Um blog com conteúdos exclusivos sobre como soluções em cloud otimizam a produtividade e reduzem custos na sua empresa!
Qual é a relação entre Cloud Computing e a gestão de TI

Qual é a relação entre Cloud Computing e a gestão de TI

A cloud computing trouxe mudanças significativas para a gestão de TI, principalmente por reduzir a necessidade de infraestrutura.

Essa tendência, que tem ganhado popularidade em empresas de todos os tamanhos, cria novos modelos de negócios, mais econômicos e flexíveis.

Por isso, resolvemos falar dessa relação entre a cloud computing e a gestão de TI, de modo que você entenda por que essa tecnologia facilita o gerenciamento de recursos de TI.

Vale lembrar que a migração para a nuvem é um fenômeno que ocorre por diversos motivos, o que é uma ótima forma de começar esse conteúdo. Vamos falar então sobre o que leva as empresas para a cloud computing para depois mostrarmos o seu impacto na gestão de TI. Acompanhe!

Por que cada vez mais as empresas estão migrando para a nuvem?

Quem acompanha de perto o progresso tecnológico percebe que as empresas sempre são impactadas pelas novas tecnologias. No caso da cloud computing não é diferente.

Podemos dizer que essa tecnologia é o que há de mais avançado e acessível ao mesmo tempo no que diz respeito aos recursos de armazenamento e compartilhamento de dados.

Qual é o impacto dessa migração para a área de TI?

A cloud computing trouxe uma evolução para o setor de TI, dando mais qualidade e capacidade de inovação para a área.

Como ocorre em muitos setores, a computação em nuvem representa uma disrupção de um modelo de gestão de TI tradicional, criando novas configurações nas empresas. Essa disrupção se dá por três características principais da cloud:

  • Inovação;
  • Agilidade; e
  • Inteligência.

Como fica a gestão de TI a partir da cloud computing?

Antes da computação em nuvem, toda empresa que necessitasse de serviços de informática para desempenhar o seu trabalho deveria ter o seu servidor que, no passado, só poderia ser físico.

Portanto, a gestão tradicional de TI envolvia cuidados com arquitetura de rede e todo o tipo de manutenção que um servidor físico requer, como temperatura do ambiente e manutenção elétrica.

Dependendo do tamanho da empresa, isso poderia requerer uma grande equipe de suporte e manutenção, o que encarecia o TI, tanto do ponto de vista da infraestrutura quanto da mão-de-obra necessária para gerenciá-lo. Mas isso muda com a otimização da internet.

A partir da nuvem, ocorre uma simplificação maior da gestão de TI, uma vez que se trata de uma tecnologia mais inteligente e avançada. No entanto, é preciso ter conhecimentos alinhados com as novas demandas para ter uma gestão eficiente.

Muitas tarefas que antes eram trabalhosas passam a ser mais simples, como a contratação de novos recursos, a ampliação da capacidade existente ou até a criação de novos ambientes para produção.

Além disso, há um impacto significativo nos custos desse novo TI. Em vez de investir em mais hardware, a empresa que migrou para a nuvem precisa apenas ajustar seu plano com o seu parceiro de nuvem para obter melhorias.

Com planos fixos e previsíveis, o orçamento fica muito mais equilibrado, abrindo mais oportunidades de crescimento para os negócios.

Veja a seguir com mais detalhes os benefícios que a cloud computing traz para a TI e as empresas como um todo!

Quais os benefícios que a adoção da cloud computing proporciona à gestão de TI?

Usando uma linguagem mais específica, bem como conceitos relevantes para empresas e a área de TI como um todo, selecionamos alguns benefícios da nuvem para o gerenciamento dos recursos de TI das empresas.

Leia também:  Como a Cloud Computing auxilia no crescimento de empresas

Armazenamento e gestão de dados

Configurando uma nova abordagem de armazenamento e compartilhamento de dados, a computação em nuvem cria uma dinâmica mais simples, porém, diferente de uma gestão tradicional.

No geral, essa tecnologia permite que dados e sistemas deixem de estar armazenados exclusivamente em equipamentos locais para que sejam mantidos em um ambiente Cloud.

E é justamente aí que mora grande parte da economia e da agilidade que ela oferece aos setores. A cloud oferece à função de armazenamento:

  • agilidade;
  • escalabilidade; e
  • alta performance.
Quer levar os sistemas e aplicações da sua empresa para a nuvem sem complicações?
Otimizamos sua infraestrutura através de soluções robustas e totalmente aprimoradas para facilitar a sua vida. Converse com nossos especialistas em soluções em cloud!

Gestão do acesso de usuários

Com todo o sistema na nuvem, gestores de TI conseguem rastrear com mais facilidade os acessos de usuários, visando à segurança e o monitoramento do que trafega na rede. Isso promete reduzir significativamente problemas relacionados à segurança de dados e informações sigilosas.

Mobilidade e produtividade

A possibilidade de acessar qualquer arquivo e ferramenta na nuvem, que insere o conceito de mobilidade nas empresas, traz ganhos de produtividade incomparáveis.

A cloud computing permite a realização de atividades de forma remota, por meio de uma variedade de dispositivos que tornam o acesso às operações facilitado.

Segurança de dados

Sistemas em nuvem proporcionam maior segurança para dados e para usuários por uma série de fatores. Os provedores cloud qualificados seguem as melhores práticas internacionais de segurança e padrões de qualidade como as normas ISO. Além disso, contam com formas avançadas de criptografia de dados.

Redução de custos e previsibilidade

Adotar uma solução em nuvem para sua empresa custa menos do que manter uma estrutura de TI interna, uma vez que não requer investimentos altos e recorrentes em compra ou troca de servidores, manutenção, ambientação e/ou licenças específicas.

Além disso, a nuvem torna possível fazer previsões sobre os próximos investimentos necessários para a solução, considerando as reais e atuais necessidades da empresa. Isso se dá devido a uma outra capacidade que falaremos a seguir.

Sistemas com escalabilidade

Esse conceito representa a flexibilidade da arquitetura em nuvem, a qual permite que as empresas adaptem suas soluções de acordo com as suas necessidades. A partir do momento que a gestão identifica uma demanda maior de dados para a sua empresa, ela só precisa de poucos cliques para adaptar os seus serviços para um pacote maior de dados.

Essa possibilidade é um ganho relevante para a capacidade estratégica de negócios, visto que com a mesma estrutura compacta a empresa pode obter um crescimento diferenciado sem ter muito trabalho.

Terceirização dos serviços de TI

Nem todo negócio consegue arcar com uma equipe de TI que administre seus sistemas. Mas com a arquitetura em nuvem, essas equipes estão trabalhando de outra forma: como parceiras.

Na cloud computing, a infraestrutura pode ser completamente terceirizada, o que engloba automáticas e manutenções periódicas, sem impacto para os usuários.

Assim, empresas que já possuem um time de TI podem direcioná-lo para funções mais estratégicas, ligadas à inovação e com potencial de crescimento para o negócio.

Agora está mais fácil entender o impacto da cloud computing para a gestão de TI nas empresas? Conheça uma solução de armazenamento em nuvem que reúna todos esses benefícios citados ao longo do conteúdo!

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *