Manter todas as informações disponíveis é vital para o bom andamento dos negócios. No entanto, às vezes um problema no Data Center pode causar um downtime — o que causa perda de dinheiro para as empresas. Isso nem de longe é algo desejável.
Para manter seus dados seguros, várias empresas estão investindo em Data Centers Tier 3 e 4. Porém, por causa do alto valor do Tier 4, o Tier 3 se sobressai — principalmente aqui no Brasil.
Como tornar um Data Center seguro? Essa pergunta é complexa a ponto de normas serem estabelecidas para respondê-la. Já adiantamos que tem tudo a ver com redundância.
Vamos aprender um pouco mais sobre o processo de certificação?
O que é um Data Center Tier 3?
Em resumo, estamos falando de um equipamento de ponta, que possui vários componentes para sustentá-lo. Dessa forma, peças para refrigeração e redundância na alimentação de energia são fundamentais. O Data Center Tier 3 usa uma redundância N+1. Portanto, ele conta com um componente para backup em cada um de seus segmentos. Isso aumenta bastante a segurança dos dados ali contidos. Além disso, os dispositivos de backup dispostos dessa forma permitem outra coisa muito importante: manutenções sem a necessidade de desligar o Data Center. Aliás, isso torna esses Data Center sempre disponíveis e com ótimo uptime. Veja os critérios para esse nível:- Proteção de 72 horas contra quedas de energia.
- Downtime de até 1,6 horas por ano, acarretando em uptime de 99,982%.
- Diversos caminhos até o ambiente crítico, mesmo que só um seja necessário.
- Deve ser atendido por duas empresas com rotas diferentes.
- Necessidade de distanciamento de 20 metros entre suas duas entradas (ERs).
- As ERs não podem compartilhar equipamentos.