English EN Portuguese PT

Desvendando siglas: tudo sobre os serviços IaaS, PaaS e SaaS

A cloud computing mudou a forma como as empresas veem as suas estruturas e alavancou o funcionamento do setor de tecnologia da informação (TI), transformando-o ainda mais em parte estratégica dos processos que buscam eficácia e resultados.

A partir deste desenvolvimento, a cloud computing se expandiu e abriu diversos caminhos para serem trabalhados dentro de corporações, e cada um tomou um nome baseado em siglas que padronizaram cada tipo de serviço.

No universo da computação em nuvem, as siglas podem parecer apenas um amontoado de letras, porém, elas indicam diversos tipos de trabalhos e, com certeza, você está em contato todos os dias com serviços que partem delas.

A maioria das siglas provenientes de atividades que utilizam da computação em nuvem tem um fator em comum: as letras aaS ao final, que, significam “as a service”, exemplificando de início que aquela oferta é de um serviço. Por exemplo, IaaS (Infrastructure as a Service), que traduzido para o português, nada mais é do que a infraestrutura como serviço.

Continue a leitura e conheça os 3 principais serviços de cloud computing identificados por siglas, bem como as suas principais aplicações. Confira!

IaaS (Infrastructure as a Service)

A infraestrutura como serviço é a categoria mais comum da computação em nuvem. Nesse formato, é alugado um espaço para utilizar através de uma máquina virtual, na qual se desenvolve uma infraestrutura de TI.

Todo o serviço IaaS é feito pela internet e sem a necessidade de servidor físico próprio, o que reduz, de forma considerável, os custos com estruturas de equipamento, espaço e equipe especializada.

As aplicações mais comuns deste serviço são: aplicativos web, hosting de sites, armazenamento e backup, big data e computação de alto desempenho.

PaaS (Plataform as a Service)

A plataforma como serviço é utilizada para serviços mais pesados, principalmente de desenvolvimentos e gerenciamento de softwares, aplicativos e testes mais volumosos.

Com o serviço de PaaS é possível trabalhar aplicativos e sistemas, móveis ou web, com armazenamento disponível, infraestrutura de rede, banco de dados e ferramentas de desenvolvimento somente através da internet, sem precisar de um servidor interno.

As aplicações mais comuns deste serviço são: desenvolvimento ou personalização de aplicativos, recursos de nuvem e BI.

SaaS (Software as a Service)

O software como serviço é exatamente como o nome diz: são oferecidos softwares em nuvem para os mais diversos usos.

Com os serviços de SaaS é possível utilizar um software alocado em um provedor, que pode ser acessado de qualquer lugar e por qualquer gadget. Neste caso, todo o gerenciamento do software, hardware, atualizações e segurança são realizados pela empresa especializada que oferece o serviço.

As aplicações mais comuns deste serviço são: e-mail, ERP e CRM.

Somos especialistas em soluções cloud premium!

Converse conosco e não fique pra traz!

Onde estamos localizados

localização optidata

Chapecó (SC) - Brasil

Av. Getúlio Dorneles Vargas,
4135N - Bairro Líder
+55 49 3199-4242

Florianópolis (SC) - Brasil

SC - 401, Km 04, s/n
Saco Grande
+55 49 3199-4242

São Paulo (SP) - Brasil

Alameda Grajau - 219
Alphaville Centro Barueri

Datacenter Curitiba Brasil

Rua Iapó 1408 - Prado Velho
Curitiba (PR)

Datacenter São Paulo Brasil

Av. Marcos penteado de
Ulhôa Rodrigues, 249

Inscreva-se
na nossa
CloudNews

Fique por dentro das principais
tendências e soluções Cloud