English EN Portuguese PT

Data Driven: 4 passos para uma implantação estratégica de sucesso

Data Driven
Notavelmente os dados ganham mais espaço nas empresas, tornando o Data Driven uma ferramenta fundamental para tomar decisões. Entretanto, muitos dos negócios que desejam aderir os dados, ainda não sabem como transformar essas informações em conhecimento que faça com que os lucros aumentem. Hoje, se você precisa cobrar da sua equipe um melhor desempenho de um projeto de TI, por exemplo, você faz essa cobrança baseado em que? Outro exemplo, você precisa diminuir os custos ou investir em produto, essa decisão você baseia em dados ou na sua própria percepção? Se você está passando por isso, deve conhecer mais sobre o conceito de Data Driven, leia esse conteúdo até o final. Aqui, apresentaremos como ele pode ser útil ao seu negócio e quais são as maneiras de aplicá-lo.

O que é Data Driven?

Data Driven é uma estratégia que foca na utilização de dados para a tomada de decisão na empresa. De maneira simples, estamos falando de uma estratégia que significa tomar decisões baseadas em uma análise e interpretação de dados, ou seja, o Data Driven é uma gestão baseada em dados. Os dados captados podem ser internos da própria empresa ou externo, vindo do mercado como um todo. Assim, é possível oferecer ao empreendedor uma imagem mais clara do mercado em que atua, da mesma forma que oferece detalhes da própria organização para serem feitas modificações que aumentem os resultados. Segundo o relatório Insights-Driven Businesses Set The Pace For Global Growth, publicado em 2018 pela Forrester, as empresas data driven crescem mais de 30% anualmente.

Quais são as vantagens de ser Data Driven?

Decisões embasadas em números

Como já comentamos anteriormente, é raro encontrar empresas hoje em dia, com a tecnologia a plenos pulmões, que vive sob a cultura do achismo. Isso não por acaso, afinal de contas, ao tomar decisões baseadas em números reais, a empresa passa a tomar decisões mais seguras. Além disso, com decisões seguras, os riscos são minimizados, já que você tem uma breve noção do que esperar, de acordo com os dados do estudo obtido.

Identificação de tendências

Identificar tendências é outro aspecto muito comum no Data Driven, já que você consegue analisar diversos dados juntos e a partir dele visualizar tendências. A partir das tendências identificadas a sua empresa consegue antecipar os movimentos do mercado e obter resultados superiores aos concorrentes. Em contrapartida, observar as tendências te ajuda também a minimizar prejuízos diante de uma crise e outras adversidades.

Criação de produtos superiores

Quando você consegue direcionar bem os seus produtos e serviços aos clientes que realmente podem comprar o seu produto, maiores são as suas chances de vendas, certo? Neste caso, é preciso estudar a persona e entender quais são as características delas. Assim, a partir dos dados o negócio pode criar serviços voltados a esse público. Produtos e serviços criados com base em informações retiradas de dados gera sempre resultados melhores ao chegarem ao mercado, pois, já existe uma busca por esse produto.

4 passos para implantação do Data Driven na sua empresa

Saiba que é uma aplicação de médio prazo Não será do dia para a noite que você vai conseguir desenvolver na sua empresa a cultura do Data Driven. Trata-se de um processo de construção de médio e longo prazo, além de comprometimento em todos os setores do negócio.

Alinhe a sua equipe

Com o início da implementação do negócio, você deve promover ações que ajudem a manter o Data Driven na vida dos colaboradores. A partir do momento em que os seus colaboradores entenderem que as decisões irão ser tomadas de acordo com os dados, não tem como dar errado.

Análise as ferramentas

A tecnologia veio para ficar e com ela inovações constantes de ferramentas surgiram. Neste caso, as ferramentas podem te ajudar a analisar os dados e criar relatórios. É importante que avalie com cautela as opções disponíveis e escolha a que entender mais as suas necessidades quando o assunto é o Data Driven.

Definir políticas e estratégias

Com a ferramenta já aplicada ao seu negócio, é essencial definir diretrizes, principalmente ligadas à coleta de dados. Neste caso, os colaboradores precisam saber quais são os dados importantes que precisam ser armazenados e quais devem ser destacados.

Empresas de sucesso que aplicam o Data Driven

Se você ainda não acredita que as empresas aplicam o Data Driven, aqui você vai tirar a sua dúvida, pois, apresentamos três exemplos de empresas de sucesso que aplicam essa estratégia no seu dia a dia.

Netflix

Considerada a maior empresa de streaming do mundo, a Netflix utiliza os dados para tudo o que faz. Assim, desde a definição da criação de filmes e séries até criação de novos planos, são decisões vindas da análise de dados. Nos dois primeiros trimestres de 2022, a empresa perdeu mais de 2 milhões de assinantes e a partir desses dados decidiu criar um plano mais em conta, para poder minimizar essas perdas.

Google

Ao realizar uma pesquisa no Google com uma determinada palavra-chave, a empresa determina, com base em dados, quais são os resultados que você deve receber. Os resultados que aparecem na primeira página são definidos de acordo com a relevância, que partem de critérios criados pelo próprio Google, baseado em dados.

Spotify

O Spotify também se utiliza de dados para oferecer aos seus clientes a melhor experiência possível. Ao criar playlist de acordo com o que o usuário ouve ou oferecer recomendações de cantores, a empresa está se aproveitando de dados de usabilidade da página. Além disso, a empresa utiliza dos seus gostos para determinar as canções que devem cantar em um primeiro momento no modo aleatório.

Maior erro de uma empresa que implanta Data Driven

Um dos erros mais comuns quando as empresas decidem se inserir no mundo dos dados é considerar que somente eles devem ser considerados, ignorando até mesmo o contexto. É claro que isso não é real, sendo fundamental a partir de qualquer relatório apresentar os dados, mas também informar o contexto para que os números façam sentido. Afinal de contas, realizar esse tipo de comportamento irá manter a sua empresa no achismo, pois você não saberá, de maneira congruente, o que levou aos números que tem em mãos. Portanto, tome cuidado ao obter dados e contextualizar bem a sua base para somente assim, conseguir analisar exatamente o que é apresentado.

Implantar  Data Driven requer  proteção  desses dados. Como fazer? 

Após a implantação Data Driven é importante pensar que os dados analisados devem ser seguros, e a nuvem possui fortes princípios de autenticidade e políticas de segurança que podem ajudar a garantir que as informações não sejam comprometidas. Ter esses recursos de proteção é considerado o maior diferencial para usar a nuvem para análise de dados. Além disso, o processo é mais eficiente, pois a Cloud Computing possibilita a centralização dos dados e a integração e maior disponibilidade das informações do negócio, facilitando a avaliação dos dados e a criação de relatórios abrangentes. Graças aos recursos de Cloud Computing, é possível acompanhar de perto e atualizar facilmente todo o tráfego de dados estratégicos da empresa, além de selecionar os mais relevantes para a tomada de decisões importantes. Com os dados hospedados na nuvem, os gestores podem identificar possíveis problemas antes que eles ocorram e até mesmo capitalizar as oportunidades identificadas mais rapidamente para melhorar o crescimento dos negócios. O serviço de Cloud Premium da Optidata, oferece os melhores recursos em Cloud – IaaS com armazenamento e backups seguros de todos os seus dados. Nossos especialistas avaliam qual a melhor opção para seu negócio e auxiliam em todo o processo de implantação e migração. Seus dados estarão seguros na nuvem. Fale conosco!  Para receber outros tipos de conteúdo, siga-nos nas redes sociais.

Somos especialistas em soluções cloud premium!

Eleve seu negócio para um novo nível!

Onde estamos localizados

localização optidata

Chapecó (SC) - Brasil

Av. Getúlio Dorneles Vargas,
4135N - Bairro Líder
+55 49 3199-4242

Florianópolis (SC) - Brasil

SC - 401, Km 04, s/n
Saco Grande
+55 49 3199-4242

São Paulo (SP) - Brasil

Alameda Grajau - 219
Alphaville Centro Barueri

Datacenter Curitiba Brasil

Rua Iapó 1408 - Prado Velho
Curitiba (PR)

Datacenter São Paulo Brasil

Av. Marcos penteado de
Ulhôa Rodrigues, 249

Inscreva-se
na nossa
CloudNews

Fique por dentro das principais
tendências e soluções Cloud