English EN Portuguese PT

Compliance da segurança, o que é e como implementar na sua empresa

Compliance

Garantir a confiança do cliente e a credibilidade de uma empresa no mercado: estes são alguns dos objetivos da compliance aplicada à segurança da informação. O primeiro é de grande utilidade para que os gestores de TI consigam manter os dados em posse da empresa livre de ameaças físicas ou virtuais. Dessa forma, a companhia fica em conformidade com a legislação, em especial a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados).

Você pode estar se perguntando, mas como é essa relação entre compliance e segurança da informação? Por que ela é tão importante para o negócio e quais as suas etapas de implementação? Continue a leitura do nosso artigo até o final e descubra!

O que é a compliance aplicado à segurança da informação?

Para ter um bom compliance, as empresas precisam estar a par de leis, políticas e normas regulamentadoras. Conceitualmente, a segurança da informação consiste em ações que visam proteger dados, sejam eles virtuais ou físicos. Além disso, a compliance tem um caráter preventivo, definindo processos, tecnologias e pessoas aptas para assegurar a máxima confidencialidade, integridade e disponibilidade desses registros.

Porque é importante adotar compliance na empresa?

Em virtude da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), as empresas em geral precisam adotar o compliance. Nesse sentido, o setor de TI deve estar a par dessa legislação, incorporando-a às suas atividades cotidianas. Além disso, a certificação ISO 27000 também é fundamental no compliance, de modo que o gestor de TI passa a gerenciar coisas como:

  • bancos de dados, inclusive as informações sensíveis, aquelas que dizem respeito à orientação política ou religiosa de um usuário, por exemplo;
  • informações financeiras;
  • propriedade intelectual.

Sua empresa tem um setor que cuida especificamente disso? É uma etapa importante para dar continuidade no processo. Abaixo vamos entender quais são essas etapas.

Quais as etapas de implementação?

A seguir, falaremos um pouco sobre três das principais etapas necessárias para a compliance de segurança da informação. Acompanhe!

Identificar os direcionadores e controles exigidos

Existem vários direcionadores que uma empresa pode usar. Um deles é o regulamento específico do segmento da companhia, bem como as regras internas do negócio. Podemos também citar as exigências do mercado e as particularidades da lei, a depender do país onde o empreendimento está operando.

Definir a arquitetura de segurança da informação

Todos os dispositivos tecnológicos da empresa devem estar definidos, dimensionados e organizados. Isso é justamente a arquitetura de segurança da informação, que precisa estar alinhada às necessidades do negócio. Vale destacar que, tão importante quanto definir essa arquitetura é comunicá-la a todos os envolvidos no processo de forma clara, visto que existem vários caminhos diferentes a serem seguidos.

Divulgar o nível da compliance

Depois que a compliance é colocada em prática, é crucial avaliá-la e saber se está conforme o esperado. Nesse sentido, é importante o gestor de TI elaborar um plano de ações, visando realizar melhorias contínuas no processo, ou simplesmente manter o nível de qualidade da compliance.

A compliance na segurança da informação tem por objetivo garantir a confiança do cliente e a credibilidade de uma empresa no mercado. Estar em conformidade garante a oportunidade de estar presente em distintos mercados que tem critérios avançados quando se trata em proteção e segurança dos dados.

Mas, sabemos que dar conta de tudo não é fácil, ainda mais quando é necessário ser especialista no assunto. Por isso, nós da Optidata podemos ser o seu parceiro nesse processo, por meio da migração da infraestrutura local de TI para a cloud e assessoria especializada em LGPD.

Dessa forma, o nível de segurança dos dados da sua empresa passa a ser maior, ajudando, portanto, na conformidade em relação à LGPD. Quer tornar a sua empresa uma referência em compliance? Então entre em contato conosco agora mesmo!

 

Confira um conteúdo exclusivo com nosso DPO Flaviano Esteban sobre LGPD.

compliance

Somos especialistas em soluções cloud premium!

Converse conosco e não fique pra traz!

Onde estamos localizados

localização optidata

Chapecó (SC) - Brasil

Av. Getúlio Dorneles Vargas,
4135N - Bairro Líder
+55 49 3199-4242

Florianópolis (SC) - Brasil

SC - 401, Km 04, s/n
Saco Grande
+55 49 3199-4242

São Paulo (SP) - Brasil

Alameda Grajau - 219
Alphaville Centro Barueri

Datacenter Curitiba Brasil

Rua Iapó 1408 - Prado Velho
Curitiba (PR)

Datacenter São Paulo Brasil

Av. Marcos penteado de
Ulhôa Rodrigues, 249

Inscreva-se
na nossa
CloudNews

Fique por dentro das principais
tendências e soluções Cloud