English EN Portuguese PT

Planejamento estratégico em TI: 4 passos para realizar com eficiência

Toda empresa precisa de um norte para crescer de forma sustentável e proporcionar maior longevidade para o seu negócio. Por mais que a área de TI esteja cada vez mais em evidência, é importante proporcionar as melhores estratégias para este fim. 

Há, ainda, algumas peculiaridades da área que precisam ser consideradas, como aumento no volume de pedidos de serviços, proporcionar estratégias mais ágeis, proporcionar satisfação do cliente, entre outras vantagens.

O planejamento estratégico em empresas de TI tem um papel fundamental para proporcionar um crescimento sustentável para seu negócio. Neste artigo apresentaremos o que é o planejamento estratégico, qual a sua importância e como realizá-lo com eficiência na sua empresa ou setor de TI. Aproveite e tire suas dúvidas sobre o assunto.

O que é o planejamento estratégico?

O planejamento estratégico de TI é um documento no qual fica registrado todos os objetivos e metas, planos e direcionamentos a curto, médio e longo prazo, bem como também quais serão as métricas observadas para analisar os resultados obtidos.

O objetivo dele é trazer todas as questões relacionadas para atender as demandas do negócio e promover tanto a sobrevivência no momento atual quanto planejar crescimento e expansão para o futuro da empresa de forma sustentável, sem sobrecarregar os colaboradores e sem perder qualidade na entrega.

Além disso, também auxilia a identificar quais são as missões e valores da sua empresa, permitindo que você possa alinhar todos os processos de acordo com essas questões e manter a coerência com os princípios definidos previamente no dia a dia.

Qual a importância do planejamento estratégico em empresas de TI?

O planejamento estratégico de TI tem o papel fundamental de alinhamento dos processos internos com os princípios, valores e missões da sua empresa. Com isso, você consegue nortear as ações internas de forma a evitar dissonâncias nessas questões.

Mas você pode se perguntar: “minha empresa e o setor de TI cresce sem ter o planejamento documentado, então está tudo bem, não é mesmo?”. Não é bem assim! Muitas empresas passam por um processo de rápido crescimento, logo em seu começo e muitas delas fecham logo em seguida. Esse fenômeno é tão conhecido que é chamado de “vale da morte das empresas”.

Ele normalmente acontece quando um negócio novo tem um rápido crescimento e, consequentemente, aumento de demanda. Para poder dar conta do processo, há a necessidade de um maior investimento e isso faz com que ela entre no negativo até atingir um certo ponto de equilíbrio. Quando o crescimento não é devidamente planejado, é nesse momento que as empresas fecham.

Para você ter dimensão do impacto disso, 50% das empresas no Brasil quebram antes de 2 anos. Quando o processo é realizado de forma adequada, é possível proporcionar um crescimento escalonado e devidamente planejado, para evitar surpresas desagradáveis.

Outro ponto importante para contar com o planejamento estratégico de TI é conseguir se programar para investir em melhorias nos ativos. Sabemos que os recursos para atualização e expansão dos ativos de tecnologia podem ser custosos. A partir das estratégias definidas previamente, é possível criar um cronograma de atualizações e, assim, proporcionar as atualizações de forma adequada, sem sobrecarregar o caixa do negócio.

Além disso, o planejamento estratégico em empresas de tecnologia pode proporcionar um melhor planejamento para treinamentos e atualização de conhecimentos dos profissionais envolvidos. Por exemplo, você pode programar os cursos para certificações importantes. Isso é importante, pois é um dos critérios utilizados por clientes para escolha das empresas de tecnologia para contratação.

Extrapolando tudo que já falamos, ainda há diversos benefícios em contar com o planejamento estratégico para empresas de tecnologia. Estão entre eles:

  • é possível planejar uma arquitetura tecnológica que suporte as demandas internas da sua empresa;
  • traz uma melhor gestão do conhecimento para seu negócio, já que é possível programar atualizações de conhecimentos de forma consistente, mantendo seus colaboradores sempre atualizados com os conhecimentos mais demandados no mercado;
  • permite potencializar a performance em TI;
  • permite realizar mudanças estruturais importantes (por exemplo, a adoção de metodologias ágeis) sem trazer prejuízos para a rotina da sua empresa de tecnologia;
  • traz diretrizes que devem ser seguidas por todos os profissionais, proporcionando transparência nos processos e estabelecendo critérios que deverão ser observados e monitorados pelos gestores;
  • permite traçar diretrizes que coloquem seus clientes no centro dos processos, promovendo uma maior satisfação do cliente;
  • estabelece uma comunicação transparente entre parceiros (por exemplo, nos casos em que você terá a colaboração de uma terceira em um projeto);
  • ajuda a reduzir custos internos, entre outros pontos.

Como realizar um bom planejamento estratégico em empresas de tecnologia?

Ok, diante de tudo que falamos, é importante identificar também como realizar uma elaboração eficiente do documento. Para isso, separamos algumas dicas importantes que vão ajudá-lo no processo. Veja a seguir. 

1.Defina os princípios e valores da sua empresa

Quais serão os valores e princípios do seu negócio? Isso é fundamental para identificar o que é preciso traçar como objetivo nos próximos passos. Por exemplo, se a ideia é trazer processos sempre voltados para inovação, é fundamental que você tenha por objetivo sempre trazer equipes atualizadas com os conhecimentos mais atualizados do mercado.

2. Estabeleça objetivos de curto, médio e longo prazo

O que sua empresa quer alcançar a curto, médio e longo prazo? Para isso, uma boa metodologia para definir objetivos é o SMART. As metas devem ser:

  • específicas (Specific);
  • mensuráveis (Measurable);
  • atingível (Attainable)
  • relevante (Relevant);
  • temporal (Time-Based).

3. Identifique os processos para alcançá-los

Ok, agora que você tem claro quais são os objetivos que deseja, de forma clara e direta, é o momento de definir métodos para alcançá-las. Por exemplo, se a sua ideia é atualizar todos os ativos de TI do negócio nos próximos 6 meses, é preciso definir cronogramas, orçamentos, estratégias de atualização paulatina, entre outros pontos.

4. Defina métricas de acompanhamento

Por fim, é preciso analisar se, de fato, as ações estão trazendo os efeitos esperados. Para isso, defina métricas que estejam alinhadas com os objetivos traçados previamente.

O planejamento estratégico em TI pode ser o grande responsável por um crescimento sustentável, que faça sua empresa despontar no mercado.

Também é imprescindível ter um controle eficaz de questões importantes do seu negócio. Maximizar recursos e diminuir custos é sempre um dos maiores anseios dos gestores de tecnologia.

Devido às novas demandas e a constante evolução das tecnologias, digitalização e comunicação, trabalhar com ambientes em nuvem tornou-se a oferta mais viável financeiramente para cuidar dos dados de uma empresa.

E para isso, é possível contar com a Optidata que já ajudou centenas de negócios a transformar a gestão de TI através de soluções em nuvem. Garantimos a migração de sistemas e aplicações na nuvem com segurança, disponibilidade e escalabilidade

Fale com nossos especialistas e saiba como nossas soluções com grande desempenho em cloud computing podem descomplicar a gestão do seu capital.

Somos especialistas em soluções cloud premium!

Eleve seu negócio para um novo nível!

Onde estamos localizados

localização optidata

Chapecó (SC) - Brasil

Av. Getúlio Dorneles Vargas,
4135N - Bairro Líder
+55 49 3199-4242

Florianópolis (SC) - Brasil

SC - 401, Km 04, s/n
Saco Grande
+55 49 3199-4242

São Paulo (SP) - Brasil

Alameda Grajau - 219
Alphaville Centro Barueri

Datacenter Curitiba Brasil

Rua Iapó 1408 - Prado Velho
Curitiba (PR)

Datacenter São Paulo Brasil

Av. Marcos penteado de
Ulhôa Rodrigues, 249

Inscreva-se
na nossa
CloudNews

Fique por dentro das principais
tendências e soluções Cloud