English EN Portuguese PT

Optidata é destaque em estudo realizado pela ACATE sobre panorama da tecnologia em SC

Buscando traçar um panorama do setor de inovação e tecnologia em Santa Catarina, a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE), em parceria com a empresa de big data Neoway (especializada também na criação de soluções de Inteligência de Mercado), desenvolveu um estudo inédito para analisar dados do setor referentes ao ano de 2015.

O levantamento – que recebeu o nome de ACATE Tech Report 2015: Panorama de inovação e tecnologia de SC – foi entregue pelo presidente da ACATE, Daniel Leipnitz, no dia 04 de outubro de 2016, para o ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, em Florianópolis. O estudo foi realizado com informações de bases públicas como o Ministério do Trabalho e Emprego, IBGE e Receita Federal, e analisou informações das 6 mesorregiões catarinenses: Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte, Oeste e Sul Catarinense e Serrana.

Entre os destaques das empresas citadas durante o levantamento, está a Cbadata de Chapecóatual Optidata –, que trabalha com soluções na área de software, tecnologia da informação e cloud computing. A empresa foi apontada como case do Oeste, a segunda região com maior aumento em número de colaboradores em empresas de tecnologia em SC (9,6%).

relevancia-do-setor

Optidata: crescimento de 200%

Atualmente, a Optidata, que foi fundada em 2008 por Darlan Segalin, juntamente com seus sócios Norival e Marcos Barbieri, tem como foco a migração de ERPs e sistemas críticos para nuvem em pequenas, médias e grandes empresas, fornecendo consultoria, estrutura e suporte para mais de 300 clientes em todo Brasil e exterior. Já são mais de 1,5 mil servidores gerenciados em estruturas de data center em Curitiba e São Paulo, com previsão de implantação de uma terceira infraestrutura em Miami (EUA), até o final de 2016.

Nos últimos três anos, a Optidata alcançou um crescimento de 200%. Para Darlan Segalin, fundador da empresa – formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela UNOESC, com curso na Universidade de Utah (EUA), mestrado em Ciência da Computação na PUC-PR e também co-fundador/diretor na empresa AmpliSoftware – a atuação do Deatec, associação que representa as empresas de TI do Oeste catarinense, contribui muito para o desenvolvimento do empreendedorismo na região, ao reunir empresas de base tecnológica e fortalecer o setor.

crescimento-do-setor

Panorama do estado

Ainda, conforme o levantamento realizado pela ACATE, Santa Catarina foi o estado que mais registrou aumento do quadro de colaboradores no segmento em 2015, com 3,6% de crescimento, enquanto o Brasil ficou com saldo negativo de 0,09%. Além disso, o estudo mostrou também que o setor de tecnologia já representa 5,3% da economia do estado, com 11,4 bilhões de faturamento.

faturamento-setor

Atualmente, são 2.899 empresas catarinenses atuando no setor de tecnologia com alto nível de atividade. Elas estão presentes em todas as regiões do estado, com destaque para a Grande Florianópolis, com 901 empresas (31%) e o Vale do Itajaí, com 804 (28%). O Oeste ocupa a 4ª colocação com 11% das empresas do setor.

empregos-do-setor

 

Panorama brasileiro

No total, o estudo analisou dados dos nove estados brasileiros – São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais, Pernambuco – que concentram os 13 principais polos de tecnologia do país, que permitiram realizar comparações das 6 mesorregiões catarinenses entre si; Santa Catarina perante outros 8 estados brasileiros; e os polos de Florianópolis, Blumenau e Joinville com outras 10 cidades.

O estudo mostrou que Santa Catarina, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo foram os únicos estados do país que em 2015 registraram aumento na contratação de profissionais em empresas de TI, ano em que o Brasil registrou uma redução do PIB de 3,8% e estagnação no setor de tecnologia, com recuo de 0,1% no número de trabalhadores.

Na contramão do resultado do país, Santa Catarina foi o estado que mais registrou aumento no número de colaboradores – 3,6% – enquanto o Rio de Janeiro apresentou alta de 2,7%, o Rio Grande do Sul teve aumento de 1,4% e São Paulo 0,7%. Enquanto isso, Distrito Federal, Paraná, Minas Gerais, Pernambuco e Amazonas ficaram com saldos negativos no levantamento.

Sobre a ACATE

A Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) é uma entidade sem fins lucrativos que atua em prol do desenvolvimento do setor de tecnologia no estado de Santa Catarina, desde 1986. A ACATE representa o setor tecnológico catarinense em conselhos institucionais e junto a entidades empresariais.

Esse foi o primeiro estudo realizado pela associação no setor, que pretende, a partir de agora, realizar levantamentos anualmente e disponibilizar parte dos indicadores mensalmente, a fim de oferecer cada vez mais visibilidade ao setor que tende a crescer ainda mais nos próximos anos.

“A ACATE quer ser a parceira de inovação em todos os setores da economia de Santa Catarina. Temos um forte e diferenciado ecossistema de inovação e nosso sonho grande é, num período de 10 a 15 anos, tornar o setor de tecnologia a maior indústria do estado”, comentou Leipnitz, ao apresentar os dados a mais de 300 convidados e às autoridades federais e estaduais.

“Estamos presenciando um pouco do que há de melhor no Brasil. Santa Catarina é referência nacional no investimento em pesquisa, desenvolvimento e inovação e isso se deve à articulação com as universidades, mas também é fruto de seu povo e seus gestores”, reforçou o ministro Kassab.

Com informações de acate.com.br

Estudo completo disponível para download em: https://www.acate.com.br/acate-tech-report

Somos especialistas em soluções cloud premium!

Converse conosco e não fique pra traz!

Onde estamos localizados

localização optidata

Chapecó (SC) - Brasil

Av. Getúlio Dorneles Vargas,
4135N - Bairro Líder
+55 49 3199-4242

Florianópolis (SC) - Brasil

SC - 401, Km 04, s/n
Saco Grande
+55 49 3199-4242

São Paulo (SP) - Brasil

Alameda Grajau - 219
Alphaville Centro Barueri

Datacenter Curitiba Brasil

Rua Iapó 1408 - Prado Velho
Curitiba (PR)

Datacenter São Paulo Brasil

Av. Marcos penteado de
Ulhôa Rodrigues, 249

Inscreva-se
na nossa
CloudNews

Fique por dentro das principais
tendências e soluções Cloud