English EN Portuguese PT

Pandemia: como a nuvem se tornou uma aliada das empresas neste período

pandemia
A computação em nuvem é um modelo revolucionário que cada vez mais tem chamado atenção das empresas, justamente, pelas diversas possibilidades que ela pode trazer para o dia a dia. Por exemplo, foi a computação em nuvem, uma das grandes responsáveis por permitir o trabalho remoto durante o isolamento social. Isso porque a cloud computing (computação em nuvem) é uma forma de hospedagem de dados em servidores remotos, que permitem o acesso a partir de qualquer dispositivo e seja qual for o momento. Vale também para soluções, que podem ser acessadas sem a necessidade de instalar software na máquina. Com isso, há maior flexibilidade no dia a dia. Tendo em vista isso, é fundamental entender como a nuvem ganhou esse protagonismo das empresas em tempos de pandemia e, como isso fará parte das rotinas das organizações daqui em diante. Vamos ver isso juntos a seguir. Boa leitura.

Aceleração digital

Um dos pontos mais importantes é que a computação em nuvem trouxe uma aceleração dos processos de transformação digital. Se eles já vinham em larga escala, atualmente temos um acirramento derradeiro e a cloud foi uma das grandes responsáveis. Basta pensar nas diversas possibilidades que ela trouxe. Por exemplo, como as soluções estão hospedadas em um servidor externo, ele roda nas mais diferentes máquinas, não sendo preciso adequá-las, necessariamente, para conseguir rodar a solução. Assim, foi possível desenvolver aplicações mais complexas e robustas e que rodam nos mais diferentes dispositivos, incluindo os móveis. Um exemplo é o modelo de IaaS (Infrastructure as a Service). Nesse caso, a empresa tem acesso a toda a infraestrutura para rodar suas soluções e backups de dados sem precisar contar com recursos físicos próprios para isso.

Introdução a estratégias online

Muitas empresas ainda não trabalham com estratégias online no seu dia a dia. Isso não significa que elas não tenham presença digital, mas há uma grande diferença entre ter uma simples presença e ter uma estratégia para promover crescimento nesses espaços. A computação em nuvem permite que você possa trabalhar projetos mais robustos, assim como trazer maior possibilidade de expansão do seu negócio. Por exemplo, se deseja contar com especialistas de outras regiões (inclusive internacionais) para adoção de determinadas ações, com a cloud é possível, pois, este modelo permite o trabalho remoto.

Facilita estratégias de compartilhamento de dados e integração de setores

Como não é preciso instalar softwares, torna-se muito mais fácil, também, conseguir compartilhar dados entre os diversos setores. Lembre-se que atualmente as empresas precisam ter uma visão holística, pois, as ações de uma área interferem nas demais. Por exemplo, na indústria, é fundamental que os diferentes setores tenham compreensão de toda a cadeia de suprimentos, para evitar falhas e gargalos no dia a dia. Com as trocas de dados em mãos, é possível identificar com facilidade a necessidade de reposição de um item ou manutenção de um maquinário e, assim, evitar a ocorrência de problemas que podem paralisar a linha de produção.

Backup em nuvem

Antes da computação em nuvem, os backups de dados eram realizados em servidores e dispositivos físicos. Contudo, existia um problema: qualquer dano físico, queima de dispositivos, problemas como roubos, furtos, incêndios, enchentes, entre outros, poderia se perder todas as informações ali presentes. Com a possibilidade da nuvem, você pode armazenar os seus dados nesses servidores e, assim, eles não estarão suscetíveis a este tipo de problema. E não se preocupe: em questão de segurança, eles estarão protegidos. Os principais softwares de backups do mercado trabalham com protocolos robustos de cybesecurty, evitando o comprometimento por ação de cibercriminosos.

Adesão ao trabalho remoto

Se tem algo que foi fundamental durante a pandemia para a sobrevivência das empresas, independentemente do tamanho delas, foi a possibilidade do trabalho remoto. Por meio dele tornou-se possível que os profissionais adotassem o home office emergencial e, assim, as atividades não paralisassem. Isso valeu tanto para as ações internas quanto para o atendimento ao cliente, seja para comercialização de produtos ou prestação de serviços. Com a pandemia começando a caminhar para  um cenário de certa normalização, muitos negócios pensam em continuar mantendo uma lógica de remote first. Isso é muito interessante, pois, pode promover maior flexibilidade de trabalho, funcionários atuando de forma mais satisfatória e gerando melhores resultados. Com a computação em nuvem é possível adotar medidas para trazer esse modelo de forma eficiente. O remote first é o futuro do trabalho. Contudo, é preciso que ele seja adotado de forma eficiente e isso exige adaptações importantes. Uma delas é, justamente, ter uma infraestrutura de nuvem capaz de suportar o trabalho feito de forma remota.

Criação de novas soluções

O surgimento e a popularização da nuvem permitiu também que novas soluções pudessem ser desenvolvidas, incentivando a inovação nos negócios. Isso vale tanto para projetos mais robustos, que possam representar em oportunidades diferenciadas para a empresa quanto em questões simples internas que não eram possíveis antes. Para isso, pode ser interessante contar com um time de especialistas em cloud computing para criar soluções alinhadas com as perspectivas de crescimento e imagem da sua empresa. Eles analisarão quais são as demandas e propor inovações para o dia a dia. Além disso, é fundamental ter uma infraestrutura de cloud computing pensada para dar suporte a essas criações, ainda mais no momento em que cada vez mais presenciamos empresas adotando o modelo home office e híbrido. Sem essa estrutura, nenhum dos benefícios que listamos anteriormente sobre a nuvem tornar-se aliada das empresas seria possível. A nuvem está se tornando uma ferramenta utilizada e desejada pelas empresas, isso porque possui várias vantagens, tais como: economia, agilidade, flexibilidade e possibilidade de negócios serem ainda mais rentáveis. A cloud computing é uma aliada para escalar os serviços da sua empresa, otimizar resultados, melhorar rotinas de trabalho, entre tantos outros benefícios que vimos ao longo do texto. Gostou deste conteúdo? Ficou interessado em saber mais sobre computação em nuvem e tecnologia da informação e seus benefícios? Então siga nosso perfil no Instagram e LinkedIn e não perca nossos conteúdos exclusivos!

Somos especialistas em soluções cloud premium!

Converse conosco e não fique pra traz!

Onde estamos localizados

localização optidata

Chapecó (SC) - Brasil

Av. Getúlio Dorneles Vargas,
4135N - Bairro Líder
+55 49 3199-4242

Florianópolis (SC) - Brasil

SC - 401, Km 04, s/n
Saco Grande
+55 49 3199-4242

São Paulo (SP) - Brasil

Alameda Grajau - 219
Alphaville Centro Barueri

Datacenter Curitiba Brasil

Rua Iapó 1408 - Prado Velho
Curitiba (PR)

Datacenter São Paulo Brasil

Av. Marcos penteado de
Ulhôa Rodrigues, 249

Inscreva-se
na nossa
CloudNews

Fique por dentro das principais
tendências e soluções Cloud