English EN Portuguese PT

O que é cibersegurança e como tê-la na sua empresa? Confira!

cibersegurança

Se há uma preocupação que as empresas precisam estar atentas o quanto antes é sobre as questões de cibersegurança. Segundo levantamento global da consultoria Accenture, houve um aumento de 31% nos ataques virtuais às empresas em 2021. Contudo, não são só em números absolutos que temos uma grande preocupação.

A intensidade dos ataques hackers também merece bastante atenção. A Revista Época Negócios listou os maiores ataques de 2021 e tivemos uma lista bastante complicada: roubos de criptomoedas, ataques ransomware de grandes proporções, golpes no Pix, entre outros.

Há cada vez mais pontos de ação dos hackers, que podem causar prejuízos graves para seu negócio. Por isso, preparamos um conteúdo especial para que você entenda o que é cibersegurança e tire suas principais dúvidas sobre o tema.

O que é cibersegurança?

Para entender porque este é um tema cada vez mais citado e importante, precisamos esclarecer o que é cibersegurança. Trata-se do conjunto de medidas e protocolos adotados pelas organizações para proteger as mesmas de eventuais ações de cibercriminosos, bloqueando as ameaças digitais.

Por que a cibersegurança é tão importante atualmente?

Fato é: quanto mais as tecnologias evoluíram ao longo do tempo, maior número de potencialidades trouxeram para as organizações. Mas, ao mesmo tempo, também abriu novas brechas de vulnerabilidade. Por exemplo, atualmente utilizamos mais dados internamente e, portanto, mais funcionários estão conectados com bancos de dados.

Com isso, os cibercriminosos possuem mais pontos para tentar atacar. Afinal, basta um erro humano e os protocolos de segurança podem não ser o suficiente para resolver a questão. E não basta apenas ter mais pontos de vulnerabilidade: também temos ataques que causam danos em maior intensidade.

Um dos grandes tipos de ação que causam impactos significativos é o ransomware. Neste tipo de ataque, o cibercriminoso criptografa os dados de uma máquina ou servidores sequestrando os dados. Assim, a partir disso, ele cobra um valor para descriptografar os dados, pago em bitcoins a fim de buscar ser irrastreável.

O impacto de ataques ransomware são extremamente graves, justamente, porque inviabiliza o uso de informações importantes para os negócios. Por isso a prevenção a ele é uma demanda urgente para as organizações.

Quais cuidados devem ser implementados para a cibersegurança?

Mas afinal, quais são as questões que estão envolvidas com cibersegurança e quais cuidados devem ser tomados no momento da implementação das medidas? A seguir você confere alguns pontos que o seu negócio precisa estar atento.

Planeje a adoção dos cuidados de cibersegurança

Toda mudança precisa ser planejada, para que elas não sejam adotadas de forma atropelada e, ao mesmo tempo, seja possível mensurar os resultados da adoção dessas questões. Por exemplo, você pode analisar quantas ocorrências de problemas de segurança ocorreram antes de novas medidas e verificar se elas reduziram ao longo do tempo.

O planejamento deve prever quais são as alterações realizadas, quais soluções serão implementadas, cronograma, profissionais envolvidos, metas, objetivos e métricas a serem avaliadas periodicamente. Com tudo isso em mãos é possível, de fato, avaliar se as medidas estão tendo os efeitos esperados ou se é preciso redirecionar a rota.

Pense que a proteção deve ser de dentro para fora

“Proteção deve ser de dentro para fora”, sabe o que isso quer dizer? Não adianta trazer especialistas para seu negócio, adotar medidas de proteção, ter as melhores soluções e ferramentas, mas seus colaboradores colocarem a segurança da empresa em risco.

Por isso, é fundamental que eles sejam treinados constantemente sobre como é possível potencializar ações de proteção e, principalmente, como agir em caso de problemas. Esse primeiro momento no qual uma sinistralidade ocorre ditará os rumos das ações futuras. Por isso, se a sua empresa ainda não adota planos de contingência de danos, também é importante mudar o quanto antes essa questão.

Faça da segurança um objetivo coletivo

Todos os envolvidos na empresa precisam estar orientados e focados para trazer cuidados importantes para a cibersegurança. Ou, em outras palavras, isso precisa ser incorporado à cultura da empresa. Se for algo apenas operacional, as chances de falha são grandes.

Por exemplo, se o passo a passo das atividades realizadas dentro de um setor não forem orientadas com o objetivo de manter a cibersegurança em dia, um colaborador pode esquecer de um protocolo de segurança e gerar um deslize que coloque a organização toda em perigo.

Realize testes constantemente

O que é melhor: identificar uma falha na segurança internamente ou encontrá-la apenas quando um cibercriminoso possui sucesso em sua ação? Muito melhor a primeira opção, não é mesmo? Pois é, por isso a realização de testes é tão importante.

Quando feitos de forma periódica, eles possuem a função de encontrar brechas mais rapidamente e, consequentemente, consertar a questão antes que ocorra qualquer tipo de ação de intrusão. Por exemplo, se em um teste encontra-se uma vulnerabilidade em uma solução adotada no negócio, pode-se consertá-la antes que um hacker a utilize, por meio de uma atualização.

Conte com uma empresa especializada

Para que todo esse processo seja feito de forma segura, é fundamental ter uma empresa especializada em cibersegurança. Os profissionais podem atuar de forma substancial na proteção da sua empresa e, assim, minimizar a ocorrência de ações desta natureza, bem como estarem dedicados constantemente a realizar os ajustes de rota, caso sejam necessários.

Como a Optidata pode auxiliar em uma melhor estratégia de cibersegurança?

Este último passo é fundamental e nós da Optidata podemos ser seu parceiro para trazer melhores estratégias de cibersegurança. Somos especialistas em proteção de questões como:

Também atuamos na criação de mitigação de riscos, de forma a promover as melhores ações a serem realizadas quando um problema acontece, a fim de evitar que sua empresa possa potencializar riscos em caso de um ataque.

Além disso, fazemos todas essas questões também alinhadas com sistemas e aplicações em nuvem, protegendo suas soluções e dados. Ou seja, podemos adotar o planejamento perfeito para sua empresa, trazendo todos os pilares fundamentais de cibersegurança com estratégia e eficiência.

Quer entender mais como podemos colaborar com seu negócio? Entre em contato e tire suas dúvidas com a gente.

Somos especialistas em soluções cloud premium!

Converse conosco e não fique pra traz!

Onde estamos localizados

localização optidata

Chapecó (SC) - Brasil

Av. Getúlio Dorneles Vargas,
4135N - Bairro Líder
+55 49 3199-4242

Florianópolis (SC) - Brasil

SC - 401, Km 04, s/n
Saco Grande
+55 49 3199-4242

São Paulo (SP) - Brasil

Alameda Grajau - 219
Alphaville Centro Barueri

Datacenter Curitiba Brasil

Rua Iapó 1408 - Prado Velho
Curitiba (PR)

Datacenter São Paulo Brasil

Av. Marcos penteado de
Ulhôa Rodrigues, 249

Inscreva-se
na nossa
CloudNews

Fique por dentro das principais
tendências e soluções Cloud