Muito presente na última década, o termo “transformação digital” tornou-se um mantra para representar o caminho de evolução que tomou o mundo, principalmente quanto às questões empresariais.
Essa mudança abrange desde a necessidade da virtualização dos dados e processos até a inovação quanto aos meios de interação com o consumidor e, não à toa, é considerada a quarta revolução industrial.
Um recente estudo apontou que quem investiu em transformação digital nos últimos anos, aumentou sua receita em 37%, no caso das empresas globais e, 50% nas empresas brasileiras. Estes números refletem em funcionários mais motivados, economia de custos e processos mais fluidos.
Porém, o número de empresários que seguiram este caminho por aqui ainda é muito pequeno. Continue a leitura para compreender alguns fatores que ainda travam essa revolução, bem como, caminhos que podem lhe dar um melhor rumo para estas questões.
A transformação digital nas empresas precisa superar obstáculos culturais
Antes de qualquer ponto, o principal entrave que afeta a evolução das inovações é a dificuldade cultural em abraçar transformações. No brasil, delegar investimentos a médio e longo prazo vem como terceira ou quarta prioridade nas empresas.
Muitas vezes, a impossibilidade de transições não é um fator externo ou financeiro, mas, sim, as próprias amarras que se criam dentro da instituição; travando processos que poderiam render economias e lucros.
Entretanto, como nada é regra, algumas exceções tem se destacado e, como os números provam, é um processo necessário e obrigatório para a adequação, a transformação global. Mas, para ir de encontro ao ritmo e competitividade global, é necessário uma mudança urgente de mentalidade, afinal, a adequação às facilidades do mundo digital é quem ditará os que venceram e os que ficaram ultrapassados.
Dê passos firmes rumo ao digital
Adequar-se ao que há de novo, é uma tarefa complexa como já exemplificamos, porém, se a sua empresa ainda não se encaminhou para tal, ela pode ficar para trás.
O primeiro passo deve ser o mais confiável e difundido. Testar não é uma opção quando se trata de investimentos e resultados.
Transportar dados e processos para a nuvem é a primeira missão. Testada e comprovada por inúmeros empresários, a cloud computing posicionou-se como um fator crucial para fugir da estagnação que paira sobre qualquer setor. Este advento, trouxe o que muito se esperava, mas pouco era encontrado: a redução de custos juntamente da otimização de processos.
Aderir à transformação digital é isso, aceitar que as soluções pensadas por especialistas se moldem ao seu negócio e revolucionem a obtenção de resultados.