English EN Portuguese PT

Machine Learning: como esse conceito pode dar um novo rumo para o seu negócio

No mundo da tecnologia, Machine Learning é um conceito bastante familiar. Mas ainda falta para isso acontecer no universo empresarial.

Embora existam muitos negócios que já são capazes de reconhecer os benefícios de adotar essa tecnologia, a maioria ainda tem dúvidas sobre como isso se encaixa em seus objetivos.

Portanto, para sanar essas dúvidas mostraremos o que é Machine Learning e como aplicar um dos conceitos mais promissores da TI no seu negócio.

Entenda o que é Machine Learning

Sua tradução para o português é aprendizagem de máquina e remete à ideia de máquinas com capacidade de aprender.

Esse aprendizado se dá por meio da interpretação de algoritmos, o que permite essa tecnologia executar tarefas humanas com base em um grande volume de dados.

O Machine learning é um recurso que pode ser utilizado tanto de forma supervisionada, com a intervenção humana, quanto não supervisionada, executando tarefas mais complexas.

Vale destacar aqui que esse conceito não é a mesma coisa que Inteligência Artificial, pois essa imita habilidades humanas, simulando o seu desempenho em tarefas.

Enquanto isso, o machine learning é uma forma de inteligência tecnológica, com capacidade de aprender de forma automática, se aperfeiçoando com a entrada de novos dados.

Como ele pode ajudar o seu negócio?

Agora que já explicamos que machine learning é um recursos que representa o aprendizado de máquinas com ou sem a intervenção de pessoas, vamos mostrar como um negócio pode aplicar esse conceito.

Marketing Digital

Um exemplo de utilização desse tipo de tecnologia em empresas é nas ações de marketing digital.

Sabendo da importância que há em monitorar a interação de clientes e leads com os canais virtuais de uma empresa, imagine ter uma tecnologia capaz de saber que tipo de conteúdo cada grupo de clientes precisa.

Essa possibilidade torna a abordagem da empresa muito mais assertiva em suas ações de marketing digital.

Gestão de pessoas

Além disso, a própria gestão de pessoas é um canal possível para explorar a capacidade do machine learning, uma vez que se pode analisar o desempenho de colaboradores em determinadas tarefas, possibilitando que líderes escolham as melhores pessoas para uma função.

Podemos dizer que esse conceito traz benefícios ao ambiente interno e externo das empresas, modernizando a sua maneira de fazer negócio, com uma capacidade de interpretar grandes volumes de dados e direcionar suas ações para caminhos mais garantidos.

Mais do que isso, o machine learning faz os sistemas de armazenamento em nuvem terem ainda mais sentido para a empresa, já que passa a utilizar seus dados em tempo real.

Outras funções surpreendentes desse recurso são:

  • detectar sentimentos e comportamentos de consumidores nas redes sociais;
  • detectar fraudes com base no histórico de compra de usuários;
  • recomendar produtos da preferência do consumidor em sites específicos.

Um tempo atrás, dificilmente se imaginaria fazer tantas coisas sem uma longa e profunda avaliação, muito menos sem a intervenção de pessoas.

Hoje, a tecnologia é uma inteligência a mais que se soma ao potencial de pessoas, criando um novo padrão de qualidade nas empresas. O machine learning ainda está em ascensão em muitos ramos, mas seus efeitos já trazem mudanças significativas na experiência de clientes com negócios.

Somos especialistas em soluções cloud premium!

Converse conosco e não fique pra traz!

Onde estamos localizados

localização optidata

Chapecó (SC) - Brasil

Av. Getúlio Dorneles Vargas,
4135N - Bairro Líder
+55 49 3199-4242

Florianópolis (SC) - Brasil

SC - 401, Km 04, s/n
Saco Grande
+55 49 3199-4242

São Paulo (SP) - Brasil

Alameda Grajau - 219
Alphaville Centro Barueri

Datacenter Curitiba Brasil

Rua Iapó 1408 - Prado Velho
Curitiba (PR)

Datacenter São Paulo Brasil

Av. Marcos penteado de
Ulhôa Rodrigues, 249

Inscreva-se
na nossa
CloudNews

Fique por dentro das principais
tendências e soluções Cloud