Compartilhar Inscreva-se

Onde ficam armazenados os dados?

Onde ficam armazenados os dados?

Vivemos em um mundo onde existe uma gama muito grande de informação e é muito fácil obter acesso a mesma, diferente de alguns anos atrás, onde o conhecimento era disseminado apenas para um pequeno grupo de pessoas e o compartilhamento desta informação com outros indivíduos era dificultoso.

E isso ocorreu há pouco tempo, ou seja, a era digital é muito recente, e graças a invenção da internet e a possibilidade de conexão, podemos ter acesso a informação e, saber o que está acontecendo do outro lado do mundo quase que instantaneamente.

Entretanto, você já parou para se perguntar onde são armazenados todos esses dados? Dados esses que são gerados por bilhões de pessoas a cada segundo e que consequentemente, não são poucos. Segundo Bernanrd Moor em entrevista para Forbes, apontou que “o volume de dados criado nos últimos dois anos é maior do que a quantidade produzida em toda a história da humanidade.”

Bernanrd trás ainda que, “a quantidade de dados armazenados atualmente é de aproximadamente 4,4 zettabyetes (ZiB) e, em pouco tempo, esse volume deve passar para cerca de 44 zettabytes (ZiB) ou 44 trilhões de gigabytes.”

Com a pandemia, acreditamos que este número tenha se intensificado, pois quem ainda não havia aderido ao digital, se viu no meio de uma aceleração e precisou aprender, e, em sua maioria, a também gostar. Isso aconteceu por vários motivos, mas a geração de dados em questão teve um grande aumento e isso é perceptível.

E aí, volto a te perguntar, onde estes dados estão ou onde ficam armazenados?

Eles precisam estar em algum lugar, isso é fato. Vou lhe expor a conceituação de armazenamento dos dados e como isso acontece, para depois lhe contar onde é a casa dos nossos queridos “dados”.

Dados – São informações, documentos, fotos, conteúdos, tudo o que geramos e estão em nossos celulares, computadores, internet, redes sociais entre outros. Esses dados precisam ser armazenados, ou seja, guardados em algum lugar para que essas informações não se percam no meio de tantas outras. Cada aparelho do nosso dia a dia tem um dispositivo de armazenamento dentro dele (podendo ter outros externos), qualquer dado que você gere, documento, arquivo, é salvo em um dispositivo de armazenamento.

O armazenamento digital é medido em megabytes (MB), gigabytes (GB) e terabytes (TB). Então, você pode me perguntar, mas esse armazenamento é na nuvem ou lugar físico?

Em algum lugar do mundo existe um computador (servidor) que tem os arquivos físicos, mas para ficar mais claro:

Nuvem – é um conjunto de equipamentos com alta capacidade de processamento, grandes áreas para armazenamento de dados e diversas conexões de rede distribuídas nos Data Centers.

Cloud – Data Center tradicional (on-premises) – Dentro do rack existem servidores, que são equipamentos que cuidam do armazenamento e processamento de dados, dentro desses servidores tem os dados/ informações das empresas que cuidamos, por exemplo.

O armazenamento dos dados precisam estar em algum lugar, e este lugar é em servidores físicos, algumas empresas tem toda estrutura física dentro dos próprios ambientes, e outras terceirizam este serviço e colocam em Data Centers (um lugar seguro e interconectado com baixa latência e alta disponibilidade). A principal preocupação é guardar estes dados em lugares seguros e que possam ser acessados de qualquer lugar.

Leia também:  Conheça 13 possíveis profissões do futuro

Hoje, aqui na Optidata, a gente conta com dois Data Centers para armazenar os dados dos nossos clientes, eles estão localizados em: São Paulo e Curitiba.

Data Center São Paulo

Data Center São paulo - OptiData

O SP3 é o maior data center Equinix International Business Exchange™ (IBX®) da América Latina tendo investimento inicial de US$ 76 milhões em sua construção. Possui 20.000 metros quadrados de terreno e mais de 8.000 metros quadrados de piso elevado com capacidade final para impressionantes 2.800 racks.

O Data Center conta com uma subestação própria de energia e captação de energia solar para abastecimento elétrico dos escritórios, além do tratamento de água de chuva e esgoto para reuso. Para reforçar a segurança utiliza recursos, tais como:

Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

● Sistema de refrigeração evaporativa IDEC e “free cooling” indireto;

● Detecção de incêndio: detecção de fumaça inteligente/endereçável e detecção precoce por aspiração (VESDA);

● Supressão de incêndio com sistema de água nebulizada;

● Guarita com monitoramento 24X7X365, porta eclusa, câmeras de CFTV, leitores biométricos e leitores de cartão.

Além disso, o SP3 também tem densidades de 4 a 12 kVA por rack. Com um total de mais de 20 megawatts de energia disponível – redundante e com duas entradas de alimentação. Ainda opera com PUE (Power Usage Effectiveness – indicador que mede a eficiência energética) de 1,35. Esse é um dos menores da América Latina e garante a redução de custo e menor uso de energia. Vale lembrar que a média global de disponibilidade do SP3 é 99,9999%.

Certificações do Data Center:

ISO 22301, ISO 27001, ISO 9001, PCI DSS, SOC 1 Type, SOC 2 Type, SSAE18/ISAE3402, 3.2 SAP Infrastructure Operations Services, Tier III Design e Tier III Facility.

Data Center Curitiba

Data Center Curitiba - OptiData

A sala é composta por 7 geradores Cummins, com 80 baterias com 200 amperes cada e autonomia de 1 hora. A automação é realizada por um QTA (Quadro de Transferência Automática – marca Schneider).

● Climatização redundante;

● Grupo de 5 geradores de energia redundantes;

● Combate a incêndio FM-200 (gás);

● CFTV com armazenamento;

● Equipe de operações (TI) 24×7;

● Backbone de Internet Redundante;

● Conectado ao PTT Metro do Paraná (menor latência de acesso aos maiores provedores e operadoras do Brasil).

Agora que você já sabe onde os dados são armazenados, e um pouco mais sobre os nossos Data Centers, te convido a ficar de olho nos nossos próximos conteúdos para afunilar seu conhecimento. E se você tem uma empresa, mas ainda não tem seus dados em um Data Center, vamos tomar um café e trocar uma ideia!

 

Compartilhe
OptiData

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza a Optidata a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de cookies.