Indústria de Móveis Henn reduz custos e aumenta segurança de dados e sistemas através da parceria com a Optidata

Móveis Henn

Móveis Henn

Considerada uma das maiores indústrias moveleiras do Brasil, a Móveis Henn está localizada no município de Mondaí, Extremo Oeste de Santa Catarina, onde conta com um moderno parque fabril, com 70 mil metros quadrados de área construída.

São aproximadamente 1000 colaboradores diretos/indiretos atuando na produção, distribuição e revenda de móveis na linha de dormitórios, cozinhas e modulados há 25 anos.

A necessidade de mudança

A Móveis Henn conta com tecnologia de ponta em uma estratégia precisa e eficiente de logística, que garante a exportação dos produtos para 4 continentes com qualidade e agilidade. Para isso, possui também um avançado sistema, capaz de manter um estoque regulador de aproximadamente 400 itens, todos para pronta-entrega, por até 30 dias.

Até o fim de 2015, todos os processos, dados e softwares necessários para o pleno funcionamento das atividades da empresa eram mantidos em uma complexa infraestrutura de TI interna, que demandava altos custos de profissionais e equipamentos.

Com o objetivo de otimizar as atividades, tempo de trabalho da equipe e reduzir gastos, a Móveis Henn decidiu migrar seu ERP e todos os seus servidores para a nuvem, escolhendo a Optidata como parceira de negócio.

De acordo com Francisco Schäfer Júnior, gerente de sistemas da móveis Henn, a decisão foi tomada após um levantamento detalhado realizado na empresa.

Nós percebemos que o ERP que a gente havia adquirido em 2012 exigia uma estrutura muito grande, com um custo muito alto de manutenção. Como esses equipamentos começaram a depreciar, fizemos uma avaliação para renová-los ou migrar nosso sistema para a nuvem. Foi aí que decidimos migrar, principalmente em função da análise de custo/benefício.

Além disso, outro fator também contribuiu, e muito, com essa mudança: a tendência de cloud computing que tem sido adotada pelas mais diversas corporações ao redor do mundo.

“Hoje em dia tudo está indo para nuvem, e eles são especialistas nisso. Para manter toda a estrutura interna, teríamos que ter vários profissionais, o que resultaria em altos custos para a empresa, então, por isso, decidimos que o melhor era terceirizar”, ressaltou o gerente.

O processo de migração

O estudo sobre as alterações necessárias e o processo de migração começou a ser elaborado pela Optidata na Móveis Henn ainda em junho de 2015. A partir daí, uma equipe de profissionais especializados passou a realizar avaliações e análises constantes a fim de encontrar o melhor caminho através de serviços personalizados, para atender as reais necessidades da empresa.

As seguintes soluções foram contratadas:

A primeira etapa consistiu na análise de toda a estrutura da empresa e em testes, migrando uma base demonstração do sistema ERP do cliente para a estrutura da Optidata. Com tudo validado, deu-se início à fase de estimativa de recursos e, na sequência, o projeto de migração de diversos sistemas – ERP principal, sistema de recursos humanos, BI, entre outros – foi colocado em prática, sempre com pequenas paradas programadas para que o processo não prejudicasse a operação do cliente.

Além de migrar a maior parte da estrutura da Móveis Henn para a nuvem, a Optidata também oferece suporte na estrutura interna da empresa, auxiliando na parte de segurança, redundância de links para permitir o bom funcionamento do acesso à estrutura de data center da Optidata, adequações, substituição de equipamentos, backups e configurações de rede, o que garante maior confiabilidade e escalabilidade, redução de custos, aumento da segurança e disponibilidade de todo ambiente à empresa.

Os benefícios

Com a implementação das soluções pela Optidata, a Móveis Henn conseguiu reduzir consideravelmente os gastos com infraestrutura de TI e equipe técnica interna, otimizou processos e tarefas e ainda aumentou a proteção de seus dados e informações.

Os principais benefícios são a tranquilidade e a segurança que a gente tem a partir dos recursos disponibilizados. Hoje, por exemplo, temos equipamentos bem melhores a nossa disposição, sempre atualizados e não registramos mais problemas de paradas do sistema ou desastres, afirmou o gerente.

Essas, inclusive, eram as principais preocupações do setor de TI e da direção da empresa antes da migração para a nuvem: o alto custo decorrente de possíveis erros técnicos.

Já tivemos problemas internos, de a empresa ficar parada um dia em função de uma falha num equipamento. Sabemos que quando isso acontece o custo é muito alto, então, como a Optidata tem um data center próprio e são profissionais nisso, a gente tem mais segurança, destacou.

Ainda, segundo Júnior, os benefícios com a migração para a nuvem vão muito além da diminuição dos gastos com suporte e licenciamento de servidores: a empresa ganhou um verdadeiro parceiro de negócio, permitindo a toda equipe focar em estratégias e planejamento que trarão mais e melhores resultados para o crescimento e desenvolvimento Móveis Henn.

Nossos Escritórios

Conheça a localização de nossos escritórios e data centers no Brasil e nos EUA.

Chapecó (SC) - Brasil
Tv. Oslo 90D – Passo dos Fortes
CEP: 89805-110
+55 49 2020.1111
Florianópolis (SC) - Brasil
SC-401, Km 04, s/n
Saco Grande
+55 49 2020.1111
Miami - EUA
8121 NW 68th Street
FL 33166
305-436-0203
Data center Brasil
Rua Iapó 1408 – Prado Velho
Curitiba (PR)

Data center EUA
36 NE 2nd St – Miami – FL 33132