Principalmente em meios empresariais, sugerir e começar a usar inovações tecnológicas é uma dificuldade um pouco maior, considerando a rigidez do setor e a possível estabilidade, que bloqueia algumas melhorias criativas apenas por desconfiança sobre os benefícios que determinado serviço pode oferecer para a empresa.
Por outro lado, instituições pioneiras na implementação de tecnologias, quando arriscam e englobam serviços e sistemas inovadores de qualidade, possuem maior chance de aumentar seu desempenho, o trabalho da equipe, o reconhecimento e, consequentemente, as vendas, prestações de serviço e fluxo de caixa, principalmente quando optam em processos diferenciados, como ao investir em cloud computing.
Partindo disso, é possível considerar que, se a inovação oferecer pontos benéficos para a empresa, possivelmente a gestão terá interesse em aderir, basta conhecer melhor a tecnologia. Para convencer seu chefe a investir em cloud computing, o ideal é apresentar a tecnologia e seus benefícios, ajudando tanto a gestão quanto a equipe a trabalhar com maior eficiência. Confira algumas dicas e aprimore as atividades no trabalho!
1 – Apresente os diferenciais da tecnologia
Para começar, é interessante apresentar o conceito da tecnologia, as diferenças em relação ao trabalho e infraestrutura atual e quais os principais diferenciais. Assim, é possível visualizar melhor a possibilidade e vantagens para a empresa.
Para isso, uma dica é pontuar os conceitos de servidor fixo e cloud computing, partindo do pressuposto que a nuvem atuará substituindo o equipamento.
Servidor fixo
O servidor fixo é a base de equipamentos de uma empresa, com foco no armazenamento de dados da instituição, clientes e terceiros, como fornecedores e prestadores de serviço. O equipamento também é usado para backup de informações e possui foco no oferecimento de um ambiente adequado para que as atividades internas sejam realizadas e bem documentadas.
Cloud Computing
O investimento em cloud computing parte das mesmas atividades de um servidor fixo, porém, com possibilidades adicionais para os usuários e clientes.
Com ele, além de armazenamento e base estrutural para os serviços da empresa, o profissional em si possui maior autonomia para realizar seus trabalhos por exemplo, além de alinhar atividades coletivas, gerar maior praticidade para a rotina de trabalho e contar com segurança e sigilo para informações restritas.
Isso, excluindo a necessidade de um espaço separado para o equipamento e infraestrutura física para isso, reduzindo o uso de recursos investidos.
2 – Explique como investir em cloud computing
Após indicar as diferenças entre a infraestrutura de T.I. atual e as possibilidades ao investir em cloud computing, é interessante mostrar como a tecnologia é vasta e pode ser aderida por planos adaptados a cada cliente, identificando as diferenças entre as categorias:
Nuvem pública: tecnologia oferecida por empresas com infraestrutura compartilhada e externa, cujo ambiente é dividido por clientes, mesmo com protocolos particulares e espaços específicos para cada empresa;
Nuvem privada: infraestrutura da nuvem direcionada apenas a uma empresa, com data centers próprios para determinada instituição, mesmo com os equipamentos externos;
Nuvem híbrida: uma composição de ambas as possibilidades apresentadas, podendo oferecer um serviço externo e, ainda, planos pontuais apenas para a empresa.
Possibilidades nacionais e internacionais
Além das 3 opções, há empresas que oferecem planos nacionais ou internacionais de acordo com as sedes e permanência dos servidores, com objetivo de alinhar as expectativas do contratante com a instituição.
Dentre essas 2 possibilidades, há diferenciais em ambas, questões que devem ser analisadas a partir das necessidades de cada empresa. Caso haja ajuda profissional, o responsável pode estudar o fluxo de trabalho da empresa, suas exigência, infraestrutura em T.I., tipo de trabalho e demais possibilidades que influenciam na escolha de uma nuvem nacional ou internacional.
Caso queira saber mais sobre o assunto, confira este artigo que explica com detalhes as vantagens da nuvem nacional e diferenças relevantes!
3 – Pontue as vantagens
Por fim, um dos pontos mais relevantes é pontuar quais os diferenciais ao investir em cloud computing e as vantagens da mudança. Assim, é relevante abordar pontos como:
Segurança como prioridade
O serviço em nuvem é feito no ambiente digital e online. Assim, pode causar receio em algumas pessoas que tem medo de ameaças virtuais, como os temidos vírus no sistema. Mas, ao contrário deste mito, dados, sistemas e aplicações armazenados e gerenciados por especialistas em cloud computing contam com inúmeros protocolos avançados de segurança.
Qualificação dos trabalhos
Como a cloud ajuda em atividades internas e externas da empresa, é natural que ela qualifique alguns trabalhos tanto de equipes quanto de profissionais em si, afinal, investir em cloud computing é sinônimo de:
Maior autonomia em atividades, considerando o ambiente de armazenamento que pode servir de base para compilar informações e evitar que o profissional perca tempo com procuras;
Possibilidade de trabalho remoto, pois as informações ficam salvas na nuvem e podem ser acessadas sempre que necessário por meio da internet;
Acesso por equipamentos diversos, como tablets, ipads, smartphones, notebooks e computadores de mesa;
Trabalho em conjunto com outros setores e funcionários, afinal, a cloud permite compartilhamento a partir de logins a pessoas autorizadas.
Maior quantidade de profissionais especialistas
Por fim, caso haja resistência em relação à tecnologia por insegurança em momentos de possíveis panes ou erros, é possível discutir sobre como o ambiente digital está cada vez mais voltado para serviços em nuvem, e, com isso, os profissionais se especializam cada vez mais na tecnologia, tornando-se indispensáveis para a empresa.
Todos esses pontos podem ser direcionados para uma apresentação que foque nas principais dores da empresa, mostrando como investir em cloud computing para que haja resultados de qualidade para a instituição.
Além disso, empresas especializadas no ramo de cloud podem adequar seus planos de acordo com as demandas do cliente, indicando os principais serviços e recursos que tornam-se disponíveis ao optar pela inovação.