A computação em nuvem traz benefícios para empresas, como redução de custos e agilidade no cotidiano. Então, veja o que ela é e considere o uso dessa tecnologia!
A computação em nuvem, ou cloud computing, é uma tecnologia que vem se popularizando em empresas graças aos benefícios que ela traz para o cotidiano de seus usuários.
Se você ainda não sabe o que é a computação em nuvem, continue lendo nosso post para descobrir e entender o porquê é interessante utilizá-la em seu negócio!
O que é computação em nuvem
É uma tecnologia que utiliza a conectividade da internet para realizar serviços online, como armazenar documentos e disponibilizar softwares. Com a computação em nuvem, é possível utilizar programas, visualizar e editar arquivos online, sem precisar fazer nenhum download em seu equipamento.
Ou seja, para acessar seus documentos na computação em nuvem basta ter um dispositivo, como computador ou celular, e estar conectado à internet. Então, é como se os documentos estivessem “no ar” e é exatamente por isso que o nome da tecnologia é relacionado a uma nuvem.
Para que o conceito fique mais claro, é só pensar em seu dia a dia. Você já assistiu a filmes na Netflix ou armazenou arquivos no Google Drive e DropBox? Todos esses programas funcionam com cloud computing e não exigem que você baixe os filmes e documentos em seu dispositivo.
Atualmente, existem vários tipos de computação em nuvem, sendo que os principais são: IaaS (infraestrutura como serviço), Saas (software como serviço) e PaaS (plataforma como serviço).
No primeiro modelo, a infraestrutura de TI é alugada, como os servidores e conexões de rede, de acordo com o uso. Isto é, a empresa paga somente o que está utilizando e pode aumentar ou diminuir sua demanda quando sentir necessidade.
No SaaS são disponibilizados softwares online e a empresa que fornece o cloud computing é responsável pela manutenção da ferramenta. A contratante só precisa se conectar para usar o programa.
Já o PaaS é um espaço na internet disponibilizado para que o usuário possa fazer testes e gerenciamento de aplicativos. Esse serviço é vantajoso para quem está criando um software, pois ele é mais rápido e o usuário não precisa se preocupar com banco de dados, configurações, entre outros.
Por que ela é interessante para sua empresa
Concentra as informações
Ao utilizar o cloud computing, sua empresa concentra todas as informações em um mesmo local. Dessa forma, os colaboradores sempre sabem onde encontrar os dados da instituição. Isso é ótimo, pois traz agilidade ao cotidiano e pode até melhorar a produtividade dos profissionais.
Reduz custos
A computação em nuvem consegue reduzir custos para sua empresa, pois ela elimina gastos com a compra de hardwares, softwares, instalações, manutenção e até eletricidade.
Segurança
Essa tecnologia é bastante segura, então é possível garantir que os dados e programas da empresa estão bem protegidos na nuvem (o que nem sempre acontece em HDs, pen drives e equipamentos do negócio).
Além de ter segurança, você pode aumentar a sua capacidade de armazenamento na computação em nuvem. Já os outros meios, como HDs e pen drives, têm um limite.
Possibilita a realização do home office
Como a computação em nuvem permite que documentos sejam acessados a partir de qualquer lugar que tenha acesso à internet, ela possibilita a realização de um home office adequado.
Afinal, o colaborador continua tendo acesso aos arquivos do trabalho em casa e, assim, o serviço de nenhum profissional é prejudicado. Além disso, em tempos de Covid-19, todas as empresas sabem que realizar um bom home office é fundamental para garantir o sucesso do negócio.
Agora que você sabe o que é a computação em nuvem, viu como ela é benéfica para sua empresa? Ela facilita o acesso a dados, reduz custos e ainda faz tudo de forma segura. Então, vale muito a pena considerar a utilização dessa tecnologia.
Caso sua empresa tenha profissionais em trabalho remoto ou esteja considerando essa opção, veja também 8 ferramentas para manter a produtividade em home office!