A transformação digital traz uma nova era para os mais diferentes segmentos. Seja no varejo, na prestação de serviços, no agronegócio ou, até mesmo, na indústria, a digitalização cumpre um papel fundamental de trazer maiores possibilidades de atuação no dia a dia.
Diante disso, surge o conceito de indústria 4.0 – ou, ainda, conhecida também como Quarta Revolução Industrial. Ela tem uma série de características que a definem e, portanto, é fundamental entender o que é este conceito e, principalmente, quais são as tecnologias que a suportam.
Mas afinal, qual o papel da tecnologia cloud na indústria 4.0? E de que forma ela pode ser adotada? Confira a seguir algumas dicas importantes.
O que é indústria 4.0
A indústria 4.0 diz respeito à fase da Quarta Revolução Industrial, na qual há uma inovação nos modos de realizar processos nessa área. Aqui temos algumas características importantes que devem ter a sua atenção, como veremos a seguir:
- automação de processos;
- adoção da transformação digital;
- uso da robótica;
- uso da internet das coisas;
- aceleração de processos por meio das tecnologias digitais;
- uso de soluções inteligentes para dentro da indústria.
Ou seja, o cerne da questão aqui está na automação e digitalização das atividades industriais, elevando o patamar de produtividade em comparação com outros momentos da indústria.
Como a cloud auxilia na adoção da indústria 4.0
Você viu que temos uma série de ferramentas que são adotadas para que a indústria 4.0 possa existir, não é mesmo? Para que elas possam ser adotadas e, assim, trazer a automação de processos no setor, é preciso ter suporte para isso. E a cloud tem esse papel.
Por exemplo, a partir da cloud é possível ter escalabilidade de recursos para adoção de softwares que recebam dados das máquinas e, assim, ter parâmetros em tempo real sobre produtividade com maior eficiência. A partir da análise dos dados, com recursos mais robustos, é possível ter dados em tempo real e, assim, caso alguma máquina comece a apresentar algum tipo de discrepância, intervir rapidamente na questão.
Com isso, a cloud é uma opção de fornecimento de infraestrutura (principalmente por meio de IaaS e PaaS) para a adoção de soluções que permitam a adequação a este novo cenário. Por isso, ela é uma aliada importante para dar suporte às diversas ferramentas fundamentais para tornar a indústria mais estratégica e automatizar processos.
Assim ela dá suporte para:
- robótica;
- internet das coisas;
- inteligência artificial;
- big data, entre outros.
Benefícios da união entre cloud e indústria 4.0
A união entre cloud e indústria 4.0 é muito frutífera para os negócios nessa área. Alguns dos principais benefícios são:
- agilidade de processos;
- maior produtividade;
- redução de custos;
- maiores potencialidades de inovação;
- melhora da experiência do cliente;
- redução de erros;
- redução na parada de atividades por problemas na linha de produção, entre outros.
A indústria 4.0 é uma realidade e cada vez mais, ela deve ser adotada como uma forma de trazer melhores resultados para as organizações que trabalham nesse setor. Por isso, se você ainda não fez a migração, adotar a cloud computing é o primeiro passo para começar a mudar essas questões.
O que acho deste conteúdo? Ainda tem dúvidas sobre o conceito de indústria 4.0 e o papel da cloud nisso? Podemos te ajudar, acesse aqui!.