade que forem necessários, aumentando e diminuindo a capacidade computacional de forma dinâmica.” (TAURION, Cezar)

O pesquisador Darlan Segalin, apresenta em sua dissertação de mestrado, com a temática: Detecção inteligente de surtos de processamento na computação em nuvem”, de 2013, que: “Em computação em nuvem, as estruturas são altamente escaláveis. Sendo que o principal objetivo do IaaS é fazer com que o fornecimento de recursos computacionais se torne mais fácil e acessível, como servidores, redes, armazenamento e outros recursos fundamentais para construir um ambiente de aplicação sobre demanda, que podem incluir sistemas operacionais e aplicativos.”

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

O mesmo, ressalta ainda que a nuvem visa fornecer alta disponibilidade e elasticidade, sendo composta com cinco características essenciais:

1: Auto-Atendimento: o consumidor utiliza os recursos conforme a sua necessidade.

2: Amplo acesso à rede: os recursos são disponibilizados na rede e acessados através de mecanismos padronizados.

3: Pool de recursos: os recursos computacionais do provedor são agrupados permitindo servir múltiplos consumidores, os recursos físicos e virtuais são distribuídos dinamicamente de acordo com a demanda.

4: Elasticidade: os recursos podem ser fornecidos rapidamente e em alguns casos automaticamente, passando para o consumidor a impressão de que a nuvem possui uma infraestrutura ilimitada.

5: Medição no uso dos serviços: a nuvem controla e otimiza o uso de recursos, fornecendo métricas de acordo com o tipo de serviço fornecido. Tanto o provedor quanto o consumidor podem monitorar e controlar a utilização dos recursos, assim o consumidor pode pagar apenas pelo o que utilizar. (SEGALIN, Darlan)

Sendo assim, para os empreendedores que desejam performar o seu negócio ou dar escalabilidade com segurança das informações, torna-se indispensável contar com um serviço de computação em nuvem. E como pudemos verificar acima, são inúmeros os benefícios.

Se a sua empresa está preparada para ter Cloud Server, fale com os nossos especialistas. 

Assine a nossa Newsletter e acompanhe mais conteúdos.

Leia também:  Qual é a relação entre Cloud Computing e a gestão de TI
Compartilhe
OptiData

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza a Optidata a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de cookies.