Está buscando uma profissão que é considerada uma das top 10 quando se fala em “profissões do futuro”? Vem conhecer o que é DevOps e o que pode ganhar investindo neste segmento.
DevOps é uma profissão da área de tecnologia que vem crescendo cada vez mais com a transformação digital. Nos dias de hoje, muitas empresas estão de olho em profissionais qualificados nesta área para otimizar e tornar os processos corporativos mais ágeis e tecnológicos. E aqui está uma super oportunidade de carreira!
Segundo uma pesquisa realizada pelo Banco Nacional de Empregos (BNE), a ocupação em DevOps se destaca como uma das mais promissoras do setor de tecnologia para 2022. A tendência para o ano é aumentar o número de contratações em diferentes segmentos do mercado.
Acompanhe a seguir e entenda o que é essa profissão e como se qualificar para seguir carreira na área!
O que é DevOps?
O termo “DevOps” significa a combinação de “desenvolvimento” com “operações”, incluindo segurança, colaboração, análise de dados e diversos outros conceitos. A palavra representa um conjunto de técnicas que aproximam as equipes de tecnologia de uma empresa, desempenhando funções para a automação e agilidade das aplicações.
A qualificação nesta área ajuda no aumento e na frequência da entrega de atualizações nos sistemas, oferecendo baixas taxas de falhas e erros aos softwares. Com isso, é possível operar tarefas rapidamente em estruturas mais estáveis. Em geral, a DevOps utiliza políticas de conformidade automáticas, além de técnicas de gerenciamento eficientes.
As práticas do segmento promovem cooperação e diálogo contínuo entre os colaboradores de uma companhia, permitindo um processo criativo com softwares mais confiáveis. O profissional da área é responsável por otimizar a produtividade e a confiabilidade da infraestrutura, possibilitando resultados mais alinhados às necessidades dos clientes.
Como é a carreira em DevOps?
Os especialistas contam com uma série de funções dentro de uma empresa (a área permite que sejam em diferentes segmentos). Ele traz mais agilidade e automação para as atividades cotidianas, gerando maior eficiência financeira para os empreendimentos que trabalham com serviços baseados em cloud computing.
Em geral, o especialista pode alocar servidores, gerenciar as máquinas virtuais hospedadas, manter o ambiente padronizado, gerir as mudanças, monitorar, provisionar novos recursos por demanda, entre muitas outras operações.
O mercado de trabalho requer cada vez mais pessoas especialistas nesta área. Com a evolução tecnológica e os serviços em crescimento para a nuvem, as empresas naturalmente precisam de mais profissionais de DevOps para oferecer maior disponibilidade dos serviços contratados.
Como se qualificar para a área?
Para se qualificar para a área é preciso buscar por conhecimento técnico de qualidade. Estudar sobre novas ferramentas, metodologias ágeis e práticas de automatização, por exemplo, são ações essenciais para um profissional da área.
Outra opção é aprimorar suas soft skills e aprofundar as habilidades de programação, aprendendo como ler várias linguagens e códigos. Ter certificados em métodos e recursos que simplificam os processos que envolvem DevOps também é fundamental para se tornar mais capacitado e obter diferenciais diante da concorrência.
Não há dúvidas que as carreiras em tecnologia estão em ascensão no mercado de trabalho. Quem investir no segmento tem grandes chances de atingir o sucesso, estabilidade e bons rendimentos. Para ser um profissional de excelência em DevOps, é importante quebrar paradigmas e pensar sempre além, visando a inovação a favor de uma nova cultura nas empresas.
Gostou do conteúdo? Aproveite a visita e siga a Optidata nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece no universo da tecnologia: Instagram e LinkedIn.
Estamos com várias vagas em aberto, conheça todas elas e vem fazer parte de uma das empresas que mais cresce no segmento cloud!