English EN Portuguese PT

Metodologia Ágil: 6 ferramentas para potencializar os projetos do seu time de TI

 

Metodologia Ágil

Mesmo sendo uma grande facilitadora, a tecnologia pode trazer desafios diários para os gestores de TI. Um bug aqui, um imprevisto ali, a lista de chamados cresce  e por conta da alta demanda, ter uma equipe parece ser a grande solução. Entretanto, gerenciar um grande número de pessoas também pode demandar mais atenção dos gestores.

Felizmente, existem maneiras eficazes que podem lhe ajudar a gerenciar projetos de TI, criando definindo prioridades e assim reduzindo o tempo de respostas esperadas. A Metodologia Ágil, vem sendo amplamente utilizada neste processo. 

Metodologia Ágil: o que é

A Metodologia Ágil é uma forma de gerenciar projetos com foco no valor agregado ao usuário final (cliente) através de interações e independência das pessoas envolvidas. A condução é realizada em fases, evidenciando objetivos passo-a-passo para cada membro. Em um movimento cíclico, a equipe perpassa constantemente pelos mesmos processos, que são as fases de planejamento, execução e avaliação. Assim, todos saberão exatamente quais tarefas devem executar e seu prazo, além de  tornarem-se conscientes de seu próprio trabalho. Todas as fases juntas permitem tornar a equipe — como sugere o nome — mais ágil no suporte e atendimento aos clientes.

Grandes empresas como a Apple e a Meta (do Facebook, Instagram e WhatsApp) utilizam a Metodologia Ágil e vêem suas empresas como uma junção de pequenos projetos. Ao final de um período, esses grupos se juntam para tratar sobre o que estão trabalhando. Steve Jobs, afirmou que sua empresa funciona como uma grande startup no sentido organizacional e produtivo.

Como todo software só existe para atender a pessoas, ele nunca está concluído, visto que permanece se moldando às necessidades dos usuários. Deste modo, a maior prioridade da Metodologia Ágil é exatamente conduzir o gestor de TI e todo seu time a “satisfazer o cliente através da entrega contínua e adiantada de software com valor agregado”, conforme é declarado em seu Manifesto. Esse processo envolve a criação do software, a resolução de problemas que surgem e também o seu constante aprimoramento.

quatro pilares principais da Metodologia Ágil, a saber:

  • Valorizar indivíduos e interações mais do que processos e ferramentas;
  • Valorizar um software em funcionamento mais do que documentação abrangente;
  • Valorizar a colaboração com o cliente mais do que negociação de contratos;
  • Valorizar a resposta a mudanças mais do que seguir um plano.

Seguindo esses valores, a cultura hierárquica e o planejamento prévio minucioso de literalmente todos os detalhes do projeto (abordagem conhecida como waterfall) darão espaço a uma equipe multidisciplinar e autônoma, capaz de perceber erros e acertos e trabalhar para sempre aprimorar o produto juntamente de seu trabalho.

Abordagens (frameworks)

Como a Metodologia Ágil foi pensada por um grupo diverso de 17 renomados desenvolvedores de software, é possível seguir esses valores, porém existem abordagens — ou “frameworks” — diferentes.

A abordagem mais famosa é o Scrum, que divide o trabalho em equipes durante um período específico (as chamadas “sprints”), e busca reuniões de revisão diárias e semanais para manter o processo.

Outras abordagens focam ou prezam por determinados detalhes, agregando ou não novas formas de trabalho. Dentre elas estão o Extreme Programming (XP), o Lean Development, o Feature-Driven Development (FDD), o Kanban, entre tantas outras.

Algumas ferramentas para aplicá-la

Como toda metodologia, é primordial entender suas bases e fundamentos. Com isso consolidado, o restante se torna mais fácil, incluindo a ferramenta que você utiliza para praticá-la. 

Então, já que estamos tratando de tecnologia, nada melhor do que indicar alguns softwares que lhe ajudarão a colocar a metodologia — seja qual abordagem escolher — em prática.

Existem aplicativos mais robustos e específicos como o Planview AgilePlace, o Axosoft, o Basecamp. Também existem soluções mais voltadas para o desenvolvimento de software, como Jira e, recentemente, Github Projects. Ambos possuem planos pagos com diversas funcionalidades, com versões gratuitas limitadas (geralmente por número de usuários).

Entretanto, se quiser iniciar com algo mais básico e, principalmente, com um plano gratuito, as melhores opções são o Trello, o Asana, o ClickUp e o Monday.com. Todos esses já podem oferecer uma boa estrutura gratuitamente, e ainda mais opções, caso queira pagar por um plano superior.

Conclusão: vale a pena?

Construir um hábito é difícil e construir uma nova cultura dentro da empresa o será ainda mais. Contudo, quando a mudança é feita e abraçada pelo grupo, certamente o processo será facilitado. Portanto, a equipe que se compromete a seguir a Metodologia Ágil — é claro, iniciando com o gestor —, logo estará funcionando organicamente como um corpo saudável, o que muito mais produtividade entre outros  visíveis benefícios.

Ou seja, quando algum imprevisto surgir, saberão como e quem pode se empenhar para resolvê-lo. Muito mais do que apenas resolver problemas, toda a equipe poderá se empenhar em aprimorar o que já funciona, bem como terá a liberdade de trazer novas e criativas ideias para mover o projeto adiante.

Para melhorar ainda mais a performance do time de TI,  poderá contar com ótimas parcerias, como a Optidata, que pode lhe oferecer benefícios em relação à computação na nuvem.  

Notadamente, a Cloud Computing possibilita escalabilidade, flexibilidade e otimização dos ambientes e equipes internas de TI, contribuindo para o gerenciamento dos serviços.  

Converse com nossos especialistas e saiba como podemos lhe auxiliar nesta jornada. 

Gostou desse conteúdo? Siga-nos nas redes sociais para aproveitar ainda mais.

Somos especialistas em soluções cloud premium!

Eleve seu negócio para um novo nível!

Onde estamos localizados

localização optidata

Chapecó (SC) - Brasil

Av. Getúlio Dorneles Vargas,
4135N - Bairro Líder
+55 49 3199-4242

Florianópolis (SC) - Brasil

SC - 401, Km 04, s/n
Saco Grande
+55 49 3199-4242

São Paulo (SP) - Brasil

Alameda Grajau - 219
Alphaville Centro Barueri

Datacenter Curitiba Brasil

Rua Iapó 1408 - Prado Velho
Curitiba (PR)

Datacenter São Paulo Brasil

Av. Marcos penteado de
Ulhôa Rodrigues, 249

Inscreva-se
na nossa
CloudNews

Fique por dentro das principais
tendências e soluções Cloud