Compartilhar Inscreva-se

Saiba a diferença entre Criatividade e Inovação

Saiba a diferença entre Criatividade e Inovação

Você pode estar se perguntando: “Por que uma empresa de Cloud vai falar sobre criatividade e inovação? O que essa temática tem haver com a Optidata?” E a resposta é: tudo! Continue a leitura e entenda quais são as diferenças entre criatividade e inovação e onde estes termos se encaixam com a nossa empresa. 

Provavelmente, você já deve ter ouvido falar ou é de seu conhecimento, que criatividade e inovação são dois conceitos muito próximos, entretanto, distintos em suas objeções finais.

Abaixo, mapeamos a conceituação de criatividade e inovação para discutirmos ao longo do texto a importância da implementação destes termos nas empresas.

 Criatividade

A criatividade pode ser usada em vários segmentos, como por exemplo: na arte, música, entretenimento, trabalhos criativos, entre outros.  Ela é considerada a mãe dessas ramificações, e a inovação entra em uma dessas linhas, se inserindo no campo criatividade. 

Segundo o portal Pucpr “A criatividade é algo que existe dentro da nossa mente e pode ser canalizada ou não para uma ação.”  

Para Ghiselin, “é o processo de mudança, de desenvolvimento, de evolução na organização da vida subjetiva”. 

Segundo Flieger, é quando “manipulamos símbolos ou objetos externos para produzir um evento incomum para nós ou para nosso meio”.

Observando o cenário brasileiro, vários índices demonstram que a criatividade é uma das características em destaque dos brasileiros, mas será que esta criatividade é utilizada para gerar inovação? 

Inovação

Segundo o portal Pucpr,  “a inovação está totalmente relacionada à ação. É quando a ideia é colocada em prática e passa a impactar a vida das pessoas.” 

Como foi explorado no tópico Criatividade, a Inovação é uma das filhas da mesma, por isso as boas ideias partem da criatividade. Entretanto, quando se fala em Brasil, é perceptível que para um povo tão criativo, os índices de inovações não são tão altos. 

“Isso ocorre porque os brasileiros são bons para gerar ideias, mas ruins de seguir uma metodologia.” Martha Gabriel. E isso pode ser comprovado no tópico de startups.

De acordo com a Associação Brasileira Startups (ABStartups) “nove em cada dez Startups não sobrevivem.” E aí entram vários critérios: time, ideia, verba, metodologia, entre outros.

Não exploraremos o tópico startups em nosso texto, mas este assunto se faz importante para entendermos que realmente temos muitas ideias, mas de fato quantas vão para frente, e será que são tão boas assim? 

Criatividade e Inovação

Aqui na Optidata gostamos de explorar a temática Criatividade e Inovação entre nossos colaboradores, estamos sempre motivando que eles busquem o novo e tragam insights, para que juntos possamos criar ideias disruptivas e inovação na área Cloud.

“O limite entre o inovador e o obsoleto está na velocidade de promover suas próximas mudanças para dar seu próximo passo.” (StartSe)

Um exemplo que ocorreu recentemente, que pode ser visto como uma ação inovadora, é a mudança que houve na empresa Facebook. Para alguns, isso foi visto como a transformação do naming da marca, entretanto, o CEO Mark Zuckerberg, “previu a inovação”, deu um passo adiante não somente no nome da empresa, mas no papel dela nessa nova fase, a qual é denominada de Metaverso. 

Inovação é isso, mais do que ter boas ideias, colocá-las em prática, através de metodologias eficazes. Para nós, a inovação é algo construído, estamos em constante aperfeiçoamento, estudando novas áreas, ferramentas, olhando as tendências e entendendo o que podemos melhorar nos processos. 

Somos movidos pela inovação, a mesma deve estar presente diariamente em nossos processos para que possamos criar produtos e serviços que agreguem na vida do nosso cliente. 

E você, como vê a criatividade e inovação na sua empresa?

Acompanhe mais conteúdos em nosso blog!

Leia também:  Tecnologia para armazenamento de arquivos
Compartilhe
Optidata

Optidata

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza a Optidata a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de cookies.