Compartilhar Inscreva-se

Você sabe o que é Transformação Digital?

Você sabe o que é Transformação Digital?

Os números não mentem, são 7 bilhões de dispositivos móveis sendo usados constantemente, 59% da população brasileira conectada, 2,5 quintilhões de bytes produzidos diariamente e 3,7 trilhões de dólares transacionando pela internet todos os dias.

Além disso, a transformação digital também é perceptível a partir das exigências dos internautas e clientes, que estão cada vez mais conectados, realizando atividades online e entrando em contato com empresas pelo meio digital.

Assim, há maior instantaneidade nos pedidos, assim como exigências de maior agilidade e praticidade em serviços de apoio, como pagamento ou mesmo acompanhamento da entrega.

Para entender como a transformação digital é presente no dia a dia e quais as formas e vantagens ao adequá-la na empresa, confira algumas informações que separamos para você e aprimore os serviços da sua instituição!

O que é transformação digital?

Mesmo que o nome lembre redes sociais, internet, big data e processos digitais, a transformação digital é muito mais, tornando-se o conjunto desses pontos com a reestruturação de processos gerais de uma empresa.

Ou seja, a captação da cultura digital e imersão da instituição em tal realidade, focando na melhoria do contato com o cliente, experiência do consumidor, captação e fidelização, estratégia e demais possibilidades para inserção nas exigências da rotina digital.


Quais os principais pontos para transformação digital?

Dentre essas possibilidades, se a empresa focar na análise da infraestrutura e processos e, após, considerar a transformação digital, é interessante pensar em:

Melhorias nos processos operacionais

Os processos internos podem ser readequados e qualificados com a transformação digital, considerando, por exemplo, a migração da infraestrutura e serviços para a nuvem, que oferece acesso remoto, agilidade, flexibilidade e compartilhamento de informações.

Foco na experiência do cliente

Outro ponto é a experiência do cliente que, se bem planejada, pode contemplar:

  • Melhor segmentação do público, atingindo a persona elaborada;
  • Estratégias direcionadas e contemplando as diversas fases do público;
  • Maior acompanhamento do consumidor, com apoio no momento de contato, compra ou contratação e pós-compra;
  • Possibilidade de contato em ambientes comuns, como pelo acesso em landing pages, redes sociais ou mesmo blog por meio do marketing de conteúdo.

Além disso, com a junção desse ponto com o anterior, é possível melhorar o trabalho entre as equipes e apoiar o cliente em todos os momentos, além de melhorar o planejamento nas vendas e comunicação entre as áreas, considerando trabalhos colaborativos pela nuvem, acessos de documentos e etapas cumpridas.

Como fazer uma transformação de qualidade?

Todas essas melhorias podem ser realizadas a partir de uma análise completa e estudo sobre os funcionamentos da instituição, identificando os pontos de melhoria e levantando hipóteses.

Para isso, é preciso alinhar os objetivos e perspectivas entre todas as áreas, evitando direcionar a responsabilidade apenas para o setor de T.I.. Afinal, para a transformação digital completa e que apresente resultados, é preciso que todos os funcionários e áreas estejam cientes dos objetivos com a reestruturação e formas de trabalho, além de estarem treinados para adaptar suas tarefas aos aprimoramentos digitais.

Leia também:  4 motivos para sua empresa de software ser parceira da Optidata
Compartilhe
OptiData

OptiData

Segurança, disponibilidade e otimização: a Optidata oferece soluções em cloud sob medida para a sua empresa.

Este site usa cookies para melhorar e personalizar sua experiência com nossos conteúdos e anúncios. Ao navegar, você autoriza a Optidata a coletar tais informações e utilizá-las para estas finalidades. Em caso de dúvidas, acesse nossa Política de cookies.